Logo
Internacional

UNICEF Portugal apela a donativos

16 Maio, 2025 | 12:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Moçambique enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada por uma combinação devastadora de violência armada, pobreza estrutural, desastres naturais extremos e emergências de saúde pública. Esta policrise está a afetar gravemente as crianças: estima-se que 4,8 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária, incluindo 3,4 milhões de crianças.

Perante esta situação crítica, a UNICEF Portugal lança um apelo urgente a donativos para apoiar as operações de emergência em Moçambique e garantir um futuro para estas crianças e as suas famílias.

“Moçambique é um país de resiliência e esperança, mas também de desafios imensos. Milhões de crianças enfrentam dificuldades diárias para sobreviver, sem o essencial para crescerem saudáveis e seguras,” afirma Beatriz Imperatori, Diretora Executiva da UNICEF Portugal. “A UNICEF está no terreno, levando água potável, alimentos terapêuticos para o tratamento da subnutrição e cuidados de saúde a quem mais precisa. Mas, para podermos continuar a manter esta resposta, precisamos do apoio de todos.”

Os eventos climáticos extremos, que fustigaram Moçambique no último ano, provocaram danos a  183 infraestruturas de saúde e o aumento drástico da insegurança alimentar, com 3 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Quase 70% da população afetada não tem acesso a serviços de saneamento, e apenas 13% da população total tem acesso a água segura para beber. Casos de cólera estão a atingir ou a colocar em risco milhares de crianças. Mais de 1,1 milhão de crianças com menos de cinco anos de idade têm desnutrição aguda crónica e 94.000 necessitam de tratamento urgente para a desnutrição aguda grave.

No que respeita ao acesso à educação, os sucessivos desastres climáticos danificaram ou destruíram 1.662 escolas, prejudicando cerca de 400.000 crianças, professores e equipas pedagógicas.

Na província de Cabo Delgado, afetada pelo conflito, mais de 1,3 milhões de pessoas precisam de assistência humanitária. Cerca de 80% destas pessoas são mulheres e crianças. Só aqui, mais de 540 mil crianças necessitam de proteção contra abusos, violência e exploração infantil.

A UNICEF está a prestar apoio direto às comunidades mais afetadas em Moçambique através de equipas de saúde móveis em zonas de difícil acesso, nomeadamente com vacinas, alimentos terapêuticos para o tratamento da subnutrição aguda, kits de higiene e material escolar, bem como com a criação de espaços temporários de aprendizagem e apoio psicossocial para as crianças. Para manter esta operação e responder às necessidades humanitárias de 2,5 milhões de pessoas, incluindo 2,1 milhões de crianças, são necessários 56 milhões de euros.

Como ajudar:

A UNICEF Portugal apela ao apoio urgente dos portugueses à resposta humanitária para ajudar as crianças e famílias de Moçambique:

•      Donativo online: https://donativos.unicef.pt/campanha/ajudar-mocambique/

•      MBWay: 919 919 939

•      Transferência ou depósito bancário: IBAN PT50 0033 0000 5013 1901 2290 5

•      Multibanco: Entidade 20 467 | Referência 777 777 777

•      Ser Solidário no Multibanco: Transferências – Ser Solidário – UNICEF

•      Donativo por correio – Cheque: Av. Barbosa du Bocage 87, 6º andar, 1050-030 Lisboa

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 7 Novembro, 2025

Club Lote 5 vibra ao ritmo do natal com o Lote of Christmas

A Anémona Sonora e o Club Lote 5 produzem, no próximo dia 05 de dezembro, entre as 23h00 e as 06h00 uma festa para celebrar o natal ao som da melhor "house music".

Regional 7 Novembro, 2025

Galáxia: 50 anos de música e memórias no coração de Viana do Castelo

A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.

Regional 7 Novembro, 2025

Krisálida celebra uma década de criação com lançamento de livro em Viana do Castelo

A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.

Desporto 7 Novembro, 2025

Vianense Marta Paço conquista vice-campeonato mundial de Parasurfing na Califórnia

Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.

Regional 7 Novembro, 2025

Magusto de São Martinho volta a animar o Terreiro de Vila Nova de Cerveira

O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.

Regional 7 Novembro, 2025

Prazo do concurso para reabilitação do Cineteatro de Valença prorrogado até 12 de novembro

A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.

Regional 7 Novembro, 2025

Ponte de Lima celebra o Dia Mundial do Enoturismo com programa dedicado ao Vinho Verde e às tradições locais

O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.