A comunidade ucraniana em Portugal vai assinalar este domingo, 24 de agosto, o Dia da Independência da Ucrânia com concentrações em várias cidades do país, incluindo Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Fátima, Viseu e Funchal.
Sob o lema “Apoie a Ucrânia, lute como um ucraniano”, o objetivo é celebrar a separação da antiga União Soviética, em 1991, mas também recordar que o país continua em guerra desde a invasão russa em fevereiro de 2022.
O presidente da Associação dos Ucranianos em Portugal, Pavlo Sadokha, afirma que a comunidade está “cansada da guerra, mas não disponível para ceder território”. As concentrações servem ainda para agradecer o apoio da sociedade e do Governo português.
Portugal acolhe cerca de 100 mil ucranianos, mais de metade com estatuto de refugiado. As comemorações repetem-se por todo o mundo, com destaque para uma manifestação junto à Casa Branca, nos Estados Unidos.
O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.
O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.
Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.
Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.