Logo
Música

Última guitarra de Kurt Cobain leiloada por mais de 1 milhão de euros

19 Novembro, 2023 | 14:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A guitarra usada pelo músico norte-americano Kurt Cobain no último concerto foi vendida em leilão por mais de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros), anunciou a leiloeira.

Aguitarra Fender Mustang, para canhotos, era “a favorita” do vocalista dos Nirvana, usada na última digressão dos Nirvana, em 1993-1994, indicou a Julien’s Auctions, num comunicado divulgado na sexta-feira.

O instrumento leiloado em Nashville, no estado do Tennessee, está intacto, ao contrário de muitas das guitarras partidas em palco pela lenda do grunge.

Em maio, uma Fender Stratocaster preta, destruída por Cobain, foi arrematada por 595 mil euros num leilão, no Hard Rock Café de Nova Iorque.

Depois de marcar uma geração de fãs dos Nirvana com êxitos como “Smells Like Teen Spirit” e “Come as You Are”, Kurt Cobain suicidou-se em abril de 1994, aos 27 anos.

Na quinta-feira, a Julien’s Auctions vendeu também uma guitarra de Eric Clapton, por cerca de 1,3 milhões de dólares (1,2 milhões de euros).

Apelidada de “The Fool”, esta Gibson SG está fortemente associada ao período do cantor com a banda Cream, na qual produziu um dos sons mais característicos do rock.

A decoração personalizada e psicadélica faz desta guitarra um dos instrumentos mais reconhecidos do rock e um símbolo do “verão do Amor”, o movimento de contracultura de 1967 que moldou uma geração.

Eric Clapton usou “The Fool” pela primeira vez na primeira digressão dos Cream nos Estados Unidos.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.

Desporto 14 Abril, 2024

Atlético dos Arcos é o novo Campeão da Associação de Futebol de Viana do Castelo

O Atlético dos Arcos sagrou-se, este domingo, campeão distrital da 1 Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo. A equipa orientada por Fernando Rego derrotou (3-1) a AD Ponte da Barca e garantiu também o regresso ao Campeonato de Portugal, a duas jornadas do final da prova.

Desporto 14 Abril, 2024

Vianense perde em casa com o Fafe mas continua vivo na Liga 3

A AD Fafe venceu (0-2), no estádio Dr. José de Matos, o SC Vianense, numa das partidas da jornada 8 da fase manutenção da Liga 3, com dois golos de Ivo Braz ainda na primeira parte.