Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança repositório de recursos online para combater abuso e violência sexual contra crianças

11 Maio, 2023 | 15:52
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A UNICEF Portugal anuncia a criação de um repositório de recursos no seu site oficial – www.unicef.pt – “Violência Sexual contra Crianças”. O objetivo é fornecer acesso livre a recursos, protocolos, manuais, guias, diretrizes, dados, recomendações, convenções e outros instrumentos internacionais relacionados ao tema do abuso e da violência sexual contra crianças.

Destinada a informar, orientar e auxiliar pais, familiares, profissionais, pais, cuidadores, técnicos ou até comunicação social a atuar e lidar com potenciais ou declaradas situações desta natureza, a página pretende ser um repositório de ferramentas e conhecimento acessível e esclarecedor.

Para Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, “é fundamental atuar perante este flagelo que todos sabemos que existe nas nossas comunidades e que, devido aos pesados estigmas que acarreta, tem sido secundarizado. A UNICEF estima que uma em cada oito crianças no mundo (12,7%) foi abusada sexualmente antes de completar os 18 anos de idade, podendo este número ser muito superior. O abuso e exploração sexual de crianças tem de ser encarada e combatida de forma estruturada e sistémica, tendo sempre como foco e prioridade a criança, (não as instituições) e a resposta obrigatória do Estado como garante de proteção para todas as crianças”.

“É sob este prisma que a UNICEF Portugal lança um novo repositório de recursos com ferramentas e conteúdos fundamentais para todos aqueles que trabalham para e com crianças possam ter mais informação e capacidade para garantir a efetiva salvaguarda das mesmas. A sociedade de forma transversal deve saber como atuar relativamente a casos que enquadrem situações de abusos ou violência sexual sobre crianças. Trata-se de um imperativo capacitar a sociedade civil e os profissionais de meios que lhes permitam identificar e atuar neste tipo de situações que provocam nestas crianças uma enorme dor e sérios impactos no seu saudável desenvolvimento”, conclui a responsável.

Entre outros recursos disponibilizados na página, relacionados com situações de violência e abusos sexuais de crianças verificadas em diversos contextos – familiar, escolar, desportivo, entre outros – a UNICEF Portugal apresenta, a título de exemplo, documentos como guias dirigidos aos pais, um curso online sobre como lidar e combater este tipo de situações e manuais com linhas orientadoras de ação e conduta para jornalistas e órgãos de comunicação social que cobrem casos de violência sexual contra crianças.

A violência sexual contra crianças e jovens constitui uma clara e grave violação dos direitos humanos, sendo um complexo problema de saúde pública que comporta consequências significativa para a saúde destes grupos e compromete o seu desenvolvimento e o seu futuro.

Neste sentido, a UNICEF Portugal tem também apelado a um conjunto de medidas, que devem ser implementadas de forma integrada:

  1. Assegurar o apoio às vítimas de forma imediata e empenhada, sem discriminação;
  2. Realização de um estudo abrangente para se avaliar a incidência do fenómeno do abuso sexual e a capacidade atual do sistema para prevenir e responder aos casos;
  3. Criação de um referencial de qualificações e de formação obrigatória para todos os profissionais que lidam diretamente com crianças;
  4. Sensibilizar a sociedade para a importância da valorização dos Direitos das Crianças;
  5. Nomear um alto responsável político pelos Direitos da Criança, que possa trabalhar transversalmente com toda a administração pública e com a sociedade civil.

O abuso e a exploração sexual de crianças têm repercussões negativas na sua saúde e bem-estar psicológico, emocional e social. O seu impacto depende da natureza, gravidade e duração do abuso em causa, da capacidade da criança em compreender o abuso a que foi sujeita, das suas estratégias para lidar com o mesmo e ainda das respostas, ferramentas e apoio à sua disposição, de familiares, amigos, comunidade e serviços em geral quando deparadas com este tipo de situações.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Opinião 17 Abril, 2024

OPINIÃO: “Arbitragem – O Refúgio dos Incompetentes”

De Norte a Sul do país, das competições regionais até às competições profissionais de futebol o tema recorrente foi, é e será, a arbitragem.

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.