Após duas edições de sucesso, a vila das artes volta a apostar no Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira (V.N.C), de 28 a 30 de dezembro, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, com um maior número de expositores (25). Artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais já se podem inscrever no 'Mercado de Páscoa' e IPSS’s, associações e juntas de freguesia na 'Exposição de Ovos Gigantes'.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta assim a convidar as famílias a celebrar a Páscoa no concelho, oferecendo um conjunto de atividades interativas e divertidas alusiva à quadra festiva, enquadradas num conceito de plena usufruição da natureza.
“A programação detalhada será divulgada em breve, entretanto já estão a decorrer as inscrições para a participação de artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais no Mercado de Páscoa, e de IPSS’s, associações e juntas de freguesia na Exposição de Ovos Gigantes”, realçou o Município, esta quarta-feira, em nota.
Estes dois eventos têm Normas de Participação e formulário de inscrição específicos, cuja documentação deve ser entregue ou em papel nos serviços culturais municipais ou por correio eletrónico (candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt). As candidaturas ao Mercado de Páscoa decorrem entre 28 de fevereiro e 8 de março. As inscrições para a Exposição de Ovos Gigantes já estão abertas até dia 11 de março.
O Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira decorre de 28 a 30 de março, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, “com um maior número de expositores (25)” de produtos artesanais, ofícios, gastronomia, doçaria tradicional, podendo participar artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais. A iniciativa vai ainda contar com animação tradicional da Páscoa, nomeadamente uma colorida oficina de pinturas, a tradicional caça aos ovos, além de algumas surpresas.
Depois da originalidade dos ovos gigantes em 2022, e dos coelhos também em formato considerável em 2023, o centro histórico de Cerveira vai ser ornamentado com mais uma Exposição de Ovos Gigantes – ‘As Cores da Páscoa’, de 28 de março a 7 de abril. IPSS’s, associações desportivas, recreativas e culturais, bem como juntas de freguesia do concelho são desafiadas a elaborar um ovo, com dimensões entre 1.5 metros e 2 metros, decorado com recurso a materiais diversos, respeitando o formato tipo 3D e a temática.
Por sua vez, a Queima de Judas não carece de candidatura, apenas aguardar com muita expetativa o início de mais um espetáculo misterioso e inovador, como já nos acostumou a Comédias do Minho, e que está agendado, como vem sendo tradição, para a noite do sábado de Aleluia (30 de março), no centro histórico.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.