O Vale do Lima será "Região Europeia da Gastronomia e Vinho" em 2025. Na sequência de uma candidatura conjunta dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentada junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Vale do Lima foi distinguido, em reunião da Assembleia Geral da AMPV, com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.
A Gastronomia e o Vinho constituem, reconhecidamente, dos mais importantes produtos da nossa oferta turística, pelo que se justifica, na visão da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, esta distinção, como forma de estimular a ‘ligação’ entre a gastronomia e os vinhos.
O Vale do Lima é amplamente reconhecido como um destino turístico de excelência. No que aos vinhos diz respeito, destaca-se a marca “Loureiro do Vale do Lima”, criada com o objetivo de valorizar e promover o Vinho Verde de excelência.
A gastronomia local também tem sido reconhecida como um património cultural e de identidade regional, sendo que, aliada à promoção dos produtos endógenos, contribui de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região.
“Loureiro do Vale do Lima – um vinho, um território, um destino” é o mote para uma estratégia comum a quatro municípios que tem como objetivo principal o incremento do enoturismo através do desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de promoção e marketing do vinho verde centradas especificamente na Casta Loureiro, enquanto produto patrimonial e identitário da região do Vale do Lima, apostando numa marca territorial de grande valor.
Os quatro municípios são unidos pelo rio Lima, gastronomia, festividades, paisagem, património e Loureiro. As especialidades gastronómicas da região revelam que a tradição assenta numa gastronomia rica e variada, caraterizada pelo uso de produtos frescos, como leguminosas, carnes provenientes dos prados e frutos do mar, refletindo a proximidade com o oceano. Além disso, destaca se pelo cuidado e afeto no preparo, criando pratos de conforto e prazer, o que demonstra que comer bem está diretamente ligado à hospitalidade.
Sobre os produtores engarrafadores do Vale do Lima, a região é já uma referência internacional na produção de vinhos verdes de excelência, dado que se encontra localizado na zona dos afamados e mundialmente únicos Vinhos Verdes. Existem atualmente 45 produtores engarrafadores no Vale do Lima.
O projeto “Vale do Lima Região da Gastronomia e Vinho” visa impulsionar o turismo enogastronómico da região, promovendo o seu rico património cultural e a identidade gastronómica local. Pretende também estimular a economia circular, envolver as comunidades e atores locais, incentivar a transferência de conhecimentos entre os diferentes agentes do setor, além de valorizar os profissionais da agroalimentação e da restauração. A iniciativa pretende ainda contribuir para o reconhecimento da gastronomia como um fator diferenciador, capaz de agregar valor e dinamizar a economia local.
O Sporting Clube de Portugal garantiu, esta quarta-feira, o apuramento direto para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Athletic Bilbau por 3-2, na última jornada da fase de liga, num encontro decidido já no período de compensação.
Um golo inesperado do guarda-redes Anatoliy Trubin, aos 90+8 minutos, garantiu esta quarta-feira a vitória do Benfica por 4-2 frente ao Real Madrid e a consequente qualificação das águias para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.
Paredes de Coura recebe esta sexta-feira, 30 de janeiro, pelas 21h30, o concerto acústico da banda alentejana Átoa, no Centro Cultural local. O espetáculo, intitulado Prova dos 9, já está com lotação esgotada.
Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.
A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.
Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.
Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos.