O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), João Porfírio Oliveira, inauguraram, esta segunda-feira, a Unidade de Saúde Familiar da Meadela, e visitaram a Unidade de Saúde Familiar (USF) Foz do Lima, em Darque, dois momentos que vão ao encontro da priorização da Saúde no concelho.
O autarca vianense referiu, na recém-inaugurada USF da Meadela, que representou um investimento superior a 3,4 milhões de euros, que “a saúde é um imperativo, uma prioridade, porque ao garantirmos um sistema de saúde forte, garantimos um concelho próspero”. A obra mereceu financiamento ao abrigo do Programa Operacional da Região Norte – Norte 2020 no valor de 2,2 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal assumido a verba restante, que ascendeu a 1,2 milhões de euros, mais a cedência de terreno, o que eleva o apoio municipal para 1,5 milhões de euros. O Município garantiu o financiamento da componente nacional, coordenando também toda a empreitada de execução da nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários que foi posteriormente entregue à ULSAM.
O equipamento de saúde serve agora cerca de 10.000 utentes de várias freguesias, sendo que 80% destes pertencem à Meadela e à Areosa. A Unidade de Saúde Familiar da Meadela ocupa uma área aproximada de 4.000 metros quadrados e conta com 14 gabinetes de consulta médica, 10 gabinetes de enfermagem ou de consulta de enfermagem, 4 consultórios, uma sala de amamentação, uma sala de espera materno-infantil e fraldário, dois gabinetes multifunções, integrando ainda salas de tratamento, salas de espera, arquivo, salas de reuniões e de pessoal, casas-de-banho, vestiários e zonas de manutenção técnica.

Luís Nobre destacou o “acolhimento humanizado” que é promovido pela nova USF e defendeu que a Unidade Local de Saúde do Alto Minho “necessita de infraestruturas, de atualização dos equipamentos”.
O autarca realçou ainda a “cooperação” existente entre o Município e a ULSAM, e a aposta da autarquia na Saúde, que tem permitido a dinamização de variados projetos, nomeadamente a Unidade Móvel de Saúde (que já serviu 12 mil utentes de 24 freguesias), o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), Táxi Saúde, a alocação de viaturas e recursos humanos à área da saúde, o apoio financeiro à requalificação do bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, entre outros.
Em breve, de acordo com Luís Nobre, será lançada a primeira pedra da construção da futura Unidade de Saúde de Alvarães, em parceria com a ULSAM, numa empreitada de 2,6 milhões de euros.
O Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, afirmou que a inauguração da USF da Meadela foi “muito esperada” e que agora disponibiliza “excelentes condições aos profissionais de saúde e aos utentes”. João Porfírio Oliveira explicou que o edifício vai passar a receber as juntas médicas e que está também a ser analisada a possibilidade de ser integrada a saúde oral no novo espaço.

Antes, o Presidente da Câmara e o Presidente do Conselho de Administração da ULSAM visitaram a Unidade de Saúde Familiar da Foz do Lima, que entrou em funcionamento esta segunda-feira, passando a garantir médico de família a todos os utentes do Centro de Saúde de Darque.
A USF Foz do Lima funciona agora na sede do Centro de Saúde de Darque, mantendo-se em funcionamento, como até agora, os polos de Chafé, Castelo do Neiva, Geraz do Lima e Vila Franca. A UCSP de Darque continuará em funcionamento nas mesmas instalações e integrada no mesmo Centro de Saúde, de modo a continuar a prestar serviço assistencial à população no âmbito dos cuidados de saúde primários.
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.
São Tomé e Príncipe acolheu o lançamento do projeto +COESÃO, uma iniciativa do Politécnico de Viana do Castelo que visa reforçar a qualidade do ensino superior, capacitar docentes e aproximar a formação académica das necessidades reais do país.