O último sábado do mês de novembro faz parte do calendário dos atletas populares de ambos os lados do Minho. Celebra-se o Urban Trail Night Eurocidade Valença – Tui.
Uma corrida totalmente diferente, que não deixa de surpreender quem participa. Primeiro porque é noturno, segundo porque combina troços de trilho com outros de asfalto, introduzindo elementos como escadas, rampas, muros…
E em terceiro lugar, porque o percurso passa por locais insólitos, insuspeitos, nada comuns a qualquer atleta: as muralhas das muralhas da cidade de Valência, toda a fortaleza, tanto exterior como interior, a antiga ponte internacional, a zona monumental de Tui, com a sua catedral, a ponte românica e os “novos trilhos” nas margens do Minho..
Tal como em cada edição, o percurso entre duas cidades, dois países que partilham desporto e cultura, terá modificações que serão descobertas à medida que o 23N se aproxima.
A decisão tomada na 6ª edição de optar por duas distâncias, uma de 8 k e outra de 16, abriu a participação a muito mais pessoas, para quem o longo percurso era demasiado difícil.
Mais uma vez, o Urban Trail Night Eurocidade vai juntar-se aos eventos que decorrerão por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as mulheres, destacando o logótipo 25N nas t-shirts que são entregues a todos os inscritos.
Com isto e com a memória presente desta data, a organização quer continuar a manter viva esta luta para acabar com o flagelo que atinge toda a sociedade.
Por fim, a tshirt comemorativa, foi escolhida por votação nas nossas redes sociais.
De relembrar que a saída será às 18h30 horas a partir de Valença e o fin da prova será no “Paseo de la Corredera de Tui”.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.