A Câmara de Valença abriu um concurso público, com o valor base de 207 mil euros, para o desenvolvimento do ecossistema digital do projeto que pretende transformar a Fortaleza do século XVII num bairro comercial digital.
O anúncio foi publicado no Diário da República e estipula o prazo de sete meses para a execução do contrato de “Desenvolvimento do Ecossistema Digital do Bairro Valença Digital”.
Esta é uma das fases do investimento global de 700 mil euros para transformar em Bairro Comercial Digital (BCD) a Fortaleza de Valença, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.
O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende recriar uma zona comercial de excelência” através de uma “integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), em agosto de 2023.
Na ocasião, o autarca revelou que a iniciativa seria desenvolvida “durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.
O BCD de Valença contempla a instalação de sistemas de conectividade ‘wi-fi’, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.
O projeto prevê ainda a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, sistemas de experiência de realidade aumentada, soluções de gestão de ‘stocks’ digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.