Logo
Regional

Utentes do Alto Minho pedem ajuda ao Porto para evitar 200 euros mensais de transporte

7 Março, 2024 | 11:00
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Os utentes dos transportes públicos entre Viana do Castelo e o Porto enviaram hoje uma carta aberta ao presidente da autarquia portuense a pedir uma reunião para “desbloquear” uma solução que evite os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

“Os utentes que diariamente se deslocam para o Porto e que no início do ano se viram confrontados com um aumento superior a 100% com o custo das viagens solicitaram uma reunião e a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, no sentido de desbloquear a situação crítica a que se chegou”, indicam os passageiros, na carta dirigida ao autarca.

Os passageiros do autocarro Expresso pela A28 alertam que “o número de utilizadores daquela carreira tem vindo a reduzir diariamente, não sendo atualmente mais de 10, tendo os restantes migrado, essencialmente para o transporte em automóvel particular, contribuindo assim para aumentar o congestionamento da A28, da Via Norte e da cidade do Porto”.

“No início de 2023, a Câmara de Viana havia emitido 333 cartões de desconto para residentes”, lembram.

O apelo ao autarca portuense é justificado com “a incapacidade demonstrada […] pela CIM Alto Minho, Câmara de Viana do Castelo e a Área Metropolitana do Porto de encontrarem uma solução minimamente viável para as deslocações pendulares em Transporte Público, de Viana do Castelo para o Porto”.

Os utentes assinalam que essas soluções já existem “para a generalidade das regiões periféricas ao Porto”, por exemplo para Braga.

O grupo de passageiros assinala ainda a “a urgência da situação uma vez que, confrontados com o aumento em janeiro de 2024, muitos utentes ficaram numa situação desesperada”.

Os utentes falam de “alunos universitários que optam por reduzir a frequência das aulas ou interromper os estudos e trabalhadores em risco de cair em situação de desemprego por não poderem suportar os custos de transporte”.

Em janeiro, os utilizadores do autocarro expresso pela A28 entre Viana do Castelo e o Porto, que pagavam 88 euros mensais, passaram a pagar 171,60 euros (22 dias x 2 viagens x 3,90 euros), devido a uma redução do apoio dado pela Câmara de Viana do Castelo.

A 30 de janeiro, os utentes dos transportes públicos do Alto Minho pediram ajuda ao presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) na implementação de um “passe único”, reivindicado desde 2019, para evitar os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

“Desde 2019, com o surgimento do PART [Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes], temos solicitado às CIM do Alto Minho e do Cávado, assim como à AMP, a implementação de um Passe Único multimodal que permita a ligação entre as regiões”, destaca a missiva enviada também ao presidente da Câmara do Porto e à presidente da Autoridade de Mobilidade e Transporte.

A 09 de janeiro, a CIM do Alto Minho explicou que, com a extinção da carreira pública de ligação ao Porto, “os serviços de transporte de passageiros Expresso que, atualmente, estão no mercado liberalizado, não são financiáveis através do PART”.

Em dezembro, a CIM do Cávado denunciou que a AMP decidiu acabar com a ligação de autocarro Braga – Porto pela A3 e o presidente da AMP responsabilizou a CIM do Cávado pelo fim do serviço, alegando que competia à entidade minhota promover a sua continuidade.

As Câmaras do Porto e de Braga acordaram entretanto retomar o serviço de autocarro que liga as duas cidades através da A3.

A autarquia portuense estima gastar cerca de 30 mil euros anuais com o serviço e descontos implementados no autocarro expresso Braga-Porto via A3, nomeadamente para um novo desconto aplicado aos munícipes do Porto, tal como acontecia com os de Braga.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Dezembro, 2025

Mercado de Viana do Castelo altera horários durante a época natalícia

O mercado da cidade vai ter horário especial durante a época natalícia. O Mercado Municipal estará encerrado nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro. Já o Mercado de Produtores não abre nos mesmos dias, mas mantém atividade nas manhãs de 23 e 30 de dezembro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Corrida São Silvestre de Viana do Castelo bate recorde com 3.000 inscritos

Viana do Castelo vai receber, a 27 de dezembro, a 12.ª edição da São Silvestre de Viana CLS Brands, que atingiu um recorde histórico de 3.000 participantes.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima firma protocolo com associação de proteção animal

O Município de Ponte de Lima aprovou um protocolo de colaboração com a ALAAR – Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, válido para 2025/2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Estação Viana Shopping recebe ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea

O Estação Viana Shopping volta a associar-se a uma causa solidária e de grande importância para a comunidade, acolhendo esta sexta-feira, 19 de dezembro, uma ação de recolha de sangue e registo de dadores de medula óssea.

Nacional 18 Dezembro, 2025

PSP e GNR arrancam hoje com operações de Natal e Ano Novo

A Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) iniciam esta quinta-feira as operações de Natal e Ano Novo, com um reforço do policiamento em todo o país, especialmente direcionado para a fiscalização rodoviária, uso de pirotecnia e prevenção da criminalidade junto de zonas comerciais e residenciais.

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.