Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança terceira edição do “Tenho Voto na Matéria”

10 Maio, 2025 | 17:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

Depois do sucesso das duas primeiras edições, que contaram, cada uma, com a participação de mais de 10.000 crianças e jovens, a UNICEF Portugal lança a terceira edição do "Tenho Voto na Matéria". 

Esta iniciativa, criada em 2021 com o propósito de conhecer as ideias e preocupações das crianças e jovens, tem como objetivo sensibilizar a sociedade e os decisores políticos para a importância do envolvimento ativo de crianças e jovens na construção de comunidades mais justas, seguras e sustentáveis.
Nesta edição, a Segurança Digital surge como uma das novas áreas em destaque. Reconhece-se a importância crescente de abordar os riscos associados à violência online contra crianças e adolescentes. Este tipo de violência, cada vez mais presente, tem consequências graves no seu bem-estar e desenvolvimento, como a falta de motivação para frequentar as aulas, o isolamento, a depressão e outros efeitos com impacto prolongado.
Num mundo que tem mostrado um futuro incerto, a UNICEF Portugal reforça uma vez mais o seu compromisso com a iniciativa “Tenho Voto na Matéria”, que pretende reforçar uma cultura de participação e cidadania ativa na sociedade portuguesa, envolvendo os cidadãos mais jovens em processos de decisão. Para a UNICEF Portugal, a educação para a cidadania democrática e a participação ativa devem ser incorporadas na vida das crianças desde cedo, ajudando-as a entender como funcionam as estruturas de poder e como podem influenciar positivamente a sociedade.
Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, salienta que “Neste mês em que se realizam as eleições legislativas é fundamental reforçar o diálogo e a construção de pontes para promover a participação, a igualdade e a segurança das crianças e jovens em Portugal. A vida das crianças é diariamente afetada pelas medidas adotadas pelos responsáveis políticos. Contudo, nem sempre as suas preocupações são devidamente consideradas e o Tenho Voto na Matéria é uma oportunidade para que, de forma sistematizada, reflitam e apresentem as suas preocupações. Estamos convictos que esta 3ª edição vai dar continuidade ao sucesso das edições anteriores”.
A terceira edição da iniciativa “Tenho Voto Na Matéria” 2025, decorrerá entre 7 de e 31 de maio em www.unicef.pt/TenhoVotoNaMateria, e é direcionada a crianças e jovens entre os 10 e os 17 anos que residem em Portugal.
A iniciativa resulta da colaboração entre a UNICEF Portugal, o seu Grupo Consultivo de Crianças e Jovens e o Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) da Universidade Católica Portuguesa, sendo este último responsável pela conceção e aplicação do questionário e, também, pela recolha e análise dos resultados do inquérito online, garantindo a sua qualidade e rigor científico. O inquérito a que crianças e jovens responderão foi elaborado pelo Grupo Consultivo de Crianças e Jovens, composto por 29 elementos, dos quais 19 raparigas e 10 rapazes, com idades entre os 12 e os 18 anos e de diferentes contextos sociais, residentes nos distritos de Braga, Porto, Castelo Branco e Lisboa.
No âmbito da iniciativa, a UNICEF Portugal disponibiliza, na página do “Tenho Voto na Matéria”, um guião dirigido às escolas e entidades parceiras para apoiar o preenchimento do inquérito e criar oportunidades para aprofundar, de forma lúdica, a cidadania ativa, a democracia e os Direitos da Criança.
Os resultados do segundo inquérito, realizado em 2023, revelaram que 71% das crianças sentem que os adultos nunca ou raramente lhes perguntam a opinião. As principais preocupações das crianças e jovens são a saúde mental (58%), a internet e as redes sociais (44%) e a discriminação (42%), mantendo-se estas preocupações inalteradas em relação ao primeiro inquérito de 2021. A maioria (62%) das crianças e jovens consideravam estes como os maiores problemas porque poderiam afetar o seu futuro.
Na primeira edição da Tenho Voto na Matéria, realizada em 2021, por ter sido o ano subsequente à pandemia, os resultados revelaram que as maiores preocupações das crianças e jovens eram a saúde mental (20,8%), a discriminação (16%) e a internet e as redes sociais (11,6%). Nos grupos de discussão que se seguiram ao inquérito, os participantes manifestaram também preocupação com as condições habitacionais, o saneamento básico, o acesso à saúde, em particular da população idosa, bem como a falta de apoios sociais e económicos para as famílias em situação de maior vulnerabilidade.
O inquérito “Tenho Voto na Matéria”, disponível em Qualtrics Survey | Qualtrics Experience Management, foi elaborado pela UNCEF Portugal, o CESOP e o Grupo Consultivo de Crianças e Jovens da UNICEF Portugal, constituído por crianças e jovens entre os 11 e os 19 anos, de diferentes geografias do país, contextos e condições de vida.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Juventude Viana empata em casa com o Cambra mas mantém liderança isolada do campeonato

A Juventude de Viana empatou (3-3) com o HA Cambra, este sábado, no Pavilhão José Natário, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de 2.ª Divisão de hóquei em patins. Foi o primeiro empate da Juventude nesta temporada, que manteve, contudo, a liderança isolada com 46 pontos em 17 jogos (15 vitórias, uma derrota e um empate).

Nacional 22 Fevereiro, 2026

Secretária de Estado visita Politécnico de Viana do Castelo para debater acesso ao ensino superior

A Secretária de Estado do Ensino Superior, Cláudia Sarrico, deslocou-se esta sexta-feira ao Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) para uma reunião no âmbito do ciclo de auscultações às instituições de ensino superior.

Desporto 22 Fevereiro, 2026

Santa Luzia reage na reta final e garante empate diante do GD Árvore

O Santa Luzia FC empatou este sábado a três golos frente ao GD Árvore, em partida referente à 17.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputada no Pavilhão Municipal José Natário. A formação vianense recuperou de uma desvantagem de dois golos nos minutos finais, somando um ponto perante o seu público.

Nacional 22 Fevereiro, 2026

Aguiar-Branco visita zonas afetadas pelo mau tempo no Alto Minho e apela à execução do PTRR

O presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, visitou vários pontos do distrito de Viana do Castelo para avaliar os estragos provocados pelas recentes tempestades e apelou a todos os partidos e entidades para se envolverem na execução do Plano de Transformação, Recuperação e Resiliência (PTRR).

Internacional 21 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe “Guerreiras do K-Pop”

Viana do Castelo vai ser palco de um espetáculo único de K-Pop no próximo sábado, 11 de abril, no Centro Cultural Viana do Castelo, a partir das 15h00.

Internacional 21 Fevereiro, 2026

Queres ser a Mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia?

Estão oficialmente abertas as candidaturas para a escolha da Mordoma do Cartaz da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia 2026, a figura que irá representar a festa mais emblemática da cidade.

Desporto 21 Fevereiro, 2026

Juventude Viana recebe hoje Académico de Cambra na 17.ª jornada do campeonato

A Juventude Viana recebe este sábado, às 21h30, no Pavilhão José Natário, a equipa do HC Cambra, em jogo referente à 17.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.