Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com este novo modelo, a cidade vê a sua rede urbana de transportes praticamente duplicada, passando dos atuais 142 para 293 quilómetros. Também a variante escolar será reforçada, aumentando de 98 para 129 quilómetros. No total, a rede urbana e escolar contará com 422 quilómetros, face aos 240 km atuais.
O regulamento, aprovado em reunião extraordinária da Câmara Municipal no dia 12 de agosto e pela Assembleia Municipal a 18 de agosto, define as regras de funcionamento do novo serviço de transporte rodoviário de passageiros por autocarro. O documento inclui ainda o mapa detalhado com as 16 linhas e respetivas paragens, disponível no Diário da República.
Segundo o preâmbulo do regulamento, o município tem vindo a “acionar os mecanismos necessários para a implementação de um Sistema de Transportes Urbanos”, com o objetivo de promover a mobilidade, conforto e acessibilidade da população, ao mesmo tempo que contribui para o desenvolvimento sustentável e uma reorganização mais eficiente do tráfego e estacionamento na cidade.
Entre os principais objetivos da nova rede urbana estão:
A ampliação da cobertura da rede a novas zonas do concelho;
Ajuste dos horários às necessidades reais da população;
Otimização de itinerários e tempos de percurso;
Reorganização das paragens, em função da procura;
Adoção de soluções mais eficientes, com os mesmos recursos operacionais.
“O principal desígnio continua a ser proporcionar um serviço público de transporte em condições de conforto e segurança, com tempos de espera e de viagem compatíveis com as expectativas e necessidades dos vianenses”, refere ainda o documento.
Com a implementação do TuViana, a autarquia pretende dar um passo decisivo na modernização da mobilidade urbana, reforçando o papel do transporte público como motor de inclusão social e desenvolvimento económico da região.
Foi publicado esta quarta-feira, dia 27 de agosto, em Diário da República, o Regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município de Viana do Castelo, que oficializa o lançamento do TuViana, o novo sistema de transportes urbanos da cidade, com entrada em funcionamento marcada para o próximo dia 23 de setembro.
Com o regresso às aulas, a campanha nacional “Olhe pelas Suas Costas” volta a alertar para os perigos do transporte excessivo de peso nas mochilas escolares, um problema que afeta cada vez mais crianças e jovens em idade escolar.
O Município de Viana do Castelo vai promover, no próximo dia 26 de setembro, o workshop “(Sobre)viver na Selva – Luto e perdas”, uma ação formativa dirigida a profissionais que intervêm em contextos de luto e perda.
O Largo de Santa Rita, em Gondomil, Valença, recebe nos dias 30 e 31 de agosto o Festival Gastronómico Sabores do Anho, iniciativa que celebra a tradição culinária do Minho, com destaque para o emblemático anho no forno com arroz pingado, prato típico da região servido em alguidar de barro e preparado nos tradicionais fornos a lenha.
No próximo dia 4 de setembro, o Município de Ponte de Lima, através do Museu dos Terceiros, convida a comunidade a participar na Rota dos Azulejos, uma iniciativa cultural inserida no programa comemorativo dos 900 anos da atribuição do Foral à vila.
O Dia Internacional das Lesões da Coluna Vertebral celebra-se, desde 2016, a 5 de setembro, por iniciativa da International Spinal Cord Society (ISCoS). Todos os anos, este dia serve de mote para refletir sobre um tema central relacionado com estas lesões.
A freguesia de Areosa, em Viana do Castelo, volta a cumprir a tradição com a realização das Festas em Honra de São Mamede, entre os dias 29 e 31 de agosto, com uma programação que combina a componente religiosa com animação musical, cultura popular e gastronomia regional.