A Câmara de Valença abriu um concurso público, com o valor base de 207 mil euros, para o desenvolvimento do ecossistema digital do projeto que pretende transformar a Fortaleza do século XVII num bairro comercial digital.
O anúncio foi publicado no Diário da República e estipula o prazo de sete meses para a execução do contrato de “Desenvolvimento do Ecossistema Digital do Bairro Valença Digital”.
Esta é uma das fases do investimento global de 700 mil euros para transformar em Bairro Comercial Digital (BCD) a Fortaleza de Valença, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.
O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende recriar uma zona comercial de excelência” através de uma “integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), em agosto de 2023.
Na ocasião, o autarca revelou que a iniciativa seria desenvolvida “durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.
O BCD de Valença contempla a instalação de sistemas de conectividade ‘wi-fi’, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.
O projeto prevê ainda a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, sistemas de experiência de realidade aumentada, soluções de gestão de ‘stocks’ digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.
O Pai Natal chega hoje, 19h00, a Vila Nova de Cerveira acompanhado de uma grande parada de Natal.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.