Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança terceira edição do “Tenho Voto na Matéria”

10 Maio, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria". 

Esta iniciativa, criada em 2021 com o propósito de conhecer as ideias e preocupações das crianças e jovens, tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a importância do envolvimento ativo de crianças e jovens na construção de comunidades mais justas, seguras e sustentáveis.
Nesta edição, a Segurança Digital surge como uma das novas áreas em destaque. Reconhece-se a importância crescente de abordar os riscos associados à violência online contra crianças e adolescentes. Este tipo de violência, cada vez mais presente, tem consequências graves no seu bem-estar e desenvolvimento, como a falta de motivação para frequentar as aulas, o isolamento, a depressão e outros efeitos com impacto prolongado.
Num mundo que tem mostrado um futuro incerto, a UNICEF Portugal reforça uma vez mais o seu compromisso com a iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que pretende reforçar uma cultura de participação e cidadania ativa na sociedade portuguesa, envolvendo os cidadãos mais jovens em processos de decisão. Para a UNICEF Portugal, a educação para a cidadania democrática e a participação ativa devem ser incorporadas na vida das crianças desde cedo, ajudando-as a entender como funcionam as estruturas de poder e como podem influenciar positivamente a sociedade.
Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, salienta que “Neste mês em que se realizam as eleições legislativas é fundamental reforçar o diálogo e a construção de pontes para promover a participação, a igualdade e a segurança das crianças e jovens em Portugal. A vida das crianças é diariamente afetada pelas medidas adotadas pelos responsáveis políticos. Contudo, nem sempre as suas preocupações são devidamente consideradas e o Tenho Voto na Matéria é uma oportunidade para que, de forma sistematizada, reflitam e apresentem as suas preocupações. Estamos convictos que esta 3ª edição vai dar continuidade ao sucesso das edições anteriores”.
A terceira edição da iniciativa “Tenho Voto Na Matéria” 2025, decorrerá entre 7 de e 31 de maio em www.unicef.pt/TenhoVotoNaMateria, e é direcionada a crianças e jovens entre os 10 e os 17 anos que residem em Portugal.
A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, sendo este último responsável pela conceção e aplicação do questionário e, também, pela recolha e análise dos resultados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico. O inquérito a que crianças e jovens responderão foi elaborado pelo Grupo Consultivo de Crianças e Jovens, composto por 29 elementos, dos quais 19 raparigas e 10 rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos e de diferentes contextos sociais, residentes nos distritos de Braga, Porto, Castelo Branco e Lisboa.
No âmbito da iniciativa, a UNICEF Portugal disponibiliza, na página do “Tenho Voto na Matéria”, um guião dirigido às escolas e entidades parceiras para apoiar o preenchimento do inquérito e criar oportunidades para aprofundar, de forma lúdica, a cidadania ativa, a democracia e os Direitos da Criança.
Os resultados do segundo inquérito, realizado em 2023, revelaram que 71% das crianças sentem que os adultos nunca ou raramente lhes perguntam a opinião. As principais preocupações das crianças e jovens são a saúde mental (58%), a internet e as redes sociais (44%) e a discriminação (42%), mantendo-se estas preocupações inalteradas em relação ao primeiro inquérito de 2021. A maioria (62%) das crianças e jovens consideravam estes como os maiores problemas porque poderiam afetar o seu futuro.
Na primeira edição da Tenho Voto na Matéria, realizada em 2021, por ter sido o ano subsequente à pandemia, os resultados revelaram que as maiores preocupações das crianças e jovens eram a saúde mental (20,8%), a discriminação (16%) e a internet e as redes sociais (11,6%). Nos grupos de discussão que se seguiram ao inquérito, os participantes manifestaram também preocupação com as condições habitacionais, o saneamento básico, o acesso à saúde, em particular da população idosa, bem como a falta de apoios sociais e económicos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
O inquérito “Tenho Voto na Matéria”, disponível em Qualtrics Survey | Qualtrics Experience Management, foi elaborado pela UNCEF Portugal, o CESOP e o Grupo Consultivo de Crianças e Jovens da UNICEF Portugal, constituído por crianças e jovens entre os 11 e os 19 anos, de diferentes geografias do país, contextos e condições de vida.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 23 Dezembro, 2025

Canábis é a droga ilícita mais consumida em Portugal

A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.

Internacional 23 Dezembro, 2025

Beherit e outras bandas de renome confirmadas no SWR Barroselas Metalfest 2026

O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.

Regional 23 Dezembro, 2025

Valença aprova orçamento recorde de 39,8 milhões de euros para 2026

A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.

Nacional 23 Dezembro, 2025

Bloco de Esquerda denuncia problemas graves em hospitais do Alto Minho

O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.

Regional 23 Dezembro, 2025

Darque recebe investimento de 935 mil euros para requalificação do centro de saúde

O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.

Regional 23 Dezembro, 2025

GNR e PSP detêm 304 condutores por excesso de álcool

Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.

Desporto 22 Dezembro, 2025

Mais de 3.300 atletas confirmados para a São Silvestre de Viana do Castelo

Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.