A Ultriplo recolheu, no ano de 2022, em Ponte da Barca, cerca de 10 toneladas de bens doados pelos barquenses. No balanço final recolhido no município, os números confirmam a recolha de roupas, calçado, brinquedos, livros, entre outros em contentores da Ultriplo que estão espalhados pela vila e que ganham uma segunda vida graças à reutilização e à reciclagem.
Dos bens recolhidos no concelho de Ponte da Barca, foram reutilizados cerca de 6 toneladas, reciclados 3 toneladas e para aterro aproximadamente meia tonelada. Com esta recolha reduziu-se em 32,7 toneladas de emissão de CO2.
Refira-se, o trabalho da Ultriplo, desenvolve-se em estrita relação com os municípios, como Ponte da Barca, através da instalação de contentores que garantem uma segunda vida a cada peça de roupa ou bem desperdiçado.
A reutilização e a reciclagem têxtil são essenciais ao combate contra a mudança climática uma vez que reduzem o desperdício, preservando o ambiente.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.