O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, na quarta-feira, a abertura de concurso público para a Empreitada de Obras de Requalificação e Beneficiação - Estratégia Local da Habitação 1º Direito - Urbanização Municipal Sendim de Baixo, Castelo do Neiva (Lote 1) e Lugar do Souto, Barroselas (Lote 2), ambas constituídas por 12 frações, num valor global que ascende a mais de 1,427 milhões de euros.
Para o Lote 1, o valor é de 660.759,58 euros, sendo o Lote 2 de 766.936,58 euros. As intervenções propostas para as duas urbanizações municipais preveem a demolição de todas as construções e marquises existentes e levadas a efeito pelos inquilinos sem autorização do município; execução de nova rede de gás, de forma a que, no futuro, todas as frações possam ser abastecidas pela rede de gás natural; aplicação de revestimento ETICS com uma espessura de 6 cm; assentamento de nova cobertura em telha cerâmica.
Estão ainda previstas as substituições de banheiras por bases de chuveiro nas frações em que este trabalho ainda não foi executado, com vista à melhoria das condições de mobilidade e acessibilidade dos inquilinos e das caixilharias (portas e janelas) existentes por novas em alumínio termolacado com rotura térmica e dispositivos de admissão de ar autorreguláveis com classe 4 de permeabilidade ao ar e vidro duplo, incluindo substituição de persianas enroláveis de réguas em PVC.
As obras incluem também construção de novas marquises em alumínio termolacado; reparação a substituição de gradeamentos, portões e guarda corpos metálicos; trabalhos de pintura interior e exterior das paredes e tetos, assim como reparação e envernizamento de pavimentos em madeira e corrimão de escadas.
Encontram-se ainda previstos todos os trabalhos de reparação e/ou substituição necessários no interior das 12 frações, em cada um dos lotes, tais como reparação ou substituição de armários de cozinha danificados, substituição de pavimentos, rodapés, etc..
A Estratégia Local de Habitação de Viana do Castelo 2021-2026 conta com quase 51 milhões de euros, visando mais habitação, melhores condições habitacionais, reabilitação das urbanizações municipais e o apoio aos beneficiários diretos. No total, a ELH prevê 50.701.945 euros, para beneficiar 641 agregados, dos quais 44.216.945 euros de responsabilidade municipal, que irão apoiar 457 agregados.
O tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo este Natal, trazendo novidades para os vianenses e visitantes. Para além da habitual realização a 24 de dezembro, o evento terá este ano também uma edição na véspera de Ano Novo.
A empresa Joca Fotógrafo, celebra hoje 30 anos de atividade dedicados à fotografia e ao serviço da comunidade de Viana do Castelo.
A Juventude Viana desloca-se esta terça-feira, 16 de dezembro, a Oliveira de Azeméis para medir forças com a UD Oliveirense B, em jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de Hóquei em Patins, com início marcado para as 21h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado.
Viana do Castelo passa a integrar a rede europeia do projeto ALLOCATE, liderado pelo Concello da Coruña e aprovado no âmbito da European Urban Initiative, que visa aplicar inteligência artificial verde e ética como motor de transformação urbana.
Uma embarcação de pesca de Vila Praia de Âncora naufragou esta manhã ao largo de Aveiro, deixando quatro tripulantes desaparecidos. A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordena atualmente as operações de resgate.
Viana do Castelo dá mais um passo no apoio ao comércio local com o lançamento do VianaPocket, uma iniciativa que pretende promover e incentivar o consumo no comércio do concelho.
Um homem de 38 anos perdeu a vida esta terça-feira na sequência de um atropelamento ferroviário na Linha do Minho, na freguesia de Areosa, em Viana do Castelo.