A Câmara Municipal de Monção e a Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Norte celebraram, recentemente, um protocolo de colaboração tendo como finalidade a disponibilização de consultas gratuitas de psico-oncologia a todos os monçanenses.
O serviço destina-se a todos os doentes oncológicos, familiares, cuidadores e profissionais de saúde na área da oncologia, estando em funcionamento na sede da União de Freguesias de Monção e Troviscoso. As consultas realizam-se todas as quartas-feiras, no período da manhã, devendo as marcações ser efetuadas através do serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Monção.
“Além do suporte psicológico, o serviço presta apoio aos doentes em situação de precaridade económica e social, através de reembolsos ou ajudas técnicas em medicamentos, aquisição de óculos, despesas de luz e água, transporte, suplementos alimentares, material terapêutico e tratamento dentário”, explicou o Município de Monção, numa nota de imprensa.
O serviço abrange ainda “esclarecimento de dúvidas sobre os direitos do doente oncológico nas áreas de direito civil, seguros, trabalho, saúde, fiscalidade e segurança social”, completou.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.
Nos últimos quatro dias, GNR e PSP detiveram uma média diária de 76 condutores por condução sob efeito de álcool, totalizando 304 detenções desde 18 de dezembro — 182 pela GNR e 122 pela PSP.
Viana do Castelo prepara-se para receber, no próximo dia 27 de dezembro, a 12ª edição da Corrida de S. Silvestre CLS Brands, que contará com a participação de mais de 3.300 atletas.
Os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC) anunciaram alterações na recolha de resíduos sólidos urbanos durante o período festivo do Natal e do Ano Novo.
O Governo anunciou a concessão de três dias de tolerância de ponto aos trabalhadores da função pública durante o período festivo: 24, 26 e 31 de dezembro.