O Arquivo Municipal de Valença vai receber na próxima sexta-feira, 8 de março, entre as 14h30 e as 16h00, o 6º encontro das "Redes Europeias ao Serviço das Empresas". O evento pretende ajudar as empresas a tornarem-se mais inovadoras e competitivas nos mercados internacionais.
De acordo com a autarquia, a sessão será prática e contará com a apresentação das redes europeias ao serviço das empresas Enterprise Europe Network e EURES. A iniciativa incluirá um “grupo de foco” onde as empresas irão debater os principais constrangimentos no mercado de trabalho, nomeadamente na contratação, captação e retenção de talento.
O 6º encontro das “Redes Europeias ao Serviço das Empresas” será dinamizado pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) em parceria com a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) e o Município de Valença.
A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória aqui.
A Enterprise Europe Network é a maior rede do mundo de apoio às PME e start-ups com potencial de crescimento. Criada pela Comissão Europeia, conta atualmente com 605 entidades parceiras em mais de 65 países, reunindo cerca de três mil especialistas locais, que disponibilizam informação estratégica e serviços de apoio à atividade empresarial.
A EURES é a rede europeia de serviços de emprego que visa facilitar a mobilidade dos trabalhadores a nível transnacional e transfronteiriço, no âmbito do Espaço Económico Europeu (EEE) (os 27 Estados-Membros da União Europeia, a Noruega, Liechtenstein e a Islândia) e Suíça – uma área que integra atualmente 31 países.

O número de eleitores recenseados para as eleições presidenciais de 18 de janeiro atingiu 11.039.672, um aumento de 174.662 votantes face às presidenciais de 2021, revelou a atualização final do recenseamento eleitoral divulgada esta semana pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
Viana do Castelo foi o concelho do Norte que mais cresceu nas exportações no terceiro trimestre de 2025. Em setembro, as vendas ao exterior dispararam 29,2%, o valor mais alto do trimestre, revela o relatório Norte Conjuntura, da CCDR-N.
O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco de voleibol de alto nível ao acolher a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos, integrada no Torneio da WEVZA (Western European Volleyball Zonal Association). A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), em colaboração com o Município de Viana do Castelo, constituindo um passo decisivo no caminho para a fase final do Europeu, que se disputará em Itália, em julho de 2026.
A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Viana do Castelo assinalou, na sexta-feira, 40 anos de atividade, celebrando um percurso marcado pelo crescimento sustentado, pela capacidade de adaptação às mudanças do ensino superior e por uma forte ligação ao desenvolvimento do território. A cerimónia reuniu dirigentes institucionais, autarcas, comunidade académica, antigos alunos e estudantes.
Paredes de Coura voltou a encher-se de música e tradição este domingo com a realização do XXIII Encontro de Janeiras, reunindo cerca de 300 elementos entre cantadores e músicos de diversas associações do concelho.
O teatro infantil está a encantar os mais pequenos em Monção. O espetáculo “Faz-me um resumo”, projeto pedagógico da Comédias do Minho, tem vindo a ser apresentado aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho, numa iniciativa que combina educação, cultura e diversão.
Viana do Castelo registou, no passado dia 8 de janeiro, mais uma operação policial no combate ao tráfico de estupefacientes. Um homem de 51 anos, desempregado e residente na cidade, foi intercetado pelas autoridades no Largo da Estação, por volta das 14h40, na posse de drogas.