A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) ativou no dia 04 o nível 1 do plano de contingência, mas os serviços assistenciais ligados à consulta, à cirurgia e ao internamento estão a funcionar com normalidade.
“O nível 1 foi ativado no dia 04 de janeiro, antecipando a maior afluência de utentes aos serviços de urgência devido às infeções respiratórias prevalentes neste período do ano”, referiu a ULSAM.
Em resposta a um pedido de esclarecimento da agência Lusa, a ULS indicou que “os serviços de urgência estão a funcionar com tempos de espera adequados a cada nível de prioridade clínica”.
A ativação do plano de contingência “implicou a transferência de cerca de uma dezena de utentes para unidades do setor privado e social”.
Em causa estão “utentes com alta clínica, mas que aguardam uma resolução da sua situação a nível social, nomeadamente vagas na rede de cuidados continuados”, acrescentou.
Estes utentes foram transferidos para o hospital privado Senhor do Bonfim, em Vila do Conde, distrito do Porto, “conforme previsto e protocolado”.
A ULSAM esclarece ainda que “as alterações ao nível de contingência dependem sempre da evolução da situação, mas serão sempre pensadas para prestar a melhor assistência possível à população do Alto Minho”.
A ULSAM é constituída por dois hospitais: o de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Conde de Bertiandos, em Ponte de Lima.
Integra ainda 12 centros de saúde, uma unidade de saúde pública e duas de convalescença, serve uma população residente superior a 244 mil pessoas dos 10 concelhos do distrito de Viana do Castelo e algumas populações vizinhas do distrito de Braga.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu 52 armas em estabelecimentos de ensino durante o ano letivo 2024/2025, no âmbito do Programa Escola Segura (PES). Os dados provisórios, divulgados na segunda-feira, revelam ainda um total de 3.887 ocorrências registadas, o que representa uma diminuição de 3,9% face ao ano letivo anterior.
O DJ e produtor português Mizzy Miles vai atuar esta sexta-feira, dia 12 de setembro, no palco da Liberdade, no âmbito do Festival Viana Bate Forte, um dos maiores eventos culturais do Alto Minho.
Em setembro, a plataforma Mamãs Sem Dúvidas, criada pela BebéVida, vai realizar sessões virtuais gratuitas destinadas a grávidas e famílias que queiram esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre as diferentes fases da maternidade.
Enquanto grande parte do país se prepara para uma subida significativa das temperaturas no fim de semana, o Minho deverá escapar ao calor mais intenso, mantendo-se com valores mais moderados e céu nublado, especialmente nas zonas costeiras.
A contagem decrescente já começou para mais um dos momentos altos do Festival Viana Bate Forte, que promete encher a cidade de música, energia e emoção. No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 23h00, a banda Todagente sobe ao Palco da Erva (Praça da Erva) para um concerto com entrada totalmente livre.
A tauromaquia volta a marcar presença nas Feiras Novas de Ponte de Lima, com uma corrida de touros agendada para domingo, 14 de setembro, às 18h00, no Picadeiro Grande da Expolima. O espetáculo integra o programa oficial das Feiras Novas que acontecem este ano entre 10 e 15 de setembro.
O Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo realizou, na primeira semana de setembro, várias operações direcionadas para o combate à criminalidade, fiscalização rodoviária, proteção ambiental e ações de proximidade junto da população.