Tem apenas escassos 8 meses e a nova administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da qual para além de 12 centros de saúde, também faz parte o Hospital Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital do Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, já apresenta indicadores assinaláveis dignos de registo no todo nacional do Serviço Nacional de Saúde.
Assim, por exemplo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários a taxa de utentes com médico de família atinge a marca dos 97,2%, ultrapassando a média nacional que se fica pelos 84%.
Estes ganhos substanciais, traduzem-se também pelo aumento em 3% das consultas presenciais, da mesma forma que também cresceram os domicílios médicos em 5,1%.
Já ao nível do Hospitalar, há a registar o aumento em 4% nas primeiras consultas, bem como o aumento de 5% de intervenções cirúrgicas, traduzindo-se assim em mais 490 doentes operados.
A título de exemplo das boas práticas do Hospital Santa Luzia, desde que a atual administração tomou posse, todos os doentes oncológicos têm recebido tratamento dentro dos prazos estabelecidos, da mesma forma que os serviços de Obstetrícia e Ginecologia melhoraram e com um aumento de 2% dos partos na região do Alto Minho. Indicadores que se estendem ao Serviço de Urgência, que funcionam bem e aumentaram a resposta aos pacientes que os solicitam.
De acordo com João Oliveira, “estes ganhos devem-se à organização que foi implementada e à vontade dos profissionais em mostrarem a capacidade de resolução e a vontade em elevar o Alto Minho”. O presidente do Conselho de Administração reconhece que “houve a necessidade de renovar as equipas e algumas direções”, acrescentando que “este é um processo que começou em fevereiro e continuará a ser desenvolvido”.
Com isto, João Oliveira não tem dúvidas que “o processo de reorganização das equipas, bem como o seu reforço e que está em desenvolvimento, trará significativas melhorias nos procedimentos com claro ganho para os doentes e a região onde estamos inseridos”, concluiu.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.
A CP – Comboios de Portugal vai reforçar a oferta nos urbanos do Porto e de Lisboa durante os fins de semana e feriados da época natalícia, para responder ao aumento da procura motivado pelas compras, eventos e animação típica desta quadra.
A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, que integra o programa “Viana, Coração do Natal” vai voltar, no dia 24 de dezembro, ao centro histórico de Viana do Castelo.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.