Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, disponibilizou no seu site oficial os horários, percursos e paragens do novo sistema, permitindo aos utilizadores prepararem-se com antecedência para a entrada em vigor das novas rotas.
De acordo com o regulamento do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Município, o TuViana irá aumentar a extensão total da rede de 240 para 422 quilómetros, destacando-se o crescimento da cobertura urbana de 142 para 293 quilómetros. Já a variante escolar será reforçada, passando de 98 para 129 quilómetros.
A nova rede será composta por 16 linhas, definidas com o objetivo de melhorar a ligação entre zonas periféricas, bairros residenciais, centros escolares e pontos de interesse da cidade.
A consulta dos horários e percursos está disponível no site oficial da autarquia, através do endereço:
🔗 www.cm-viana-castelo.pt/…/transportes/tuviana
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir quatro milhões de euros na modernização das redes de abastecimento de água e saneamento, num plano a executar nos próximos dois anos.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) vai coordenar um projeto nacional que pretende preservar e valorizar as variedades regionais de macieiras, reforçando o papel da instituição na investigação agroalimentar.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) apresentou ao Governo e aos partidos políticos 12 medidas para o Orçamento do Estado de 2026, com foco na proteção dos animais, da saúde pública e do ambiente. Entre as principais propostas destacam-se a criação de uma carreira especial para médicos veterinários na administração pública e a redução do IVA em serviços a animais de companhia.
As 27 equipas de Sapadores Florestais do distrito de Viana do Castelo vão receber, esta segunda-feira, 135 motorroçadoras entregues pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).