A urgência médico-cirúrgico da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai estar encerrada entre sexta-feira e domingo devido à recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas extraordinárias definidas pela lei.
Questionado pela Lusa, fonte do conselho de administração adiantou que o encerramento deste serviço de urgência ocorrerá na sexta-feira e no fim de semana, sendo que no ferido (quinta-feira) estará a funcionar normalmente, sem restrições.
“Na próxima semana a situação será reavaliada”, adiantou a fonte da ULS.
Em comunicado, o conselho de administração informa que, “dada a indisponibilidade de todos os médicos de cirurgia geral em fazer mais de 150 horas extraordinárias por ano e, por terem atingido já esse limite”, na sexta-feira, no sábado e no domingo os doentes serão encaminhados para “a rede de referenciação, estando assegurada a pequena cirurgia, diariamente, bem como a assistência aos doentes cirúrgicos internados”.
A ULSAM gere o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o hospital Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima. Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, servindo uma população residente de 231.488 habitantes nos 10 concelhos do distrito e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
Bluay, autor do single “Faz bem”, com a participação especial de Julinho KSD, é o cabeça de cartaz da passagem de ano de Viana do Castelo, que decorrerá no Centro Cultural da capital do Alto Minho.
No dia 4 de janeiro começa o novo ano das caminhadas Walk With a Doc e o tema de saúde vai ser a Saúde Visual.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) encerra 2024 com um balanço positivo, marcado por conquistas significativas que reafirmam o seu papel enquanto referência no ensino superior politécnico em Portugal. Com os olhos postos no futuro, a instituição prepara-se para enfrentar os desafios de 2025 com determinação e ambição.
O Navio Patrulha Oceânico Viana do Castelo, que foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, aumentou o efetivo dos navios da Armada em 30 de dezembro de 2010. Foi concebido como navio não combatente, e destina-se prioritariamente a exercer funções de autoridade do Estado e a realizar tarefas de interesse público nas áreas de jurisdição ou responsabilidade Nacional.
Realizaram-se, no domingo, os jogos dos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Na 1ª e 2ª Divisão cumpriu-se a 15ª jornada. No principal escalão do futebol distrital vianense, destaque para a vitória (2-0) do Desportivo de Monção frente ao vizinho Melgacense.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou nos últimos dias cinco processos-crime e 58 processos de contraordenação relacionados com alimentos, e apreendeu 1,1 toneladas de alimentos, nomeadamente carne, bacalhau, azeite e hortofrutícolas.
A Câmara de Viana do Castelo abriu o concurso público, por 721.516,35 euros, para criar um bairro comercial digital na zona histórica cidade, projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).