A Biblioteca Municipal de Valença vai acolher o seminário "Conversas em Torno da Mente". A iniciativa acontece no dia 10 de outubro e é gratuita.
A sessão de abertura, pelas 14h45, estará a cargo do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira e a moderação da jornada de trabalho a cargo de Sandra Alves, psicóloga da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Ao longo do seminário serão desenvolvidos dois painéis: “Desmistificação da Saúde Mental, Literacia e Enquadramento Legal” e “Novos Olhares para Velhos Problemas: Promoção da Saúde Mental”. Nestes, estarão previstas cinco conferências a cargo de representantes da Ordem dos Psicólogos Portugueses, do Instituto da Segurança Social de Viana do Castelo, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, do Centro Hospitalar do São João do Porto e da Escola Superior do Desporto e Lazer do IPVC de Viana do Castelo.
A participação é gratuita mas a inscrição é obrigatória, aqui.
O encerramento da sessão estará a cargo de Ana Paula Xavier, vice-presidente da Câmara Municipal de Valença.
A jornada é uma iniciativa do Município de Valença, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e com a Ordem de Psicólogos – Região Norte e enquadra-se no Plano Desenvolvimento Social de Valença.

Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?