Logo
Regional

Valença: Agricultores “já fazem as brasas” e preparam-se para passar a noite em protesto

6 Fevereiro, 2024 | 19:43
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O Movimento Agricultores do Norte, que hoje bloqueou Valença, retomou a marcha lenta na A3 e EN13, preparando-se para passar a noite em protesto, à espera que “algum decisor político” os contacte, disse à Lusa a organização.

“Estamos a aguardar que algum decisor político nos contacte. Estão já a fazer brasas [na rotunda de São Pedro da Torre], a acomodar-se para ficar durante a noite. Amanhã é dia de feira em Valença”, disse à Lusa Fábio Viana, do Movimento dos Agricultores do Norte, que hoje se mobilizou pela primeira vez desde o início dos protestos do setor para mostrar que as reivindicações e problemas do Norte são “diferentes” e “agravados” em relação ao resto do país.

Para além do bloqueio feito desde manhã à circulação rodoviária na rotunda de São Pedro da Torre, com vários tratores e outras viaturas pesadas, pelas 17h30, os agricultores iniciaram, no sentido Norte-Sul, uma marcha lenta, tanto na Estrada Nacional 13 como na A3, disse Fábio Viana.

A ideia é dirigirem-se à rotunda de São Pedro da Torre, que continua “completamente cortada ao trânsito nos dois sentidos” da EN 13, de acordo com a GNR de Viana do Castelo.

Pelas 18h00, o responsável indicou à Lusa que a marcha lenta dos agricultores deveria levar mais uma hora para chegar à rotunda de São Pedro da Torre.

O protesto, que envolve cerca de 100 viaturas, entre viaturas ligeiras e 30 tratores, começou hoje pelas 06h30, com os veículos a deslocarem-se entre Cerdal e São Pedro da Torre, descreveu à Lusa a GNR.

Pode ser uma imagem de limpa-neves, ceifeira-debulhadora, trator, estrada, nevoeiro e relva

Fotografias: Racoop, cooperativa agricola de rações,lda

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.

Regional 22 Junho, 2024

Marcha da Ribeira atua este sábado no Largo Maestro José Pedro em Viana do Castelo

A União das Freguesias de Viana do Castelo, Santa Maria Maior, Monserrate e Meadela está a organizar as XXXI Jornadas de Arte Popular, que decorrem, até 3 de agosto.

Nacional 22 Junho, 2024

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria fechadas no domingo

Doze urgências de obstetrícia e de pediatria estarão fechadas no domingo no país, o dia com o maior número desses serviços encerrados, de acordo com a escala até à próxima quinta-feira divulgada pelo Ministério da Saúde.

Internacional 22 Junho, 2024

Escola de Monserrate solidária com São Tomé e Príncipe

O Agrupamento de Monserrate acedeu ao desafio lançado pela professora Elisabete Freixo e colaborou ativamente na doação de flautas musicais e material escolar para a “Casa Fiz do Mundo – São Tomé”.

Nacional 22 Junho, 2024

Parlamento aprova fim de portagens nas ex-SCUT

O parlamento aprovou em votação final global a proposta do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT e nos troços "onde não existam vias alternativas que permitam um uso em qualidade e segurança".

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal luta hoje com a Turquia pela passagem aos oitavos de final do Euro2024

Portugal pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024, na Alemanha, se vencer a Turquia que, tal como a equipa lusa, qualifica-se ganhando.