Após duas edições de sucesso, a vila das artes volta a apostar no Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira (V.N.C), de 28 a 30 de dezembro, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, com um maior número de expositores (25). Artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais já se podem inscrever no 'Mercado de Páscoa' e IPSS’s, associações e juntas de freguesia na 'Exposição de Ovos Gigantes'.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta assim a convidar as famílias a celebrar a Páscoa no concelho, oferecendo um conjunto de atividades interativas e divertidas alusiva à quadra festiva, enquadradas num conceito de plena usufruição da natureza.
“A programação detalhada será divulgada em breve, entretanto já estão a decorrer as inscrições para a participação de artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais no Mercado de Páscoa, e de IPSS’s, associações e juntas de freguesia na Exposição de Ovos Gigantes”, realçou o Município, esta quarta-feira, em nota.
Estes dois eventos têm Normas de Participação e formulário de inscrição específicos, cuja documentação deve ser entregue ou em papel nos serviços culturais municipais ou por correio eletrónico (candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt). As candidaturas ao Mercado de Páscoa decorrem entre 28 de fevereiro e 8 de março. As inscrições para a Exposição de Ovos Gigantes já estão abertas até dia 11 de março.
O Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira decorre de 28 a 30 de março, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, “com um maior número de expositores (25)” de produtos artesanais, ofícios, gastronomia, doçaria tradicional, podendo participar artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais. A iniciativa vai ainda contar com animação tradicional da Páscoa, nomeadamente uma colorida oficina de pinturas, a tradicional caça aos ovos, além de algumas surpresas.
Depois da originalidade dos ovos gigantes em 2022, e dos coelhos também em formato considerável em 2023, o centro histórico de Cerveira vai ser ornamentado com mais uma Exposição de Ovos Gigantes – ‘As Cores da Páscoa’, de 28 de março a 7 de abril. IPSS’s, associações desportivas, recreativas e culturais, bem como juntas de freguesia do concelho são desafiadas a elaborar um ovo, com dimensões entre 1.5 metros e 2 metros, decorado com recurso a materiais diversos, respeitando o formato tipo 3D e a temática.
Por sua vez, a Queima de Judas não carece de candidatura, apenas aguardar com muita expetativa o início de mais um espetáculo misterioso e inovador, como já nos acostumou a Comédias do Minho, e que está agendado, como vem sendo tradição, para a noite do sábado de Aleluia (30 de março), no centro histórico.

Dois alunos da Escola Secundária de Monserrate foram distinguidos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) como os melhores da região, no âmbito dos Prémios Escolares APDL 2025, que reconhecem o mérito académico dos estudantes.
A equipa sénior masculina do Voleibol Clube de Viana foi eliminada da Taça de Portugal, após derrota frente ao São Mamede, este domingo, em jogo dos oitavos de final da competição.
Dois condutores foram detidos pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, ao longo da última semana, no âmbito de ações de fiscalização rodoviária e de prevenção da criminalidade, desenvolvidas entre os dias 4 e 11 de janeiro.
O distrito de Viana do Castelo está esta terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), sendo uma das regiões mais afetadas pelo agravamento das condições meteorológicas.
O centro histórico de Viana do Castelo mantém-se animado com a tradicional “Arruada de Janeiras”, iniciativa da Câmara Municipal que decorre até 31 de janeiro. A ação pretende dinamizar o comércio local e promover a cultura popular, contando este ano com 24 grupos, associações e coletividades da região.
O Desfile de Carnaval noturno “A Famosa Cegada é o Carnaval em Caminha” volta às ruas da vila no dia 16 de fevereiro, com o objetivo de revitalizar a tradição da Cegada Carnavalesca e envolver a comunidade local em momentos de diversão e criatividade.
O Darque Kayak Clube (DKC) fechou 2025 com destaque nas competições nacionais, crescimento no número de atletas e forte intervenção social e ambiental.