Logo
Nacional

Urgências limitadas na próxima semana

17 Dezembro, 2023 | 22:12
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Serviço Nacional de Saúde vai ter, na próxima semana, 33 unidades com urgências a funcionar com limitações, de acordo com o plano de reorganização da rede divulgado pela Direção Executiva do SNS.

Os constrangimentos afetam 67 especialidades, contra 72 na semana anterior, incluindo obstetrícia.

De acordo com o plano, os Serviços de Urgência do SNS têm 83 pontos em todo o país e, apesar das limitações identificadas, têm “demonstrado capacidade de articulação” e resposta, com “o forte apoio do INEM”.

Serão 50 unidades a funcionar em pleno (60%) e nas restantes verifica-se uma melhoria real nas especialidades com constrangimentos e dos dias com limitações, refere a Direção Executiva do SNS no documento.

A entidade executiva considera que há uma “consolidação da tendência de melhoria na resposta”, que não será alheia aos efeitos dos recentes acordos com os médicos e ao impacto refletido na organização das escalas de serviço.

Na semana entre 03 e 09 de dezembro encontravam-se 44 serviços de urgência a funcionar em pleno (53%), e os outros 39 com constrangimentos nalgumas especialidades, como a Via Verde AVC.

A atualização agora divulgada prevê que na Via Verde Coronária haja apenas limitações num ponto da rede em todo o país durante a próxima semana.

Os responsáveis pelo plano destacam que a pressão nos serviços devido às infeções respiratórias da época, tanto no internamento como nas urgências, tem causado “picos de procura”, com tempos de espera mais demorados, mas menores do que em anos anteriores.

Os doentes são aconselhados a ligarem previamente para o SNS24 (808 242 424). Nas situações de urgência ou emergência deverão contactar o 112, que encaminhará a chamada para o INEM.

“Face às condicionantes da situação atual, poderão verificar-se constrangimentos acrescidos no acesso aos serviços de urgência, com principal impacto nos casos menos graves”, admite-se no documento.

Já os cuidados de saúde primários “devem reorganizar-se e assegurar períodos de atendimento não programado”, para doentes com patologia aguda, nomeadamente os que forem enviados pelo SNS24.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Setembro, 2025

Vianense Flávio Cruz vence cinco prémios no Festival Internacional de Cinema de Turismo

O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.

Regional 18 Setembro, 2025

Viana do Castelo aprova investimento de 650 mil euros no transporte escolar para 390 alunos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclista vianense Daniel Moreira convocado para o Mundial de Ciclismo no Ruanda

O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.

Nacional 18 Setembro, 2025

Sistema informático do SNS já está a funcionar após falha nacional

O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).

Regional 18 Setembro, 2025

Polícia Judiciária deteve incendiário de Viana do Castelo

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.

Desporto 18 Setembro, 2025

Ciclistas galegos e portugueses juntam-se no II BTT Transibérico da Eurocidade Cerveira-Tomiño

No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.

Regional 18 Setembro, 2025

União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmente dívida de 400 mil euros

A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.