A guitarra usada pelo músico norte-americano Kurt Cobain no último concerto foi vendida em leilão por mais de 1,5 milhões de dólares (cerca de 1,3 milhões de euros), anunciou a leiloeira.
Aguitarra Fender Mustang, para canhotos, era “a favorita” do vocalista dos Nirvana, usada na última digressão dos Nirvana, em 1993-1994, indicou a Julien’s Auctions, num comunicado divulgado na sexta-feira.
O instrumento leiloado em Nashville, no estado do Tennessee, está intacto, ao contrário de muitas das guitarras partidas em palco pela lenda do grunge.
Em maio, uma Fender Stratocaster preta, destruída por Cobain, foi arrematada por 595 mil euros num leilão, no Hard Rock Café de Nova Iorque.
Depois de marcar uma geração de fãs dos Nirvana com êxitos como “Smells Like Teen Spirit” e “Come as You Are”, Kurt Cobain suicidou-se em abril de 1994, aos 27 anos.
Na quinta-feira, a Julien’s Auctions vendeu também uma guitarra de Eric Clapton, por cerca de 1,3 milhões de dólares (1,2 milhões de euros).
Apelidada de “The Fool”, esta Gibson SG está fortemente associada ao período do cantor com a banda Cream, na qual produziu um dos sons mais característicos do rock.
A decoração personalizada e psicadélica faz desta guitarra um dos instrumentos mais reconhecidos do rock e um símbolo do “verão do Amor”, o movimento de contracultura de 1967 que moldou uma geração.
Eric Clapton usou “The Fool” pela primeira vez na primeira digressão dos Cream nos Estados Unidos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.
A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.
Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.
A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.
A 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, realizada entre 15 e 22 de novembro, encerrou com um balanço extremamente positivo, registando níveis de participação superiores aos de todas as edições anteriores. O evento, promovido pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, voltou a destacar-se pela diversidade artística e pelo compromisso exemplar com a acessibilidade.
O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, pediu desculpa esta terça-feira às moradoras da Estrada de Santa Luzia pelo atraso na requalificação de um troço de cerca de 230 metros daquela via.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebe esta quarta-feira, 26 de novembro, às 15h00, a sessão “Saúde Mental: Conhece-te a Ti Mesmo”. A iniciativa decorre no Edifício da Biblioteca Municipal e integra o programa da Rede Casas do Conhecimento.