A décima edição do festival gastronómico dos Sabores Serranos regressa este fim de semana, de 16 e 17 de setembro, à freguesiavalenciana de São Julião, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.
Após um interregno de quatro anos, o festival regressa ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.
Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confecção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.
Os petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos regressam, sobretudo os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco e tantos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completam a mostra de sabores.

O festival arranca sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.
Domingo, 17 de setembro, programa-se o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.
A abertura do recinto, no domingo, programa-se para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicional de Tui.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São
Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.