Logo
Regional

ULS do Alto Minho regulariza salários de médicos internos em julho

28 Junho, 2024 | 15:27
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) anunciou hoje que durante o mês de julho vai atualizar os salários de 12 médicos internos que passaram para o quarto ano de formação, em atraso desde janeiro.

Em resposta hoje, por escrito, a um pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa, na sequência de uma notícia publicada, na quinta-feira, pelo jornal Notícias de Viana, o conselho de administração da ULSAM lamentou a situação, que desconhecia.

“O conselho de administração tomou ontem [quinta-feira] conhecimento da situação exposta, que desde já lamenta. Após o apuramento dos factos, verifica-se que existem 12 internos a quem não foi ainda atualizado o escalão remuneratório devido, pela conclusão do 3º ano de formação do internato médico com aproveitamento. Esta falha, deve-se à dificuldade de articulação dos serviços internos da ULSAM. O conselho de administração encontra-se a envidar todos os esforços para que a situação fique sanada no mais curto espaço de tempo, ou seja, ainda durante o mês de julho”, refere a nota.

Também hoje, o Sindicato dos Médicos do Norte disse que vai questionar a administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) sobre as razões do atraso.

“Vamos questionar o conselho de administração porque temos recebido queixas de atraso na atualização dos salários dos médicos internos, no sentido de tentar resolver a situação”, afirmou Joana Bordalo e Sá.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e do Sindicatos dos Médicos do Norte explicou que, “quando os médicos internos passam para o quarto de formação, têm de subir para o escalão seguinte, com a respetiva atualização salarial”.

“Isso não está a acontecer, apesar de ter sido solicitado à administração da ULSAM”, acrescentou.

A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.

Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, e serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo, e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.

Em todas aquelas estruturas trabalham mais de 2.500 profissionais, dos quais cerca de 500 médicos e mais de 800 enfermeiros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Jovem de Afife recebe nova esperança de tratamento no Reino Unido com apoio de Youtuber

Ângela Pereira, 23 anos, natural de Afife, Viana do Castelo, ganhou nova esperança no combate à leucemia após o seu apelo nas redes sociais se tornar viral. A jovem, que enfrenta um prognóstico reservado devido a um aspergiloma — infeção fúngica rara e de difícil tratamento — recebeu agora atenção de especialistas internacionais.

Regional 14 Dezembro, 2025

Bombeiros de Arcos de Valdevez reforçam capacidade operacional com nova viatura de combate a incêndios

Os Bombeiros Voluntários de Arcos de Valdevez passaram a dispor de uma nova Viatura Urbana de Combate a Incêndios (VUCI) de última geração, reforçando de forma significativa a capacidade de resposta operacional num concelho exigente do ponto de vista territorial e rico em património natural.

Internacional 14 Dezembro, 2025

Amnistia Internacional denuncia graves violações de direitos humanos em cinco regiões do mundo

A Amnistia Internacional divulgou um conjunto de alertas sobre graves violações de direitos humanos em diferentes partes do mundo, destacando situações críticas no Sudão, Hong Kong, Faixa de Gaza, Sul da Ásia e Ucrânia.

Regional 14 Dezembro, 2025

Eurocidade Tui-Valença lança Calendário 2026 em ação solidária

A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.

Internacional 13 Dezembro, 2025

Bela Trama leva música de Viana do Castelo às dunas do Saara

A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).

Regional 13 Dezembro, 2025

Ponte da Barca celebra Natal com exposição de velas nos Paços do Concelho

Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.

Cultura 13 Dezembro, 2025

Viana do Castelo despede-se de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com concerto de Rodrigo Leão

Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.