O Jardim Municipal recebe o "Valença Acende as Luzes", às 18h00. Espetáculo na Árvore Multimédia e concerto de Natal marcarão o arranque da iluminação artística que se prolongará até 5 de janeiro. Com o ligar as luzes Valença abre oficialmente as celebrações de "Valença Natal 2024".
Caberá ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, ladeado pelos demais vereadores, no Coreto do Jardim Municipal, a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que vai dar luz e cor à “Valença Natal 2024” durante os próximos 40 dias.
O concerto de abertura estará a cargo do Ensemble de Sopros da Academia de Música Fortaleza de Valença e decorrerá no Coreto do Jardim Municipal, após o ligar as luzes.
Segue-se a inauguração do Mercado de Natal, com visita a todos os stands presentes no certame, no Jardim Municipal, bem como a abertura da Duendelândia, que decorrerá, também, no Jardim Municipal.
A iluminação artística de Natal desenvolve-se no Jardim Municipal, na Rotunda da Trapicheira, nas avenidas centrais da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza.
A Árvore Multimédia de Natal, com 24 metros de altura e 8 metros de base, promete voltar a marcar o Jardim Municipal e o natal valenciano. Esta estrutura metálica, projetará os mais diversos jogos de luzes, acompanhados dos principais temas musicais desta quadra e voltará a ser um dos grandes “spot’s” de Valença nesta quadra.
Destaque, também, para a maior estrela guia de Portugal que iluminará a encosta da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, servirá de pano de fundo ao presépio de troncos, em tamanho real, que promete continuar a encantar valencianos e turistas já a partir do dia 29 de novembro.
O acender das luzes junta-se à Fortaleza de Chocolate, ao Mercado de Natal, à Duendelândia, aos concertos de Natal, à Exposição Colectiva de Presépios, ao Olá 2024 – Passagem de Ano e à Cavalgata Internacional de Reis.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.