Logo
Regional

Valença abre concurso de 207 mil euros para bairro digital na Fortaleza

31 Janeiro, 2025 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara de Valença abriu um concurso público, com o valor base de 207 mil euros, para o desenvolvimento do ecossistema digital do projeto que pretende transformar a Fortaleza do século XVII num bairro comercial digital.

O anúncio foi publicado no Diário da República e estipula o prazo de sete meses para a execução do contrato de “Desenvolvimento do Ecossistema Digital do Bairro Valença Digital”.

Esta é uma das fases do investimento global de 700 mil euros para transformar em Bairro Comercial Digital (BCD) a Fortaleza de Valença, monumento nacional e em processo de classificação como Património da Humanidade, pela UNESCO.

O projeto, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende recriar uma zona comercial de excelência” através de uma “integração tecnológica capaz de atrair mais visitantes à cidade, impulsionando uma maior participação dos cidadãos valencianos nas vivências da Fortaleza”, explicou à Lusa o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira (PS), em agosto de 2023.

Na ocasião, o autarca revelou que a iniciativa seria desenvolvida “durante 28 meses, com conclusão prevista para o início de 2026”.

O BCD de Valença contempla a instalação de sistemas de conectividade ‘wi-fi’, a instalação de Centros de Informação Digital (múpis), a aquisição e instalação de mobiliário urbano, de sinalética para promoção de uma identidade visual comum, o desenvolvimento de ‘websites’ e aplicações para dispositivos móveis e de sistemas de gestão de tráfego, ‘online’ e ‘offline’.

O projeto prevê ainda a integração de sistemas de controlo de tráfego e afluência, sistemas de experiência de realidade aumentada, soluções de gestão de ‘stocks’ digitais, digitalização de estruturas de estacionamento com sistema de pagamento digital.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 1 Fevereiro, 2026

Juventude Viana goleia Académica de Coimbra e reforça liderança na 2.ª Divisão

A Juventude Viana venceu, este sábado, a Académica de Coimbra por expressivos 10-0, em partida da 15.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins, disputada no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.

Regional 1 Fevereiro, 2026

Valença leva o Museu às Escolas para despertar orgulho local

O Município de Valença arrancou esta semana com o projeto “O Museu Vai à Escola 2026”, uma iniciativa que leva a história, o património e a identidade valenciana diretamente às salas de aula do 1.º ciclo do ensino básico.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Ryanair confirma saída dos Açores a partir de 29 de março

A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Mau tempo mantém distritos do Norte sob avisos meteorológicos este domingo

Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Votação antecipada da segunda volta das presidenciais começa hoje

Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.

Nacional 1 Fevereiro, 2026

Governo reúne-se hoje para avaliar situação de calamidade causada pela depressão Kristin

O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.

Regional 31 Janeiro, 2026

Navio Hospital Gil Eannes assinala 28 anos do resgate e regresso a Viana do Castelo

Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.