Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança repositório de recursos online para combater abuso e violência sexual contra crianças

11 Maio, 2023 | 15:52
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A UNICEF Portugal anuncia a criação de um repositório de recursos no seu site oficial – www.unicef.pt – “Violência Sexual contra Crianças”. O objetivo é fornecer acesso livre a recursos, protocolos, manuais, guias, diretrizes, dados, recomendações, convenções e outros instrumentos internacionais relacionados ao tema do abuso e da violência sexual contra crianças.

Destinada a informar, orientar e auxiliar pais, familiares, profissionais, pais, cuidadores, técnicos ou até comunicação social a atuar e lidar com potenciais ou declaradas situações desta natureza, a página pretende ser um repositório de ferramentas e conhecimento acessível e esclarecedor.

Para Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, “é fundamental atuar perante este flagelo que todos sabemos que existe nas nossas comunidades e que, devido aos pesados estigmas que acarreta, tem sido secundarizado. A UNICEF estima que uma em cada oito crianças no mundo (12,7%) foi abusada sexualmente antes de completar os 18 anos de idade, podendo este número ser muito superior. O abuso e exploração sexual de crianças tem de ser encarada e combatida de forma estruturada e sistémica, tendo sempre como foco e prioridade a criança, (não as instituições) e a resposta obrigatória do Estado como garante de proteção para todas as crianças”.

“É sob este prisma que a UNICEF Portugal lança um novo repositório de recursos com ferramentas e conteúdos fundamentais para todos aqueles que trabalham para e com crianças possam ter mais informação e capacidade para garantir a efetiva salvaguarda das mesmas. A sociedade de forma transversal deve saber como atuar relativamente a casos que enquadrem situações de abusos ou violência sexual sobre crianças. Trata-se de um imperativo capacitar a sociedade civil e os profissionais de meios que lhes permitam identificar e atuar neste tipo de situações que provocam nestas crianças uma enorme dor e sérios impactos no seu saudável desenvolvimento”, conclui a responsável.

Entre outros recursos disponibilizados na página, relacionados com situações de violência e abusos sexuais de crianças verificadas em diversos contextos – familiar, escolar, desportivo, entre outros – a UNICEF Portugal apresenta, a título de exemplo, documentos como guias dirigidos aos pais, um curso online sobre como lidar e combater este tipo de situações e manuais com linhas orientadoras de ação e conduta para jornalistas e órgãos de comunicação social que cobrem casos de violência sexual contra crianças.

A violência sexual contra crianças e jovens constitui uma clara e grave violação dos direitos humanos, sendo um complexo problema de saúde pública que comporta consequências significativa para a saúde destes grupos e compromete o seu desenvolvimento e o seu futuro.

Neste sentido, a UNICEF Portugal tem também apelado a um conjunto de medidas, que devem ser implementadas de forma integrada:

  1. Assegurar o apoio às vítimas de forma imediata e empenhada, sem discriminação;
  2. Realização de um estudo abrangente para se avaliar a incidência do fenómeno do abuso sexual e a capacidade atual do sistema para prevenir e responder aos casos;
  3. Criação de um referencial de qualificações e de formação obrigatória para todos os profissionais que lidam diretamente com crianças;
  4. Sensibilizar a sociedade para a importância da valorização dos Direitos das Crianças;
  5. Nomear um alto responsável político pelos Direitos da Criança, que possa trabalhar transversalmente com toda a administração pública e com a sociedade civil.

O abuso e a exploração sexual de crianças têm repercussões negativas na sua saúde e bem-estar psicológico, emocional e social. O seu impacto depende da natureza, gravidade e duração do abuso em causa, da capacidade da criança em compreender o abuso a que foi sujeita, das suas estratégias para lidar com o mesmo e ainda das respostas, ferramentas e apoio à sua disposição, de familiares, amigos, comunidade e serviços em geral quando deparadas com este tipo de situações.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar.