A Unidade de Saúde de Covas, em Vila Nova de Cerveira, reabriu na sexta-feira após um encerramento de 10 meses devido à reforma do médico, funcionando agora à sexta-feira, das 09h00 às 15h00, com enfermagem, consulta programada e aberta.
A informação foi adiantada durante uma visita ao local por João Porfírio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), de acordo com quem existe a “possibilidade de alargamento do atendimento”, sendo a própria equipa da unidade responsável por essa avaliação.
“O anterior médico reformou-se. Foi preciso esperar pela contratação de uma nova médica. Achámos desde o primeiro momento que era fundamental aproximar os cuidados de saúde e a população”, afirmou
O centro de Covas dista de Vila Nova de Cerveira cerca de 20 minutos e tem uma população maioritariamente idosa “sem transporte para se deslocar à sede do concelho”, explicou o presidente da Câmara, Rui Teixeira.
“Não existe transporte a não ser o táxi, o que tem custos elevados”, observou, indicando que a autarquia fica responsável por fornecer um assistente técnico à unidade de saúde.
O presidente da ULSAM acrescentou que a médica desta unidade de saúde é um dos 12 profissionais contratados no mais recente concurso para médicos, que começou em Março e concluiu as colocações em Novembro.
“Neste último concurso, a ULSAM contratou todos os médicos para os quais tinha vaga – 12 médicos”, acrescentou.
Com isto, a ULSAM ficou com “uma cobertura de 98% ao nível dos médicos de família”.
Em Julho, a ULSAM registava uma taxa de utentes com médico de família de 97,2%.
A Unidade de Saúde de Covas abriu em Setembro de 2022, funcionando duas vezes por semana.
O investimento na obra representou cerca de 15 mil euros, suportado pelo município, explicou então o presidente da Câmara.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, pediu desculpa esta terça-feira às moradoras da Estrada de Santa Luzia pelo atraso na requalificação de um troço de cerca de 230 metros daquela via.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebe esta quarta-feira, 26 de novembro, às 15h00, a sessão “Saúde Mental: Conhece-te a Ti Mesmo”. A iniciativa decorre no Edifício da Biblioteca Municipal e integra o programa da Rede Casas do Conhecimento.
As comunidades portuárias e várias associações do setor marítimo-portuário dirigiram uma carta aberta ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, pedindo uma intervenção urgente na greve dos trabalhadores das administrações portuárias, que já terá provocado prejuízos superiores a cinco milhões de euros.
O Benfica conquistou a sua primeira vitória na presente edição da Liga dos Campeões, ao triunfar por 2-0 no reduto do Ajax, em jogo da quinta jornada da fase de liga. Depois de quatro derrotas consecutivas, os encarnados somaram finalmente os primeiros pontos, mantendo viva a esperança na corrida aos play-off.
Entre 28 de novembro e 8 de dezembro, a Fortaleza de Valença transforma-se novamente num verdadeiro paraíso para os amantes de chocolate, com a realização de mais uma edição do evento Valença Fortaleza de Chocolate, considerado o mais doce da época natalícia.
Ponte de Lima vai receber, entre 13 de dezembro de 2024 e 22 de março de 2025, a exposição “Brinquedos que Contam Histórias”, na Sala de Exposições Temporárias do Museu do Brinquedo Português.