O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, inauguraram, esta segunda-feira, a Unidade de Saúde Familiar da Meadela, e visitaram a Unidade de Saúde Familiar (USF) Foz do Lima, em Darque, dois momentos que vão ao encontro da priorização da Saúde no concelho.
O autarca vianense referiu, na recém-inaugurada USF da Meadela, que representou um investimento superior a 3,4 milhões de euros, que “a saúde é um imperativo, uma prioridade, porque ao garantirmos um sistema de saúde forte, garantimos um concelho próspero”. A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 2,2 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a 1,2 milhões de euros, mais a cedência de terreno, o que eleva o apoio municipal para 1,5 milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários que foi posteriormente entregue à ULSAM.
O equipamento de saúde serve agora cerca de 10.000 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa. A Unidade de Saúde Familiar da Meadela ocupa uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

Luís Nobre destacou o “acolhimento humanizado” que é promovido pela nova USF e defendeu que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho “necessita de infraestruturas, de atualização dos equipamentos”.
O autarca realçou ainda a “cooperação” existente entre o Município e a ULSAM, e a aposta da autarquia na Saúde, que tem permitido a dinamização de variados projetos, nomeadamente a Unidade Móvel de Saúde (que já serviu 12 mil utentes de 24 freguesias), o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), Táxi Saúde, a alocação de viaturas e recursos humanos à área da saúde, o apoio financeiro à requalificação do bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, entre outros.
Em breve, de acordo com Luís Nobre, será lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães, em parceria com a ULSAM, numa empreitada de 2,6 milhões de euros.
O Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, afirmou que a inauguração da USF da Meadela foi “muito esperada” e que agora disponibiliza “excelentes condições aos profissionais de saúde e aos utentes”. João Porfírio Oliveira explicou que o edifício vai passar a receber as juntas médicas e que está também a ser analisada a possibilidade de ser integrada a saúde oral no novo espaço.

Antes, o Presidente da Câmara e o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM visitaram a Unidade de Saúde Familiar da Foz do Lima, que entrou em funcionamento esta segunda-feira, passando a garantir médico de família a todos os utentes do Centro de Saúde de Darque.
A USF Foz do Lima funciona agora na sede do Centro de Saúde de Darque, mantendo-se em funcionamento, como até agora, os polos de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Vila Franca. A UCSP de Darque continuará em funcionamento nas mesmas instalações e integrada no mesmo Centro de Saúde, de modo a continuar a prestar serviço assistencial à população no âmbito dos cuidados de saúde primários.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.