O Jardim Municipal recebe o "Valença Acende as Luzes", às 18h00. Espetáculo na Árvore Multimédia e concerto de Natal marcarão o arranque da iluminação artística que se prolongará até 5 de janeiro. Com o ligar as luzes Valença abre oficialmente as celebrações de "Valença Natal 2024".
Caberá ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, ladeado pelos demais vereadores, no Coreto do Jardim Municipal, a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que vai dar luz e cor à “Valença Natal 2024” durante os próximos 40 dias.
O concerto de abertura estará a cargo do Ensemble de Sopros da Academia de Música Fortaleza de Valença e decorrerá no Coreto do Jardim Municipal, após o ligar as luzes.
Segue-se a inauguração do Mercado de Natal, com visita a todos os stands presentes no certame, no Jardim Municipal, bem como a abertura da Duendelândia, que decorrerá, também, no Jardim Municipal.
A iluminação artística de Natal desenvolve-se no Jardim Municipal, na Rotunda da Trapicheira, nas avenidas centrais da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza.
A Árvore Multimédia de Natal, com 24 metros de altura e 8 metros de base, promete voltar a marcar o Jardim Municipal e o natal valenciano. Esta estrutura metálica, projetará os mais diversos jogos de luzes, acompanhados dos principais temas musicais desta quadra e voltará a ser um dos grandes “spot’s” de Valença nesta quadra.
Destaque, também, para a maior estrela guia de Portugal que iluminará a encosta da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, servirá de pano de fundo ao presépio de troncos, em tamanho real, que promete continuar a encantar valencianos e turistas já a partir do dia 29 de novembro.
O acender das luzes junta-se à Fortaleza de Chocolate, ao Mercado de Natal, à Duendelândia, aos concertos de Natal, à Exposição Colectiva de Presépios, ao Olá 2024 – Passagem de Ano e à Cavalgata Internacional de Reis.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.
A cidade de Viana do Castelo prepara-se para receber, de 5 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, a iniciativa “Viana Coração do Natal”, que promete encher o centro histórico de cor, animação e atividades para todas as idades.