O Município de Vila Nova de Cerveira (V.N.C) vai dinamizar, ao longo do mês de abril, dois seminários dedicados à “Capacitação e Inclusão do Cidadão com Problemas de Desenvolvimento”, enquadrados nas comemorações do Dia Mundial da Saúde. Os encontros acontecem nos dias 13 e 20 de abril, no Fórum Cultural de Cerveira, entre as 09h00 e as 13h00.
A iniciativa pretende promover um debate aberto e alargado sobre todo o processo inclusivo de um individuo com distúrbios de desenvolvimento. “Será que o meu filho/educando tem algum problema de desenvolvimento? Quais os sinais de alerta? A quem recorrer para esclarecer dúvidas? Estas são algumas das questões que preocupam muitos pais/cuidadores e que, por vezes, ou por falta de conhecimento, acompanhamento ou por receios de estigmas, se arrastam no tempo, impedindo um diagnóstico mais célere”, realçou o Município em nota.
“A pertinência e a atualidade da temática, assim como as apresentações e contributos pretendidos levaram o Centro de Formação do Vale do Minho a acreditar esta formação”, justificou.
Os seminários dirigem-se à comunidade no geral e escolar, assim como aos profissionais de saúde, técnicos de saúde e ação social dos dez municípios do Alto Minho, além de profissionais das IPSS’s (creches).
A participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia obrigatória, aqui.
O programa dos seminários pode ser consultado na íntegra aqui:

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.
A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.
A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.
A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.
Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.
A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.
O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.