A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra o Balcão SNS 24 Móvel, um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde, facilitando o contacto entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.
O Balcão SNS 24 corresponde a uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança. São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica denominados de Mediador Digital, apoiando sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet.
Para ativar este Balcão SNS 24 Móvel no município vianense, o primeiro no país, foi celebrado protocolo entre o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM, tendo sido assinado o termo de adesão pelo Município de Viana do Castelo.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado é realizado pelo cidadão com o apoio do mediador digital do Balcão SNS 24 e acesso mediado que é efetuado pelo mediador digital do Balcão SNS 24 em nome do cidadão.
Entre os serviços prestados, destaque para: consultas | teleconsultas (marcar|desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19; agendar vacinação COVID-19; emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).
Este Balcão SNS 24 Móvel, que foi instalado na Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, abrange 23 freguesias: Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova Anha, Vila Punhe e Vilar Murteda.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.