Logo
Nacional

Urgências podem passar baixas aos doentes a partir de sexta-feira

28 Fevereiro, 2024 | 16:28
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Os serviços de urgência dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) passam na sexta-feira a poder passar baixas aos doentes ali atendidos, exceto aqueles que cheguem por sua própria iniciativa e que tenham pulseira azul ou verde.

Em causa está o decreto-lei que altera os serviços competentes para a emissão do certificado de incapacidade temporária para o trabalho (CIT), que passam a incluir os serviços de urgência, bem como médicos de clínicas privadas ou do setor social.

Até agora, os doentes tinham de se dirigir ao seu médico de família para que fosse emitido o certificado de incapacidade temporária.

Anunciada em novembro pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, a medida visa facilitar a vida aos cidadãos, mas também desburocratizar o Serviço Nacional de Saúde, e entra em vigor após a introdução da autodeclaração de doença (ADD), por compromisso de honra dos utentes, através do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24).

Desde que a ADD entrou em vigor, em maio de 2023, mais de 300.000 autodeclarações de doença foram emitidas, sem necessidade de alocação de recursos e tempo dos profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), segundo um comunicado hoje publicado na página eletrónica da Direção-Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Com o alargamento dos serviços competentes para passar baixas, que entra em vigor na sexta-feira, deixa de ser necessário que um utente que tenha sofrido uma situação de doença aguda urgente, e que tenha sido observado num serviço de urgência, necessite de se deslocar até aos cuidados de saúde primários apenas para requerer o respetivo CIT.

No entanto, explica ainda o comunicado, para evitar que utentes não urgentes passem a dirigir-se às urgências apenas para obter CIT ou cuidados do foro não urgente, a medida não se aplica aos utentes que tenham sido classificados, segundo a Triagem de Manchester, com a pulseira azul ou verde (doente não urgente ou pouco urgente, respetivamente).

A DE-SNS recomenda por isso que o médico que, no serviço de urgência de uma instituição do SNS, dê alta a um utente não deve emitir CIT aos que cumpram cumulativamente as seguintes três condições: serem autorreferenciados, triados com cor azul ou verde e que não possuam motivo de exceção.

As exceções, previstas na portaria n.º 438/2023, de 15 de dezembro, incluem doentes acamados ou em cadeira de rodas, idosos com mais de 70 anos, grávidas ou vítimas de agressão, entre outras.

Caso os utentes não tenham direito à CIT passada na urgência, os médicos deverão orientá-los para pedirem uma autodeclaração de doença através do SNS 24 ou para recorrerem aos serviços de saúde primários para a emissão dos respetivos CIT.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 19 Outubro, 2025

Ricardo Pedra e Mónica Vinagre vencem a 3ª edição da Corrida da Ponte em Viana do Castelo

Os atletas Ricardo Pedra, do Olímpico Vianense, e Mónica Vinagre, dos Salesianos, foram os grandes vencedores da terceira edição da Corrida da Ponte, disputada este domingo em Viana do Castelo.

Desporto 19 Outubro, 2025

Vianense eliminado da Taça de Portugal após derrota pesada em Setúbal

O Sport Clube Vianense viu, na tarde deste domingo, dia 19 de outubro, o seu percurso na Taça de Portugal chegar ao fim, após uma derrota por 3-0 frente ao União Futebol Comércio e Indústria, em jogo da 3.ª eliminatória disputado no Campo da Bela Vista, em Setúbal.

Regional 19 Outubro, 2025

Viana do Castelo: Hugo Soares apresenta “Agonia” no Teatro Municipal Sá de Miranda

O humorista vianense Hugo Soares sobe ao palco do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 5 de dezembro, para apresentar o seu novo espetáculo de stand-up comedy, “Agonia”. A iniciativa é promovida pela Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD).

Desporto 19 Outubro, 2025

Voleibol Clube de Viana estreia-se com vitória no Campeonato Nacional da II Divisão

O Voleibol Clube de Viana iniciou da melhor forma a sua participação na II Divisão Nacional masculina, ao vencer em casa o Ginásio Clube Vilacondense por 3-0. A formação vianense impôs-se com autoridade, conquistando os parciais de 25-21, 25-17 e 25-20, num jogo onde demonstrou solidez e eficácia em todos os momentos.

Música 19 Outubro, 2025

Matias Damásio celebra 20 anos de carreira com concertos em Lisboa e no Porto

O cantor e compositor Matias Damásio assinala duas décadas de carreira com dois grandes concertos agendados para o final deste ano. O músico angolano sobe ao palco do MEO Arena, em Lisboa, no dia 29 de novembro, e atua depois na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, a 13 de dezembro.

Desporto 19 Outubro, 2025

Santa Luzia FC empata com a Novasemente em jogo intenso na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC empatou (1-1) este sábado, 18 de outubro, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, frente à Novasemente, em partida referente à 7.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal.

Regional 19 Outubro, 2025

João Pedro Vaz regressa a Paredes de Coura com “Viagem em Lisboa”

O ator João Pedro Vaz, antigo diretor artístico das Comédias do Minho e recentemente distinguido com o Globo de Ouro para Melhor Ator de Cinema pelo filme “Os Papéis do Inglês”, regressa a Paredes de Coura no próximo dia 24 de outubro para apresentar o espetáculo “Viagem em Lisboa”, no Centro Cultural.