A Câmara Municipal de Viana do Castelo, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, no âmbito do Programa Formação + Próxima, vai promover um novo módulo, entre 7 e 28 de novembro, dedicado ao “Turismo Industrial - desafios no território”.
Esta ação de capacitação acontece integrada na 3ª Edição do Plano de Capacitação para o Setor do Turismo de Viana do Castelo – Selo “Destino de Qualidade” e visa dar a conhecer aos formandos os conceitos base no âmbito do Turismo Industrial: Indústria Viva e Património Industrial.
Pretende incentivar o dinamismo pessoal e profissional direcionado para o desenho e reposicionamento de projetos de Turismo Industrial, estruturar e conceber conteúdos específicos para diferentes suportes de comunicação para promoção de projetos de Turismo industrial no concelho de Viana do Castelo.
Esta formação tem como destinatários as entidades gestoras de recursos de Turismo Industrial e profissionais do setor turístico; empresas de animação turística ou agências de viagens e turismo; empresários e colaboradores dos setores da indústria
ligados ao turismo industrial. As inscrições estão já a decorrer, sendo que esta é uma formação certificada de participação gratuita.
“Turismo Industrial: desafios no território” é uma formação de 15 horas, que acontece nos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro. A ação irá decorrer em Viana do Castelo, nas instalações da Entidade Regional Porto e Norte de Portugal. A terceira sessão da ação de formação consistirá numa visita a estabelecimentos representativos de boas práticas.
Link para inscrição: https://bit.ly/TIDT_VC
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.