A Câmara de Valença abriu um concurso público, com o valor base de 207 mil euros, para o desenvolvimento do ecossistema digital do projeto que pretende transformar a Fortaleza do século XVII num bairro comercial digital.
O anúncio foi publicado no Diário da República e estipula o prazo de sete meses para a execução do contrato de “Desenvolvimento do Ecossistema Digital do Bairro Valença Digital”.
Esta é uma das fases do investimento global de 700 mil euros para transformar em Bairro Comercial Digital (BCD) a Fortaleza de Valença, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.
O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende recriar uma zona comercial de excelência” através de uma “integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), em agosto de 2023.
Na ocasião, o autarca revelou que a iniciativa seria desenvolvida “durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.
O BCD de Valença contempla a instalação de sistemas de conectividade ‘wi-fi’, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.
O projeto prevê ainda a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, sistemas de experiência de realidade aumentada, soluções de gestão de ‘stocks’ digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?