Logo
Regional

Unidade de Saúde em Vila Nova de Cerveira reabre após 10 meses sem médico

16 Dezembro, 2024 | 11:25
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Unidade de Saúde de Covas, em Vila Nova de Cerveira, reabriu na sexta-feira após um encerramento de 10 meses devido à reforma do médico, funcionando agora à sexta-feira, das 09h00 às 15h00, com enfermagem, consulta programada e aberta.

A informação foi adiantada durante uma visita ao local por João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), de acordo com quem existe a “possibilidade de alargamento do atendimento”, sendo a própria equipa da unidade responsável por essa avaliação.

“O anterior médico reformou-se. Foi preciso esperar pela contratação de uma nova médica. Achámos desde o primeiro momento que era fundamental aproximar os cuidados de saúde e a população”, afirmou

O centro de Covas dista de Vila Nova de Cerveira cerca de 20 minutos e tem uma população maioritariamente idosa “sem transporte para se deslocar à sede do concelho”, explicou o presidente da Câmara, Rui Teixeira.

“Não existe transporte a não ser o táxi, o que tem custos elevados”, observou, indicando que a autarquia fica responsável por fornecer um assistente técnico à unidade de saúde.

O presidente da ULSAM acrescentou que a médica desta unidade de saúde é um dos 12 profissionais contratados no mais recente concurso para médicos, que começou em Março e concluiu as colocações em Novembro.

“Neste último concurso, a ULSAM contratou todos os médicos para os quais tinha vaga – 12 médicos”, acrescentou.

Com isto, a ULSAM ficou com “uma cobertura de 98% ao nível dos médicos de família”.

Em Julho, a ULSAM registava uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%.

A Unidade de Saúde de Covas abriu em Setembro de 2022, funcionando duas vezes por semana.

O investimento na obra representou cerca de 15 mil euros, suportado pelo município, explicou então o presidente da Câmara.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.