O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.
Uma corrida totalmente diferente, que não deixa de surpreender quem participa. Primeiro porque é noturno, segundo porque combina troços de trilho com outros de asfalto, introduzindo elementos como escadas, rampas, muros…
E em terceiro lugar, porque o percurso passa por locais insólitos, insuspeitos, nada comuns a qualquer atleta: as muralhas das muralhas da cidade de Valência, toda a fortaleza, tanto exterior como interior, a antiga ponte internacional, a zona monumental de Tui, com a sua catedral, a ponte românica e os “novos trilhos” nas margens do Minho..
Tal como em cada edição, o percurso entre duas cidades, dois países que partilham desporto e cultura, terá modificações que serão descobertas à medida que o 23N se aproxima.
A decisão tomada na 6ª edição de optar por duas distâncias, uma de 8 k e outra de 16, abriu a participação a muito mais pessoas, para quem o longo percurso era demasiado difícil.
Mais uma vez, o Urban Trail Night Eurocidade vai juntar-se aos eventos que decorrerão por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres, destacando o logótipo 25N nas t-shirts que são entregues a todos os inscritos.
Com isto e com a memória presente desta data, a organização quer continuar a manter viva esta luta para acabar com o flagelo que atinge toda a sociedade.
Por fim, a tshirt comemorativa, foi escolhida por votação nas nossas redes sociais.
De relembrar que a saída será às 18h30 horas a partir de Valença e o fin da prova será no “Paseo de la Corredera de Tui”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.