A Câmara de Valença abriu um concurso público, com o valor base de 207 mil euros, para o desenvolvimento do ecossistema digital do projeto que pretende transformar a Fortaleza do século XVII num bairro comercial digital.
O anúncio foi publicado no Diário da República e estipula o prazo de sete meses para a execução do contrato de “Desenvolvimento do Ecossistema Digital do Bairro Valença Digital”.
Esta é uma das fases do investimento global de 700 mil euros para transformar em Bairro Comercial Digital (BCD) a Fortaleza de Valença, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.
O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende recriar uma zona comercial de excelência” através de uma “integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), em agosto de 2023.
Na ocasião, o autarca revelou que a iniciativa seria desenvolvida “durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.
O BCD de Valença contempla a instalação de sistemas de conectividade ‘wi-fi’, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.
O projeto prevê ainda a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, sistemas de experiência de realidade aumentada, soluções de gestão de ‘stocks’ digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.