Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança terceira edição do “Tenho Voto na Matéria”

10 Maio, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria". 

Esta iniciativa, criada em 2021 com o propósito de conhecer as ideias e preocupações das crianças e jovens, tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a importância do envolvimento ativo de crianças e jovens na construção de comunidades mais justas, seguras e sustentáveis.
Nesta edição, a Segurança Digital surge como uma das novas áreas em destaque. Reconhece-se a importância crescente de abordar os riscos associados à violência online contra crianças e adolescentes. Este tipo de violência, cada vez mais presente, tem consequências graves no seu bem-estar e desenvolvimento, como a falta de motivação para frequentar as aulas, o isolamento, a depressão e outros efeitos com impacto prolongado.
Num mundo que tem mostrado um futuro incerto, a UNICEF Portugal reforça uma vez mais o seu compromisso com a iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que pretende reforçar uma cultura de participação e cidadania ativa na sociedade portuguesa, envolvendo os cidadãos mais jovens em processos de decisão. Para a UNICEF Portugal, a educação para a cidadania democrática e a participação ativa devem ser incorporadas na vida das crianças desde cedo, ajudando-as a entender como funcionam as estruturas de poder e como podem influenciar positivamente a sociedade.
Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, salienta que “Neste mês em que se realizam as eleições legislativas é fundamental reforçar o diálogo e a construção de pontes para promover a participação, a igualdade e a segurança das crianças e jovens em Portugal. A vida das crianças é diariamente afetada pelas medidas adotadas pelos responsáveis políticos. Contudo, nem sempre as suas preocupações são devidamente consideradas e o Tenho Voto na Matéria é uma oportunidade para que, de forma sistematizada, reflitam e apresentem as suas preocupações. Estamos convictos que esta 3ª edição vai dar continuidade ao sucesso das edições anteriores”.
A terceira edição da iniciativa “Tenho Voto Na Matéria” 2025, decorrerá entre 7 de e 31 de maio em www.unicef.pt/TenhoVotoNaMateria, e é direcionada a crianças e jovens entre os 10 e os 17 anos que residem em Portugal.
A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, sendo este último responsável pela conceção e aplicação do questionário e, também, pela recolha e análise dos resultados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico. O inquérito a que crianças e jovens responderão foi elaborado pelo Grupo Consultivo de Crianças e Jovens, composto por 29 elementos, dos quais 19 raparigas e 10 rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos e de diferentes contextos sociais, residentes nos distritos de Braga, Porto, Castelo Branco e Lisboa.
No âmbito da iniciativa, a UNICEF Portugal disponibiliza, na página do “Tenho Voto na Matéria”, um guião dirigido às escolas e entidades parceiras para apoiar o preenchimento do inquérito e criar oportunidades para aprofundar, de forma lúdica, a cidadania ativa, a democracia e os Direitos da Criança.
Os resultados do segundo inquérito, realizado em 2023, revelaram que 71% das crianças sentem que os adultos nunca ou raramente lhes perguntam a opinião. As principais preocupações das crianças e jovens são a saúde mental (58%), a internet e as redes sociais (44%) e a discriminação (42%), mantendo-se estas preocupações inalteradas em relação ao primeiro inquérito de 2021. A maioria (62%) das crianças e jovens consideravam estes como os maiores problemas porque poderiam afetar o seu futuro.
Na primeira edição da Tenho Voto na Matéria, realizada em 2021, por ter sido o ano subsequente à pandemia, os resultados revelaram que as maiores preocupações das crianças e jovens eram a saúde mental (20,8%), a discriminação (16%) e a internet e as redes sociais (11,6%). Nos grupos de discussão que se seguiram ao inquérito, os participantes manifestaram também preocupação com as condições habitacionais, o saneamento básico, o acesso à saúde, em particular da população idosa, bem como a falta de apoios sociais e económicos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
O inquérito “Tenho Voto na Matéria”, disponível em Qualtrics Survey | Qualtrics Experience Management, foi elaborado pela UNCEF Portugal, o CESOP e o Grupo Consultivo de Crianças e Jovens da UNICEF Portugal, constituído por crianças e jovens entre os 11 e os 19 anos, de diferentes geografias do país, contextos e condições de vida.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 17 Dezembro, 2025

Santa Luzia e Freixo já conhecem adversários da Taça de Portugal Feminina de Futsal

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.

Música 17 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam esta sexta-feira nos Paços do Concelho de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Governo vai pagar 30 milhões de euros em horas extraordinárias a professores

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.

Cultura 17 Dezembro, 2025

Festival de Documentário de Melgaço arrisca desaparecer após suspensão do apoio da câmara

O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.

Nacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo acolhe primeira Assembleia Intermunicipal da AMPV após eleições

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.

Regional 17 Dezembro, 2025

PJ desmantela esquema de IPTV ilegal em Valença com centenas de utilizadores

A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.

Internacional 17 Dezembro, 2025

Viana do Castelo entrega novo iate de luxo à Windstar Cruises

Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.