No próximo dia 24 de Maio, às 21:30h, chega pela primeira vez a Monção, aos palcos do Cineteatro João Verde o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica), com apresentação do espetáculo “Última Esperança”, do Coletivo Cuerpo Sur.
Com Encenação de Luís Guenel Soto, O espetáculo “Ultima Esperança” surge a partir de testemunhos e experiências que surgem à margem da supremacia das imagens que explora a cegueira, tendo como ponto de partida as histórias de indivíduos que entendem a realidade através de abordagens não normativas.
Numa sociedade que explora o consumo de imagens, ver é a norma, e aquilo que não nomeamos com os nossos olhos parece uma revolução. Esta obra investiga esses interstícios, onde se manifestam a comunicação humana e não-humana para além do ocularcentrismo. E dimensões sensoriais como o som, o cheiro ou a intuição ganham espaço, desafiando até o próprio teatro, questionando o “lugar de ver”.
Um exercício radical. Um clarão de ruído branco. E, também, uma pergunta avassaladora: quem não vê, deixa de ser visto?
Com interpretação de: Ébana Garín Coronel, Hilda Snippe. Este espetáculo faz parte programação resultante da inclusão do Cineteatro João Verde na RTCP (Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses)
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.