A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra o Balcão SNS 24 Móvel, um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde, facilitando o contacto entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.
O Balcão SNS 24 corresponde a uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança. São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica denominados de Mediador Digital, apoiando sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet.
Para ativar este Balcão SNS 24 Móvel no município vianense, o primeiro no país, foi celebrado protocolo entre o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM, tendo sido assinado o termo de adesão pelo Município de Viana do Castelo.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado é realizado pelo cidadão com o apoio do mediador digital do Balcão SNS 24 e acesso mediado que é efetuado pelo mediador digital do Balcão SNS 24 em nome do cidadão.
Entre os serviços prestados, destaque para: consultas | teleconsultas (marcar|desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19; agendar vacinação COVID-19; emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).
Este Balcão SNS 24 Móvel, que foi instalado na Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, abrange 23 freguesias: Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova Anha, Vila Punhe e Vilar Murteda.
O Município de Monção marcou presença na INTUR, uma das maiores feiras de turismo de interior da Península Ibérica, integrada no stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal. Durante o evento, que reuniu operadores turísticos e público em geral, o concelho destacou o seu património natural, cultural e gastronómico, reforçando a sua estratégia de promoção internacional.
Esta sexta-feira, 21 de novembro, às 21h00, chega ao Festival de Teatro de Viana do Castelo, “Lá”, uma coprodução entre o Teatro Meridional e o Teatro Regional da Serra do Montemuro.
A concept store Adorn, em Viana do Castelo, está a dinamizar uma iniciativa inédita que promete trazer mais movimento e curiosidade à Rua Manuel Espregueira durante o mês de dezembro. Até ao dia 24, a loja está a deixar diariamente um presente à porta, numa ação que reinventa o tradicional calendário de advento e pretende envolver a comunidade no espírito natalício.
Viana do Castelo já faz parte da Associação de Municípios de Fins Específicos – Pentágono Urbano, juntando-se a Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão numa estratégia conjunta que quer reforçar a cooperação cultural e projetar a região a nível nacional e internacional.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) apresenta este sábado os resultados finais do Projeto Bem Comum, uma iniciativa que durante dois anos percorreu o Norte do país para identificar boas práticas e inovar na gestão comunitária dos baldios.
O Espaço Cultural Linha Norte, no Estação Viana Shopping em Viana do Castelo, será o palco da estreia nacional de “Ah Amália On Tour”, no dia 27 de novembro, data em que se assinalam os 14 anos da inscrição do Fado na lista do Património Cultural e Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. A iniciativa marca o início da circulação do projeto imersivo Ah Amália – Living Experience pelo país.
O projeto “Náutica nas Escolas” deu oficialmente início à edição de 2025/2026 no inicio desta semana, reforçando uma vez mais o compromisso de promover a prática de modalidades náuticas no contexto escolar. O Darque Kayak Clube, que este ano acompanha mais de metade das turmas envolvidas, agradece publicamente a confiança depositada pelas escolas do concelho no trabalho do clube.