Logo
Regional

V.N.C discute, este mês, a “Capacitação e Inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento”

2 Abril, 2024 | 17:33
Partilhar
Viana TV
Menos de 1 minuto de leitura

O Município de Vila Nova de Cerveira (V.N.C) vai dinamizar, ao longo do mês de abril, dois seminários dedicados à “Capacitação e Inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento”, enquadrados nas comemorações do Dia Mundial da Saúde. Os encontros acontecem nos dias 13 e 20 de abril, no Fórum Cultural de Cerveira, entre as 09h00 e as 13h00. 

A iniciativa pretende promover um debate aberto e alargado sobre todo o processo inclusivo de um individuo com distúrbios de desenvolvimento. “Será que o meu filho/educando tem algum problema de desenvolvimento? Quais os sinais de alerta? A quem recorrer para esclarecer dúvidas? Estas são algumas das questões que preocupam muitos pais/cuidadores e que, por vezes, ou por falta de conhecimento, acompanhamento ou por receios de estigmas, se arrastam no tempo, impedindo um diagnóstico mais célere”, realçou  o Município em nota.

“A pertinência e a atualidade da temática, assim como as apresentações e contributos pretendidos levaram o Centro de Formação do Vale do Minho a acreditar esta formação”, justificou.

Os seminários dirigem-se à comunidade no geral e escolar, assim como aos profissionais de saúde, técnicos de saúde e ação social dos dez municípios do Alto Minho, além de profissionais das IPSS’s (creches).

A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória, aqui.

O programa dos seminários pode ser consultado na íntegra aqui:

Pode ser um desenho de texto que diz "PROGRAMA SEMINÁRIOS DE CAPACITAÇÃO EINCLUSÃO DO CIDADÃO COM PROBLEMAS DE DESENVOLVIMENTO FÃRUMCULTURALDECEREIR 13ABRIL 13 ABRIL SEMINÁRIOI 09H30 Abertura 1OHOO Enquadramento Decreto-Le eto-Le 10H20 -Centro Recurso paraa Inclusão da Criança HHOO Avaliação/Dia Dificuldades 1IH45 Intervenção Terapêutica 12H30 Debate ABRIL SEMINÁRIO।I 09H30 Abertura 09H45 Capacitação Inclusão -0Papel Instituições 10H30 CRTIC Materiaise Produtos CERVEIRA CFVM 1HOO Break 1H30 Integração sional Pessoas Educativas speciais Benefícios Apoios Sociais 12H30 Û Û"

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Árvore de Natal

A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.

Regional 23 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe o tradicional “Viana, Moscatel e Banana” com bom tempo nesta quarta-feira

Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Postais de Boas Festas

Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.