O Jardim Municipal recebe o "Valença Acende as Luzes", às 18h00. Espetáculo na Árvore Multimédia e concerto de Natal marcarão o arranque da iluminação artística que se prolongará até 5 de janeiro. Com o ligar as luzes Valença abre oficialmente as celebrações de "Valença Natal 2024".
Caberá ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, ladeado pelos demais vereadores, no Coreto do Jardim Municipal, a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que vai dar luz e cor à “Valença Natal 2024” durante os próximos 40 dias.
O concerto de abertura estará a cargo do Ensemble de Sopros da Academia de Música Fortaleza de Valença e decorrerá no Coreto do Jardim Municipal, após o ligar as luzes.
Segue-se a inauguração do Mercado de Natal, com visita a todos os stands presentes no certame, no Jardim Municipal, bem como a abertura da Duendelândia, que decorrerá, também, no Jardim Municipal.
A iluminação artística de Natal desenvolve-se no Jardim Municipal, na Rotunda da Trapicheira, nas avenidas centrais da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza.
A Árvore Multimédia de Natal, com 24 metros de altura e 8 metros de base, promete voltar a marcar o Jardim Municipal e o natal valenciano. Esta estrutura metálica, projetará os mais diversos jogos de luzes, acompanhados dos principais temas musicais desta quadra e voltará a ser um dos grandes “spot’s” de Valença nesta quadra.
Destaque, também, para a maior estrela guia de Portugal que iluminará a encosta da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, servirá de pano de fundo ao presépio de troncos, em tamanho real, que promete continuar a encantar valencianos e turistas já a partir do dia 29 de novembro.
O acender das luzes junta-se à Fortaleza de Chocolate, ao Mercado de Natal, à Duendelândia, aos concertos de Natal, à Exposição Colectiva de Presépios, ao Olá 2024 – Passagem de Ano e à Cavalgata Internacional de Reis.
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.