A décima edição do festival gastronómico dos Sabores Serranos regressa este fim de semana, de 16 e 17 de setembro, à freguesiavalenciana de São Julião, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.
Após um interregno de quatro anos, o festival regressa ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.
Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confecção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.
Os petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos regressam, sobretudo os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco e tantos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completam a mostra de sabores.

O festival arranca sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.
Domingo, 17 de setembro, programa-se o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.
A abertura do recinto, no domingo, programa-se para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicional de Tui.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São
Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.