A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo já integra o Balcão SNS 24 Móvel, um espaço físico criado para ajudar os cidadãos no acesso a serviços digitais e de telessaúde, facilitando o contacto entre o cidadão e o profissional de saúde do SNS.
O Balcão SNS 24 corresponde a uma rede nacional que confere um serviço de proximidade e confiança. São criadas condições para o atendimento com colaboradores habilitados com formação específica denominados de Mediador Digital, apoiando sobretudo os que possuem pouca literacia digital, que não têm acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet.
Para ativar este Balcão SNS 24 Móvel no município vianense, o primeiro no país, foi celebrado protocolo entre o SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, a Administração Regional de Saúde do Norte – ARS Norte e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM, tendo sido assinado o termo de adesão pelo Município de Viana do Castelo.
A ajuda aos cidadãos no Balcão SNS 24 pode ser efetuada por duas vias: acesso facilitado é realizado pelo cidadão com o apoio do mediador digital do Balcão SNS 24 e acesso mediado que é efetuado pelo mediador digital do Balcão SNS 24 em nome do cidadão.
Entre os serviços prestados, destaque para: consultas | teleconsultas (marcar|desmarcar| remarcar); teleconsultas (realizar); exames (consultar resultados); guia de tratamento (consultar); medicação crónica (renovar| consultar); avaliar e registar os sintomas provocados pela COVID-19; agendar vacinação COVID-19; emissão de Certificados COVID da UE (vacinação, testagem e recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24 – 808 24 24 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; e informação do utente (emissão e alteração de dados do utente).
Este Balcão SNS 24 Móvel, que foi instalado na Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo, abrange 23 freguesias: Afife, Areosa, Cardielos, Carreço, Carvoeiro, Deão, Freixieiro de Soutelo, Mazarefes, Meixedo, Montaria, Moreira de Geraz do Lima, Mujães, Nogueira, Outeiro, Perre, Santa Leocádia de Geraz do Lima, S. Romão de Neiva, Torre, Vila Fria, Vila Mou, Vila Nova Anha, Vila Punhe e Vilar Murteda.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.