O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.
Uma corrida totalmente diferente, que não deixa de surpreender quem participa. Primeiro porque é noturno, segundo porque combina troços de trilho com outros de asfalto, introduzindo elementos como escadas, rampas, muros…
E em terceiro lugar, porque o percurso passa por locais insólitos, insuspeitos, nada comuns a qualquer atleta: as muralhas das muralhas da cidade de Valência, toda a fortaleza, tanto exterior como interior, a antiga ponte internacional, a zona monumental de Tui, com a sua catedral, a ponte românica e os “novos trilhos” nas margens do Minho..
Tal como em cada edição, o percurso entre duas cidades, dois países que partilham desporto e cultura, terá modificações que serão descobertas à medida que o 23N se aproxima.
A decisão tomada na 6ª edição de optar por duas distâncias, uma de 8 k e outra de 16, abriu a participação a muito mais pessoas, para quem o longo percurso era demasiado difícil.
Mais uma vez, o Urban Trail Night Eurocidade vai juntar-se aos eventos que decorrerão por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres, destacando o logótipo 25N nas t-shirts que são entregues a todos os inscritos.
Com isto e com a memória presente desta data, a organização quer continuar a manter viva esta luta para acabar com o flagelo que atinge toda a sociedade.
Por fim, a tshirt comemorativa, foi escolhida por votação nas nossas redes sociais.
De relembrar que a saída será às 18h30 horas a partir de Valença e o fin da prova será no “Paseo de la Corredera de Tui”.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.