A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia através do formulário online: Inscrever aqui.
Durante a manhã, serão abordados temas centrais como a importância da mobilidade urbana sustentável, os novos desafios das cidades, a mobilidade inclusiva e os territórios acessíveis a todos. Estas temáticas estarão a cargo de especialistas em mobilidade e planeamento territorial, que trarão também exemplos de boas práticas nacionais e internacionais.
Um dos pontos altos do programa será a apresentação do Estudo de Mobilidade Urbana Sustentável Transfronteiriça da Eurocidade Tui-Valença, conduzido pela engenheira Paula Teles, que integra um conjunto de ações piloto a serem implementadas pelo Município de Valença e pelo Concello de Tui. O objetivo é promover, a curto e médio prazo, mudanças de mentalidade, a adoção de novas formas de mobilidade e a valorização da intermodalidade, nomeadamente o andar a pé, o uso da bicicleta e o transporte público.
A iniciativa faz parte da ação-piloto “Mobilidade Sustentável Transfronteiriça na Eurocidade Tui-Valença”, inserida no projeto REDE_GOV_MINHO, cofinanciado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal 2021-2027.
A ação está aberta a todos os cidadãos, técnicos, decisores e entidades interessadas no futuro da mobilidade sustentável e inclusiva deste território transfronteiriço.
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) anunciou esta segunda-feira ter terminado, com efeitos imediatos, o contrato de concessão da Volta a Portugal em bicicleta com a empresa Podium Events, alegando incumprimento contratual e falta de pagamentos.
O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, tem vindo a registar um aumento significativo de visitantes desde a inauguração do novo Centro Interpretativo, no passado dia 24 de julho. Desde então, o monumento nacional já recebeu 3.648 visitantes, confirmando o sucesso da requalificação e da nova proposta museológica.
A operação “Portugal Sempre Seguro”, coordenada pelo Sistema de Segurança Interna (SSI), resultou na detenção de 46 pessoas nos primeiros dez dias e na fiscalização de centenas de cidadãos, veículos e estabelecimentos em todo o país, incluindo Viana do Castelo.
Viana do Castelo enfrenta um aumento significativo nos custos da iluminação pública, levando o presidente da Câmara, Luís Nobre, a apelar ao Governo para a redução do IVA da eletricidade de 23% para 6%, classificando a atual taxa como “imoral e inaceitável”.
A E-REDES – Distribuição de Eletricidade anunciou que, em 2026, vai realizar trabalhos de gestão de faixas de combustível em várias freguesias de Vila Nova de Cerveira, incluindo Cornes, Sopo, Covas, União das Freguesias de Candemil e Gondar, Sapardos e Mentrestido.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação da empreitada de reabilitação da Igreja de São Domingos, no valor de 522.649 euros, mais IVA.
Paredes de Coura volta a ser, esta quarta e quinta-feira, 12 e 13 de novembro, palco de música experimental e improvisada com a realização de mais uma edição do Space Festival. A Capela do Espírito Santo, o Centro Cultural e o Quartel das Artes serão os espaços que recebem os eventos deste festival dedicado à inovação musical.