A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra o Balcão SNS 24 Móvel, um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde, facilitando o contacto entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.
O Balcão SNS 24 corresponde a uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança. São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica denominados de Mediador Digital, apoiando sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet.
Para ativar este Balcão SNS 24 Móvel no município vianense, o primeiro no país, foi celebrado protocolo entre o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM, tendo sido assinado o termo de adesão pelo Município de Viana do Castelo.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado é realizado pelo cidadão com o apoio do mediador digital do Balcão SNS 24 e acesso mediado que é efetuado pelo mediador digital do Balcão SNS 24 em nome do cidadão.
Entre os serviços prestados, destaque para: consultas | teleconsultas (marcar|desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19; agendar vacinação COVID-19; emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).
Este Balcão SNS 24 Móvel, que foi instalado na Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, abrange 23 freguesias: Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova Anha, Vila Punhe e Vilar Murteda.
Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, pediu desculpa esta terça-feira às moradoras da Estrada de Santa Luzia pelo atraso na requalificação de um troço de cerca de 230 metros daquela via.