O Serviço Nacional de Saúde vai ter, na próxima semana, 33 unidades com urgências a funcionar com limitações, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado pela Direção Executiva do SNS.
Os constrangimentos afetam 67 especialidades, contra 72 na semana anterior, incluindo obstetrícia.
De acordo com o plano, os Serviços de Urgência do SNS têm 83 pontos em todo o país e, apesar das limitações identificadas, têm “demonstrado capacidade de articulação” e resposta, com “o forte apoio do INEM”.
Serão 50 unidades a funcionar em pleno (60%) e nas restantes verifica-se uma melhoria real nas especialidades com constrangimentos e dos dias com limitações, refere a Direção Executiva do SNS no documento.
A entidade executiva considera que há uma “consolidação da tendência de melhoria na resposta”, que não será alheia aos efeitos dos recentes acordos com os médicos e ao impacto refletido na organização das escalas de serviço.
Na semana entre 03 e 09 de dezembro encontravam-se 44 serviços de urgência a funcionar em pleno (53%), e os outros 39 com constrangimentos nalgumas especialidades, como a Via Verde AVC.
A atualização agora divulgada prevê que na Via Verde Coronária haja apenas limitações num ponto da rede em todo o país durante a próxima semana.
Os responsáveis pelo plano destacam que a pressão nos serviços devido às infeções respiratórias da época, tanto no internamento como nas urgências, tem causado “picos de procura”, com tempos de espera mais demorados, mas menores do que em anos anteriores.
Os doentes são aconselhados a ligarem previamente para o SNS24 (808 242 424). Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.
“Face às condicionantes da situação atual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves”, admite-se no documento.
Já os cuidados de saúde primários “devem reorganizar-se e assegurar períodos de atendimento não programado”, para doentes com patologia aguda, nomeadamente os que forem enviados pelo SNS24.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.