A décima edição do festival gastronómico dos Sabores Serranos regressa este fim de semana, de 16 e 17 de setembro, à freguesiavalenciana de São Julião, com as célebres tasquinhas com vinhos e petiscos tradicionais e muita animação.
Após um interregno de quatro anos, o festival regressa ao recinto do santuário de São Sebastião, em São Julião com uma ampla variedade de petiscos tradicionais, sobretudo, à base de porco, o famoso leitão no caixote e os vinhos locais.
Leitão no Caixote destaca-se neste festival pela forma original de confecção e o sabor único, uma verdadeira iguaria, na textura, no sabor, na apresentação, irresistível para os apreciadores deste prato.
Os petiscos mais tradicionais, memória dos sabores de outros tempos regressam, sobretudo os fumeiros, com destaque para os chouriços, as chouriças, as chouriças de sangue, o presunto, os rojões, a orelha de porco e tantos outros. O bolo do tacho, a broa de milho e o caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, completam a mostra de sabores.

O festival arranca sábado, 16 de setembro, às 11h00, com a abertura oficial. Para as 15h30 programa-se a animação musical com concertinas e para as 21h30 a atuação do grupo Almaviva.
Domingo, 17 de setembro, programa-se o Trilho Serrano, com saída às 9h00, da Capela de São Sebastião. Com uma distância de 10 kms e um grau de dificuldade média o trilho está aberto à participação de todos os interessados com inscrição prévia pelos telefones 961818354 ou 917445901. A participação é gratuita e com direito a reforço.
A abertura do recinto, no domingo, programa-se para as 11h30 e para as 15h30 o Encontro de Folclore “Sabores Serranos” com a participação do rancho Folclórico de São Julião, a Identidade Lusa Grupo de Folclore e a Asociación Cultural e Xuvenil do traxe Tradicional de Tui.
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Junta da União das Freguesias de São Julião e Silva e do Rancho Folclórico de São
Julião e contam com o apoio da Câmara Municipal de Valença e do meio empresarial local.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.
Uma jovem de 23 anos, natural de Viana do Castelo, emocionou milhares de internautas ao partilhar nas redes sociais um apelo urgente por apoio médico, numa tentativa de ver o seu caso chegar a profissionais de saúde ou a associações que a possam ajudar.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.