Logo
Regional

Utentes do Alto Minho pedem ajuda ao Porto para evitar 200 euros mensais de transporte

7 Março, 2024 | 11:00
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Os utentes dos transportes públicos entre Viana do Castelo e o Porto enviaram hoje uma carta aberta ao presidente da autarquia portuense a pedir uma reunião para “desbloquear” uma solução que evite os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

“Os utentes que diariamente se deslocam para o Porto e que no início do ano se viram confrontados com um aumento superior a 100% com o custo das viagens solicitaram uma reunião e a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, no sentido de desbloquear a situação crítica a que se chegou”, indicam os passageiros, na carta dirigida ao autarca.

Os passageiros do autocarro Expresso pela A28 alertam que “o número de utilizadores daquela carreira tem vindo a reduzir diariamente, não sendo atualmente mais de 10, tendo os restantes migrado, essencialmente para o transporte em automóvel particular, contribuindo assim para aumentar o congestionamento da A28, da Via Norte e da cidade do Porto”.

“No início de 2023, a Câmara de Viana havia emitido 333 cartões de desconto para residentes”, lembram.

O apelo ao autarca portuense é justificado com “a incapacidade demonstrada […] pela CIM Alto Minho, Câmara de Viana do Castelo e a Área Metropolitana do Porto de encontrarem uma solução minimamente viável para as deslocações pendulares em Transporte Público, de Viana do Castelo para o Porto”.

Os utentes assinalam que essas soluções já existem “para a generalidade das regiões periféricas ao Porto”, por exemplo para Braga.

O grupo de passageiros assinala ainda a “a urgência da situação uma vez que, confrontados com o aumento em janeiro de 2024, muitos utentes ficaram numa situação desesperada”.

Os utentes falam de “alunos universitários que optam por reduzir a frequência das aulas ou interromper os estudos e trabalhadores em risco de cair em situação de desemprego por não poderem suportar os custos de transporte”.

Em janeiro, os utilizadores do autocarro expresso pela A28 entre Viana do Castelo e o Porto, que pagavam 88 euros mensais, passaram a pagar 171,60 euros (22 dias x 2 viagens x 3,90 euros), devido a uma redução do apoio dado pela Câmara de Viana do Castelo.

A 30 de janeiro, os utentes dos transportes públicos do Alto Minho pediram ajuda ao presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) na implementação de um “passe único”, reivindicado desde 2019, para evitar os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

“Desde 2019, com o surgimento do PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes], temos solicitado às CIM do Alto Minho e do Cávado, assim como à AMP, a implementação de um Passe Único multimodal que permita a ligação entre as regiões”, destaca a missiva enviada também ao presidente da Câmara do Porto e à presidente da Autoridade de Mobilidade e Transporte.

A 09 de janeiro, a CIM do Alto Minho explicou que, com a extinção da carreira pública de ligação ao Porto, “os serviços de transporte de passageiros Expresso que, atualmente, estão no mercado liberalizado, não são financiáveis através do PART”.

Em dezembro, a CIM do Cávado denunciou que a AMP decidiu acabar com a ligação de autocarro Braga – Porto pela A3 e o presidente da AMP responsabilizou a CIM do Cávado pelo fim do serviço, alegando que competia à entidade minhota promover a sua continuidade.

As Câmaras do Porto e de Braga acordaram entretanto retomar o serviço de autocarro que liga as duas cidades através da A3.

A autarquia portuense estima gastar cerca de 30 mil euros anuais com o serviço e descontos implementados no autocarro expresso Braga-Porto via A3, nomeadamente para um novo desconto aplicado aos munícipes do Porto, tal como acontecia com os de Braga.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 16 Dezembro, 2025

Melgaço enfrenta crise financeira e festival de cinema é suspenso

Melgaço enfrenta uma situação financeira crítica, com dívidas a fornecedores que totalizam cinco milhões de euros e um passivo superior a 26 milhões de euros, segundo revelou o presidente da Câmara Municipal, José Albano Domingues.

Nacional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe anúncio de 13,5 milhões de euros para descarbonização naval

Viana do Castelo foi o palco escolhido para o anúncio de um investimento de 13,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) destinado à transição energética da frota mercante nacional. A informação foi avançada pelo secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, no porto de Viana do Castelo.

Nacional 16 Dezembro, 2025

Quatro tripulantes desaparecidos após naufrágio de embarcação de pesca ao largo de Aveiro

A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), está a coordenar as buscas por quatro tripulantes de uma embarcação de pesca que naufragou na manhã desta terça-feira ao largo da costa de Aveiro.

Regional 16 Dezembro, 2025

PJ detém homem por suspeita de abuso sexual de criança em Viana do Castelo

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 32 anos, fortemente indiciado pela prática de crimes de abuso sexual agravado de crianças, ocorridos em contexto de coabitação, no concelho de Viana do Castelo.

Desporto 16 Dezembro, 2025

Vianense Mariana Afonso distinguida na Gala dos Campeões da FMP 2025

A piloto vianense Mariana Afonso foi uma das atletas galardoadas na Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) 2025, que decorreu no fim de semana no Salão Preto e Prata do Casino Estoril.

Regional 16 Dezembro, 2025

Buscas por pescadores desaparecidos ao largo de Caminha dificultadas pela agitação marítima

As operações de busca pelos três pescadores indonésios desaparecidos desde domingo, na sequência do naufrágio de uma embarcação de pesca junto à ilha da Ínsua, em Caminha, foram retomadas esta manhã, pelas 08h00, mas estão a ser fortemente condicionadas pelo estado do mar.

Regional 16 Dezembro, 2025

Viana do Castelo: Idoso de 78 anos morre em incêndio numa habitação na Papanata

Um homem de 78 anos morreu, na manhã desta terça-feira, na sequência de um incêndio ocorrido no quarto da habitação onde residia, na estrada da Papanata, em Viana do Castelo. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária (PJ).