Tem apenas escassos 8 meses e a nova administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da qual para além de 12 centros de saúde, também faz parte o Hospital Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital do Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, já apresenta indicadores assinaláveis dignos de registo no todo nacional do Serviço Nacional de Saúde.
Assim, por exemplo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários a taxa de utentes com médico de família atinge a marca dos 97,2%, ultrapassando a média nacional que se fica pelos 84%.
Estes ganhos substanciais, traduzem-se também pelo aumento em 3% das consultas presenciais, da mesma forma que também cresceram os domicílios médicos em 5,1%.
Já ao nível do Hospitalar, há a registar o aumento em 4% nas primeiras consultas, bem como o aumento de 5% de intervenções cirúrgicas, traduzindo-se assim em mais 490 doentes operados.
A título de exemplo das boas práticas do Hospital Santa Luzia, desde que a atual administração tomou posse, todos os doentes oncológicos têm recebido tratamento dentro dos prazos estabelecidos, da mesma forma que os serviços de Obstetrícia e Ginecologia melhoraram e com um aumento de 2% dos partos na região do Alto Minho. Indicadores que se estendem ao Serviço de Urgência, que funcionam bem e aumentaram a resposta aos pacientes que os solicitam.
De acordo com João Oliveira, “estes ganhos devem-se à organização que foi implementada e à vontade dos profissionais em mostrarem a capacidade de resolução e a vontade em elevar o Alto Minho”. O presidente do Conselho de Administração reconhece que “houve a necessidade de renovar as equipas e algumas direções”, acrescentando que “este é um processo que começou em fevereiro e continuará a ser desenvolvido”.
Com isto, João Oliveira não tem dúvidas que “o processo de reorganização das equipas, bem como o seu reforço e que está em desenvolvimento, trará significativas melhorias nos procedimentos com claro ganho para os doentes e a região onde estamos inseridos”, concluiu.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.
A 6.ª edição da exposição Presépios de Artesanato promete ser um dos grandes destaques do evento “Viana Coração do Natal”, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, no centro histórico de Viana do Castelo.
Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.