A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de garantir financiamento, de cerca de cinco milhões de euros, para o projeto de transformação do antigo Matadouro Municipal num centro de criação que vai combinar a ciência e tecnologiacom arte através do programa Novo Bauhaus Europeu, do Pacto Verde.
O “VIANA S+T+ARTS CENTRE” foi uma das 14 candidaturas premiadas, e a única portuguesa selecionada, entre as 100 apresentadas de vários países da Europa. O Vereador com os pelouros da Administração Geral, Transição Digital e Inovação, Ricardo Rego, esteve presente na cerimónia que se realizou em Bruxelas, e recebeu o anúncio feito pela Comissária Europeia, Elisa Ferreira.
Recorde-se de que o antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo foi inaugurado em 1926 e desativado em 1990.
A candidatura, elaborada no âmbito da “Call for Innovative Actions” da European Urban Initiative (New European Bauhaus), foi submetida em janeiro de 2023, com um orçamento superior a seis milhões de euros, sendo agora financiada a 80% pelo FEDER.
O projeto será apresentado publicamente em breve e visa a requalificação do antigo matadouro municipal, transformando-o num espaço inovador, inclusivo e cultural, passando a ser um novo laboratório de cidade criativa, estimulando a inovação azul impulsionada pelas artes sustentáveis, e por meio da experimentação do conceito S+T+ARTS através de pequenas atividades-piloto ali a desenvolver com vários parceiros locais, nacionais e outros países europeus.
A iniciativa Novo Bauhaus Europeu (NBE) apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo.

Ao criar pontes entre diferentes contextos, promover uma abordagem transdisciplinar e tirar partido de uma participação a todos os níveis, o Novo Bauhaus Europeu inspira um movimento que visa facilitar e orientar a transformação das nossas sociedades de acordo com três valores indissociáveis: sustentabilidade — englobando objetivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade, inclusão — englobando a valorização da diversidade e a garantia da acessibilidade, tanto em termos físicos como de preços, estética e qualidade da experiência das pessoas — através da conceção, de emoções positivas e de benefícios culturais.
O Novo Bauhaus Europeu disponibilizou 65 milhões de euros para projetos inovadores nas cidades, representando 8% das verbas disponibilizadas pelo FEDER.
Foi em outubro do ano passado que a Iniciativa Urbana Europeia (EUA) lançou o convite para as candidaturas para apoiar a inovação urbana e as capacidades das cidades para construir um desenvolvimento urbano sustentável, tendo como objetivos a prática dos valores centrais da Nova Bauhaus Europeia (NEB), estética, sustentabilidade e inclusão.
Os projetos deveriam estar relacionados com quatro temas: construir e reformar com espírito de circularidade e neutralidade de carbono: preservar e transformar o património cultural; adaptar e transformar edifícios para soluções habitacionais acessíveis; e regenerar espaços urbanos.
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.
A freguesia de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, passa a dispor novamente de um posto dos CTT a partir da próxima segunda-feira, instalado no Centro Coordenador de Transportes, colmatando uma lacuna existente desde o passado dia 16 de janeiro.
Viana do Castelo marcou presença na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, uma das mais importantes feiras ibéricas do setor turístico, reforçando a promoção do concelho junto de profissionais e do público espanhol.
Cerca de dez mil clientes estavam sem fornecimento de energia elétrica às 11h30 desta terça-feira, com especial incidência no Norte litoral, incluindo o distrito de Viana do Castelo, na sequência das condições meteorológicas adversas provocadas pela passagem da depressão Joseph.