O Vale do Lima será "Região Europeia da Gastronomia e Vinho" em 2025. Na sequência de uma candidatura conjunta dos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo apresentada junto da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o Vale do Lima foi distinguido, em reunião da Assembleia Geral da AMPV, com o título de “Região Europeia de Gastronomia e Vinhos 2025”.
A Gastronomia e o Vinho constituem, reconhecidamente, dos mais importantes produtos da nossa oferta turística, pelo que se justifica, na visão da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, esta distinção, como forma de estimular a ‘ligação’ entre a gastronomia e os vinhos.
O Vale do Lima é amplamente reconhecido como um destino turístico de excelência. No que aos vinhos diz respeito, destaca-se a marca “Loureiro do Vale do Lima”, criada com o objetivo de valorizar e promover o Vinho Verde de excelência.
A gastronomia local também tem sido reconhecida como um património cultural e de identidade regional, sendo que, aliada à promoção dos produtos endógenos, contribui de forma significativa para o fortalecimento e desenvolvimento sustentável da região.
“Loureiro do Vale do Lima – um vinho, um território, um destino” é o mote para uma estratégia comum a quatro municípios que tem como objetivo principal o incremento do enoturismo através do desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de promoção e marketing do vinho verde centradas especificamente na Casta Loureiro, enquanto produto patrimonial e identitário da região do Vale do Lima, apostando numa marca territorial de grande valor.
Os quatro municípios são unidos pelo rio Lima, gastronomia, festividades, paisagem, património e Loureiro. As especialidades gastronómicas da região revelam que a tradição assenta numa gastronomia rica e variada, caraterizada pelo uso de produtos frescos, como leguminosas, carnes provenientes dos prados e frutos do mar, refletindo a proximidade com o oceano. Além disso, destaca se pelo cuidado e afeto no preparo, criando pratos de conforto e prazer, o que demonstra que comer bem está diretamente ligado à hospitalidade.
Sobre os produtores engarrafadores do Vale do Lima, a região é já uma referência internacional na produção de vinhos verdes de excelência, dado que se encontra localizado na zona dos afamados e mundialmente únicos Vinhos Verdes. Existem atualmente 45 produtores engarrafadores no Vale do Lima.
O projeto “Vale do Lima Região da Gastronomia e Vinho” visa impulsionar o turismo enogastronómico da região, promovendo o seu rico património cultural e a identidade gastronómica local. Pretende também estimular a economia circular, envolver as comunidades e atores locais, incentivar a transferência de conhecimentos entre os diferentes agentes do setor, além de valorizar os profissionais da agroalimentação e da restauração. A iniciativa pretende ainda contribuir para o reconhecimento da gastronomia como um fator diferenciador, capaz de agregar valor e dinamizar a economia local.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.