O serviço de urgência pediátrica do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, passa a funcionar em contentores a partir da quarta-feira, para assegurar “níveis de conforto que já não eram possíveis nas instalações atuais”.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) explicou que aquele serviço, atualmente localizado no edifício principal do hospital junto à urgência de adultos, vai mudar-se para estruturas instaladas no perímetro exterior do hospital.
Fonte hospitalar revelou tratar-se de uma solução temporária, mas ainda não há previsão para a realização de requalificação da atual urgência pediátrica.
Segundo a ULSAM, “a mudança visa melhorar significativamente as condições de atendimento dos utentes com idade pediátrica” e “também proporcionar um ambiente de trabalho mais adequado para os profissionais de saúde”.
“Localizado numa estrutura nova de contentores no exterior do Hospital de Santa Luzia, a urgência pediátrica possui um gabinete de triagem, três consultórios médicos, uma sala de observação, uma sala de tratamentos, uma sala de cuidados de emergência e um quarto de isolamento, além de espaços de apoio”, refere a nota.
A instalação dos contentores, suportada pela ULSAM, representa um investimento de perto de 120 mil euros.
“Os utentes e acompanhantes poderão aceder ao novo espaço a partir da entrada lateral junto à capela do hospital”, especifica a nota.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.
Embora a figura do Pai Natal como o “conhecemos” atualmente tenha sido criado pela Coca Cola, esta continua a ser uma das figuras mais míticas do natal.
O famoso bolo rei, é uma das tradições de natal que em Portugal não passa despercebida a praticamente nenhuma família. Com uma forma redonda e com um buraco no meio coberto com frutas cristalizadas e com frutos secos no seu interior.
Viana do Castelo será uma das cidades contempladas, esta quarta-feira, por um sobrevoo especial da Força Aérea Portuguesa. Às 10h28, uma parelha de F-16M deverá cruzar os céus da região, no âmbito das últimas horas de treino do ano.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) já registou mais de seis mil contraordenações no âmbito da “Operação Natal e Ano Novo 2025/2026”, sendo o excesso de velocidade uma das infrações mais frequentes.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.