Logo
Regional

Utentes de transportes do Alto Minho pedem a Viana do Castelo passe único entre regiões

6 Fevereiro, 2024 | 17:16
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Os utentes dos transportes públicos do Alto Minho pediram, esta terça-feira, ao presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, a implementação de um passe único, reivindicado desde 2019, que evite os 200 euros mensais na deslocação entre regiões.

No período aberto ao público na reunião quinzenal da Câmara de Viana do Castelo, Tiago Bonito, da comissão de Utentes de Transportes Públicos do Alto Minho, sublinhou que a “solução definitiva” para resolver o aumento dos preços na ligação entre a capital do Alto Minho e o Porto passa pela criação de um passe único intermodal e inter-regional.

Tiago Bonito relembrou que “a Câmara de Viana do Castelo reduziu em 2024 o apoio “de 67% para 40%” às deslocações entre aquele concelho e o Porto, levando a que os utilizadores diários/frequentes enfrentem um aumento de 100%”.

“Reiteramos a absoluta e urgente necessidade de manutenção do apoio extraordinário [uma solução conjunta com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e a Área Metropolitana do Porto (AMP)] para uma situação extraordinária, até que o passe único seja uma realidade”, afirmou.

Para os utentes, existe “falta de articulação entre as diferentes entidades e a emergência da situação desesperada dos utentes”.

“O utente não tem de saber de quem são as responsabilidades quanto aos apoios. As câmaras que integram as Comunidade Intermunicipais (CIM), as áreas metropolitanas, as autoridades de transportes são quem tem de fazer o seu trabalho. As senhoras e senhores aqui presentes, enquanto nossos eleitos, são quem tem de nos representar junto dessas entidades e não se desculpar com elas”, referiu Tiago Bonito, dirigindo-se ao executivo municipal.

No final da reunião camarária, em declarações aos jornalistas, Luís Nobre disse que sem garantias de aumento das verbas do Programa de Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART) o município não pode subir o apoio de 40% que atribui aos utentes, por não ter recursos financeiros ilimitados e por ter de garantir a equidade com outras áreas.

“Vamos ver qual é a nova forma prevista no Orçamento de Estado para 2024 em termos de financiamento e ver se há condições financeiras para manter, no limite, os 40%. Se houver um aumento da verba, naturalmente vamos ver se temos margem de manobra para melhorar o incentivo”, referiu.

Sobre a criação do passe único intermodal, o autarca socialista disse ser uma competência da CIM do Alto Minho.

“É difícil pôr as CIM a dialogar e a ter respostas logo de imediato. Esta nova missão das CIM é também uma novidade para elas. Não têm recursos [humanos] suficientes, com a formação específica para estabelecer diálogo profícuo e célere que, no fundo, é o que os utentes querem. Cada CIM tem o seu ritmo, os seus problemas”, sustentou.

Para Luís Nobre, o passe único deve ser aplicado a todo o país e cabe ao Governo tomar essa decisão.

“Tem de ser uma [medida] transversal ao país. Só existe coesão no país se o processo de mobilidade for garantido em iguais circunstâncias e com o mesmo nível de incentivo. Não é para as áreas metropolitanas, que têm recursos quase ilimitados comparativamente com outras geografias. Já é bom o que é disponibilizado para o país, mas é insuficiente”.

Segundo Luís Nobre, o apoio de 40% atribuído pela Câmara de Viana do Castelo “é significativo”.

“Não estamos a falar da inexistência de apoio ou de um apoio residual. Iremos sempre reinterpretar a evolução de financiamento do Estado para a mobilidade, dentro dos municípios, intermunicipal, e entre regiões para perceber se nos dá disponibilidade financeira a outro nível de apoio”, acrescentou.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.

Regional 30 Novembro, 2025

Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima arranca com “Jardins de Sonho”

O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.

Desporto 30 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense regressa às vitórias diante do Ribeira Brava

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 30 Novembro, 2025

Juventude Viana confirma superioridade e elimina Biblioteca da Taça de Portugal

A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.

Regional 30 Novembro, 2025

Viana do Castelo destaca Presépios de Artesanato nesta época natalícia

A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.

Nacional 30 Novembro, 2025

Como proteger os cães do frio: dicas para cada perfil de patudo

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?