Os pianistas Pedro Burmester e Mário Laginha "celebram a liberdade", interpretando juntos, em concerto, temas que marcaram o período revolucionário do 25 de Abril de 1974, de José Afonso e Sérgio Godinho, entre outros. No dia 19 de julho é a vez do Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira (V.N.C) acolher o espetáculo.
O ponto de partida para esta digressão, que começa no dia 19 em Águeda, no distrito de Aveiro, foi celebrar o Cinquentenário da Revolução dos Cravos.
“Não dava para não comemorar os 50 anos do 25 de Abril [de 1974], nós e, felizmente muitos mais, achámos isso. Eu e o Pedro [Burmester] escolhemos repertório de compositores completamente incontornáveis, e que gostamos muito, como o Zeca Afonso, o Fausto, o Sérgio Godinho e o José Mário Branco”, disse à agência Lusa Mário Laginha.
Laginha deu conta da emoção que foi reencontrar estes compositores, referindo-se a um “período de ouro e uma geração de ouro”. “Todos eles eram incrivelmente inspirados, todos eles diferentes, também, mas é um prazer estar a trabalhar à volta desta música”.
O pianista considera essencial celebrar a Revolução de Abril, à qual se deve uma vida de liberdade.
“Tenho a certeza de que a minha vida teria sido outra, para pior, sem o 25 de Abril, a liberdade é uma coisa maravilhosa e indispensável, e não concebo a vida de outra forma, toda a minha vida de adulto foi em democracia. Eu acho a democracia uma coisa maravilhosa e acho que temos uma dívida imensa para quem o fez e para quem tornou possível a democracia”, disse o músico, que festejou 14 anos no dia em que a Revolução aconteceu.
Sobre os concertos, Laginha disse “ter alguma esperança que, de vez em quando, muito baixinho, cantarem aquelas canções, que estão no imaginário, com letras e músicas que foram tão importantes”.
Os concertos começam no Centro de Artes de Águeda, no próximo dia 19, e prosseguem até dezembro, com um concerto no dia 13 desse mês, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Entre estas duas datas, Pedro Burmester e Mário Laginha “celebram a liberdade” nos palcos da Casa das Artes de Famalicão, no dia 20, do Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, no âmbito do Festival das Artes, no dia 18 de julho.
No dia 19 de julho, vão estar no Auditório Municipal de Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, e no dia 29 de novembro no Coliseu do Porto.
Mário Laginha e Pedro Burmester, dois músicos vindos de universos musicais distintos, tocam juntos desde finais da década de 1980, tendo realizado, a partir de 2007, vários concertos com um terceiro pianista, Bernardo Sassetti (1970-2012), que vão homenagear no próximo dia 18, no âmbito do 19.º Portalegre JazzFest.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.