O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.
Uma corrida totalmente diferente, que não deixa de surpreender quem participa. Primeiro porque é noturno, segundo porque combina troços de trilho com outros de asfalto, introduzindo elementos como escadas, rampas, muros…
E em terceiro lugar, porque o percurso passa por locais insólitos, insuspeitos, nada comuns a qualquer atleta: as muralhas das muralhas da cidade de Valência, toda a fortaleza, tanto exterior como interior, a antiga ponte internacional, a zona monumental de Tui, com a sua catedral, a ponte românica e os “novos trilhos” nas margens do Minho..
Tal como em cada edição, o percurso entre duas cidades, dois países que partilham desporto e cultura, terá modificações que serão descobertas à medida que o 23N se aproxima.
A decisão tomada na 6ª edição de optar por duas distâncias, uma de 8 k e outra de 16, abriu a participação a muito mais pessoas, para quem o longo percurso era demasiado difícil.
Mais uma vez, o Urban Trail Night Eurocidade vai juntar-se aos eventos que decorrerão por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres, destacando o logótipo 25N nas t-shirts que são entregues a todos os inscritos.
Com isto e com a memória presente desta data, a organização quer continuar a manter viva esta luta para acabar com o flagelo que atinge toda a sociedade.
Por fim, a tshirt comemorativa, foi escolhida por votação nas nossas redes sociais.
De relembrar que a saída será às 18h30 horas a partir de Valença e o fin da prova será no “Paseo de la Corredera de Tui”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realizou uma ação de formação especializada dirigida aos operadores da nova máquina de rastos recentemente adquirida ao abrigo do PRR – Proteção Civil e Gestão Integrada de Riscos.
Um grupo de moradores da freguesia de Santa Marta de Portuzelo contestou na terça-feira, no período aberto ao público da reunião de Câmara de Viana do Castelo, a instalação de uma antena de telecomunicações 5G na Rua Alto Xisto, a cerca de 100 metros de habitações.
O poder dos afetos e da empatia volta a reunir três antigos estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) com a apresentação do seu mais recente projeto artístico: Amizades inesperadas. O livro, que integra texto, música e ilustração, será oficialmente apresentado esta sexta-feira, às 21h30, no Centro de Artes e Cultura de Vila Verde.
A cidade de Valença inaugura esta sexta-feira, 28 de novembro, às 18h00, a época natalícia com o tradicional acender das luzes de Natal. O evento terá lugar no Jardim Municipal, onde o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e vereadores darão início ao espetáculo luminoso que promete iluminar a cidade até 6 de janeiro.
A Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, uma das principais artérias de Viana do Castelo, vai estar condicionada ao trânsito durante grande parte de dezembro e início de janeiro para acolher o Mercado de Natal. A decisão foi aprovada esta terça-feira em reunião de Câmara, com votos contra dos vereadores do PSD/CDS-PP e o apoio do Chega.
O Banco Alimentar Contra a Fome volta a promover, nos dias 29 e 30 de novembro, a sua grande campanha nacional de recolha de alimentos, e o Banco Alimentar de Viana do Castelo prepara-se para mobilizar dezenas de voluntários em várias superfícies comerciais do distrito.
A quinta jornada da Liga Europa trouxe um misto de reafirmação e resistência para as equipas portuguesas. O FC Porto reencontrou o caminho das vitórias com um triunfo convincente por 3-0 sobre o Nice, enquanto o SC Braga mostrou personalidade ao arrancar um empate em Glasgow, mantendo-se em zona de apuramento direto.