Logo
Nacional

UNICEF Portugal lança repositório de recursos online para combater abuso e violência sexual contra crianças

11 Maio, 2023 | 15:52
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A UNICEF Portugal anuncia a criação de um repositório de recursos no seu site oficial – www.unicef.pt – “Violência Sexual contra Crianças”. O objetivo é fornecer acesso livre a recursos, protocolos, manuais, guias, diretrizes, dados, recomendações, convenções e outros instrumentos internacionais relacionados ao tema do abuso e da violência sexual contra crianças.

Destinada a informar, orientar e auxiliar pais, familiares, profissionais, pais, cuidadores, técnicos ou até comunicação social a atuar e lidar com potenciais ou declaradas situações desta natureza, a página pretende ser um repositório de ferramentas e conhecimento acessível e esclarecedor.

Para Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal, “é fundamental atuar perante este flagelo que todos sabemos que existe nas nossas comunidades e que, devido aos pesados estigmas que acarreta, tem sido secundarizado. A UNICEF estima que uma em cada oito crianças no mundo (12,7%) foi abusada sexualmente antes de completar os 18 anos de idade, podendo este número ser muito superior. O abuso e exploração sexual de crianças tem de ser encarada e combatida de forma estruturada e sistémica, tendo sempre como foco e prioridade a criança, (não as instituições) e a resposta obrigatória do Estado como garante de proteção para todas as crianças”.

“É sob este prisma que a UNICEF Portugal lança um novo repositório de recursos com ferramentas e conteúdos fundamentais para todos aqueles que trabalham para e com crianças possam ter mais informação e capacidade para garantir a efetiva salvaguarda das mesmas. A sociedade de forma transversal deve saber como atuar relativamente a casos que enquadrem situações de abusos ou violência sexual sobre crianças. Trata-se de um imperativo capacitar a sociedade civil e os profissionais de meios que lhes permitam identificar e atuar neste tipo de situações que provocam nestas crianças uma enorme dor e sérios impactos no seu saudável desenvolvimento”, conclui a responsável.

Entre outros recursos disponibilizados na página, relacionados com situações de violência e abusos sexuais de crianças verificadas em diversos contextos – familiar, escolar, desportivo, entre outros – a UNICEF Portugal apresenta, a título de exemplo, documentos como guias dirigidos aos pais, um curso online sobre como lidar e combater este tipo de situações e manuais com linhas orientadoras de ação e conduta para jornalistas e órgãos de comunicação social que cobrem casos de violência sexual contra crianças.

A violência sexual contra crianças e jovens constitui uma clara e grave violação dos direitos humanos, sendo um complexo problema de saúde pública que comporta consequências significativa para a saúde destes grupos e compromete o seu desenvolvimento e o seu futuro.

Neste sentido, a UNICEF Portugal tem também apelado a um conjunto de medidas, que devem ser implementadas de forma integrada:

  1. Assegurar o apoio às vítimas de forma imediata e empenhada, sem discriminação;
  2. Realização de um estudo abrangente para se avaliar a incidência do fenómeno do abuso sexual e a capacidade atual do sistema para prevenir e responder aos casos;
  3. Criação de um referencial de qualificações e de formação obrigatória para todos os profissionais que lidam diretamente com crianças;
  4. Sensibilizar a sociedade para a importância da valorização dos Direitos das Crianças;
  5. Nomear um alto responsável político pelos Direitos da Criança, que possa trabalhar transversalmente com toda a administração pública e com a sociedade civil.

O abuso e a exploração sexual de crianças têm repercussões negativas na sua saúde e bem-estar psicológico, emocional e social. O seu impacto depende da natureza, gravidade e duração do abuso em causa, da capacidade da criança em compreender o abuso a que foi sujeita, das suas estratégias para lidar com o mesmo e ainda das respostas, ferramentas e apoio à sua disposição, de familiares, amigos, comunidade e serviços em geral quando deparadas com este tipo de situações.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 11 Dezembro, 2025

Alvarães: Primeiras 17 escrituras entregues legalizam bairro com mais de meio século

A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.

Desporto 11 Dezembro, 2025

Município de Silves homenageia atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense

O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.

Regional 11 Dezembro, 2025

Detido suspeito de incêndio em habitação em Vila Nova de Cerveira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.

Regional 11 Dezembro, 2025

GNR de Viana do Castelo realiza 17 detenções e regista 77 acidentes em uma semana

A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Benfica impõe-se ao campeão italiano e relança ambições na Liga dos Campeões

O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.

Desporto 10 Dezembro, 2025

Liga Feminina de Futsal regressa a Viana do Castelo após longa paragem para o Mundial

Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.

Nacional 10 Dezembro, 2025

Réplicas icónicas do Porto em LEGO® viajam de Paredes de Coura para exposição no WOW Porto

Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.