O Jardim Municipal recebe o "Valença Acende as Luzes", às 18h00. Espetáculo na Árvore Multimédia e concerto de Natal marcarão o arranque da iluminação artística que se prolongará até 5 de janeiro. Com o ligar as luzes Valença abre oficialmente as celebrações de "Valença Natal 2024".
Caberá ao Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, ladeado pelos demais vereadores, no Coreto do Jardim Municipal, a tarefa de carregar no botão que ligará a rede de iluminação artística que vai dar luz e cor à “Valença Natal 2024” durante os próximos 40 dias.
O concerto de abertura estará a cargo do Ensemble de Sopros da Academia de Música Fortaleza de Valença e decorrerá no Coreto do Jardim Municipal, após o ligar as luzes.
Segue-se a inauguração do Mercado de Natal, com visita a todos os stands presentes no certame, no Jardim Municipal, bem como a abertura da Duendelândia, que decorrerá, também, no Jardim Municipal.
A iluminação artística de Natal desenvolve-se no Jardim Municipal, na Rotunda da Trapicheira, nas avenidas centrais da cidade, bem como nas entradas e principais ruas e praças comerciais da Fortaleza.
A Árvore Multimédia de Natal, com 24 metros de altura e 8 metros de base, promete voltar a marcar o Jardim Municipal e o natal valenciano. Esta estrutura metálica, projetará os mais diversos jogos de luzes, acompanhados dos principais temas musicais desta quadra e voltará a ser um dos grandes “spot’s” de Valença nesta quadra.
Destaque, também, para a maior estrela guia de Portugal que iluminará a encosta da Rotunda da Trapicheira. Uma estrutura metálica, com 12 metros de diâmetro, toda iluminada, servirá de pano de fundo ao presépio de troncos, em tamanho real, que promete continuar a encantar valencianos e turistas já a partir do dia 29 de novembro.
O acender das luzes junta-se à Fortaleza de Chocolate, ao Mercado de Natal, à Duendelândia, aos concertos de Natal, à Exposição Colectiva de Presépios, ao Olá 2024 – Passagem de Ano e à Cavalgata Internacional de Reis.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.