Tem apenas escassos 8 meses e a nova administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, da qual para além de 12 centros de saúde, também faz parte o Hospital Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Hospital do Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima, já apresenta indicadores assinaláveis dignos de registo no todo nacional do Serviço Nacional de Saúde.
Assim, por exemplo ao nível dos Cuidados de Saúde Primários a taxa de utentes com médico de família atinge a marca dos 97,2%, ultrapassando a média nacional que se fica pelos 84%.
Estes ganhos substanciais, traduzem-se também pelo aumento em 3% das consultas presenciais, da mesma forma que também cresceram os domicílios médicos em 5,1%.
Já ao nível do Hospitalar, há a registar o aumento em 4% nas primeiras consultas, bem como o aumento de 5% de intervenções cirúrgicas, traduzindo-se assim em mais 490 doentes operados.
A título de exemplo das boas práticas do Hospital Santa Luzia, desde que a atual administração tomou posse, todos os doentes oncológicos têm recebido tratamento dentro dos prazos estabelecidos, da mesma forma que os serviços de Obstetrícia e Ginecologia melhoraram e com um aumento de 2% dos partos na região do Alto Minho. Indicadores que se estendem ao Serviço de Urgência, que funcionam bem e aumentaram a resposta aos pacientes que os solicitam.
De acordo com João Oliveira, “estes ganhos devem-se à organização que foi implementada e à vontade dos profissionais em mostrarem a capacidade de resolução e a vontade em elevar o Alto Minho”. O presidente do Conselho de Administração reconhece que “houve a necessidade de renovar as equipas e algumas direções”, acrescentando que “este é um processo que começou em fevereiro e continuará a ser desenvolvido”.
Com isto, João Oliveira não tem dúvidas que “o processo de reorganização das equipas, bem como o seu reforço e que está em desenvolvimento, trará significativas melhorias nos procedimentos com claro ganho para os doentes e a região onde estamos inseridos”, concluiu.
De 5 a 7 de setembro, a Fortaleza de Valença volta a viajar no tempo com mais uma edição do Mercado Medieval – Valença na Rota da História, um dos eventos mais emblemáticos da cidade raiana. Durante três dias, o centro histórico da cidade mais a norte de Portugal será invadido por cavaleiros, músicos, artesãos, saltimbancos e recriações históricas que prometem envolver milhares de visitantes numa autêntica experiência medieval.
A tradicional Romaria da Senhora da Peneda decorre entre 31 de agosto e 8 de setembro, no Santuário situado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, freguesia de Gavieira. Este ano, o Bispo de Viana do Castelo, D. João Lavrador, presidirá às celebrações, que atraem anualmente milhares de fiéis, incluindo muitos galegos.
O Governo vai atribuir apoios extraordinários às freguesias afetadas pelos incêndios entre 26 de julho e 27 de agosto de 2025. No distrito de Viana do Castelo, estão abrangidos os concelhos de Arcos de Valdevez, Monção, Ponte da Barca e Ponte de Lima.
Os jogadores vianenses Francisco Trincão e Pedro Neto foram convocados por Roberto Martinez para representar a Seleção Nacional nos dois jogos de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2026. A convocatória foi anunciada esta sexta-feira, sendo a primeira após a conquista da Liga das Nações e marcada também pela recente perda de Diogo Jota.
Um homem de 42 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado, de forma deliberada, pelo menos 17 incêndios florestais na freguesia de Lavradas, entre 15 de junho e 10 de julho deste ano.
O canoísta limiano Fernando Pimenta voltou a destacar-se no panorama internacional da canoagem ao conquistar, em 2025, três novas medalhas em competições de elite. O atleta português somou dois ouros no Campeonato da Europa, realizado em Racice, na República Checa, e um bronze no Campeonato do Mundo, que decorreu este mês em Milão, Itália.
Viana do Castelo recebe na próxima quinta-feira, 11 de setembro, às 21h30, uma exibição única do documentário português "Play it Again, Yuki", no Teatro Municipal Sá de Miranda.