Após duas edições de sucesso, a vila das artes volta a apostar no Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira (V.N.C), de 28 a 30 de dezembro, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, com um maior número de expositores (25). Artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais já se podem inscrever no 'Mercado de Páscoa' e IPSS’s, associações e juntas de freguesia na 'Exposição de Ovos Gigantes'.
O Município de Vila Nova de Cerveira volta assim a convidar as famílias a celebrar a Páscoa no concelho, oferecendo um conjunto de atividades interativas e divertidas alusiva à quadra festiva, enquadradas num conceito de plena usufruição da natureza.
“A programação detalhada será divulgada em breve, entretanto já estão a decorrer as inscrições para a participação de artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais no Mercado de Páscoa, e de IPSS’s, associações e juntas de freguesia na Exposição de Ovos Gigantes”, realçou o Município, esta quarta-feira, em nota.
Estes dois eventos têm Normas de Participação e formulário de inscrição específicos, cuja documentação deve ser entregue ou em papel nos serviços culturais municipais ou por correio eletrónico (candidatura.eventos@cm-vncerveira.pt). As candidaturas ao Mercado de Páscoa decorrem entre 28 de fevereiro e 8 de março. As inscrições para a Exposição de Ovos Gigantes já estão abertas até dia 11 de março.
O Mercado de Páscoa de Vila Nova de Cerveira decorre de 28 a 30 de março, no Parque de Lazer do Castelinho, este ano, “com um maior número de expositores (25)” de produtos artesanais, ofícios, gastronomia, doçaria tradicional, podendo participar artesãos, feirantes, comerciantes e associações locais. A iniciativa vai ainda contar com animação tradicional da Páscoa, nomeadamente uma colorida oficina de pinturas, a tradicional caça aos ovos, além de algumas surpresas.
Depois da originalidade dos ovos gigantes em 2022, e dos coelhos também em formato considerável em 2023, o centro histórico de Cerveira vai ser ornamentado com mais uma Exposição de Ovos Gigantes – ‘As Cores da Páscoa’, de 28 de março a 7 de abril. IPSS’s, associações desportivas, recreativas e culturais, bem como juntas de freguesia do concelho são desafiadas a elaborar um ovo, com dimensões entre 1.5 metros e 2 metros, decorado com recurso a materiais diversos, respeitando o formato tipo 3D e a temática.
Por sua vez, a Queima de Judas não carece de candidatura, apenas aguardar com muita expetativa o início de mais um espetáculo misterioso e inovador, como já nos acostumou a Comédias do Minho, e que está agendado, como vem sendo tradição, para a noite do sábado de Aleluia (30 de março), no centro histórico.

Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.