Nos dias 9 e 10 de maio, Valença transforma-se na capital do espírito académico com o festival TOCATUNA VALENÇA, organizado pela TUNESCE (da ESCE – Escola Superior de Ciências Empresariais) e pela Câmara Municipal de Valença.
O Jardim Municipal será o palco de abertura do festival, na sexta-feira, 9 de maio, recebendo uma ‘Noite de Serenatas’ às 21h30, com a participação especial da Tuna da Universidade Sénior de Valença (tuna convidada) e dos demais grupos em concurso. O momento promete encantar o público com harmonias tradicionais e o calor das canções académicas.
Sábado, 10 de maio | Passa-Calles e Festival de Tunas
Durante a tarde: As tunas percorrerão a Fortaleza de Valença e o centro urbano em estilo “passa-calles”, levando alegria e música a todos que visitam a cidade.
Às 21h00 inicia-se o grande Festival de Tunas no Jardim Municipal, onde as tunas VEMTUNA, RAUSSTUNA, INCOGNITUNA e PHARTUNA disputarão prêmios em diversas categorias, avaliadas por um júri especializado. A finalizar atuará, também, a TUNESCE, tuna organizadora do evento.9
Ambos os espetáculos são abertos ao público e gratuitos, reforçando a missão do evento de unir a comunidade académica e a população local. A iniciativa celebra não apenas a música tradicional, mas também a integração da ESCE – instituição com mais de 700 alunos e 20 anos de presença em Valença – na identidade cultural da cidade.
Esperam-se dois dias de magia, alegria e uma grande interação entre estudantes, visitantes e valencianos, reforçando este festival como uma oportunidade para projetar a cidade como destino de cultura e juventude.

Paredes de Coura deu mais um passo na preservação do seu património natural com a plantação de um pequeno pomar nos terrenos da Escola Secundária local. A iniciativa contou com a presença do presidente da Câmara, Tiago Cunha, e teve como objetivo conservar variedades antigas de árvores fruteiras da região.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) participa na XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro com a instalação “Acásico”, desenvolvida por alunos e alumni da licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas da Escola Superior de Educação.
Viana do Castelo viveu um mês de março particularmente intenso, com diversos acontecimentos que destacaram a cidade e o concelho no panorama regional e nacional.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo deteve dois homens, em ações distintas, no âmbito da sua atividade operacional de prevenção e combate à criminalidade, realizada entre os dias 22 e 28 de dezembro.
A Serra d’Arga recebeu um grupo de jovens atletas da Escolinha “Nem o Céu é o Limite”, que participou num estágio de três dias dedicado ao trail running e à educação ambiental.
O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.
Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.