Logo
Regional

Turismo Industrial em Alvarães poderá ser “gerador de microeconomia” local

17 Abril, 2023 | 17:33
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, o Vice-Presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte, Inácio Ribeiro, e o Presidente da Junta de Alvarães, Fernando Martins, assinaram o acordo de colaboração no quadro da dinamização do Turismo Industrial em Portugal que irá permitir a Alvarães integrar a sua rota da Cerâmica na Rede Nacional de Turismo Industrial.

Assim, a história do fabrico de materiais cerâmicos na freguesia, que remonta ao século XVI, e os seus Fornos de Telheiros que se inserem na Rota da Cerâmica de Alvarães, são agora parte da rede nacional do Turismo Industrial através do acordo que o Presidente da autarquia considerou ser “apenas um primeiro passo” e que permitirá à freguesia ser pioneira a nível nacional uma vez que integra um percurso interpretativo. 

O percurso interpretativo tem uma extensão de 15,6 quilómetros e passa por 13 pontos de interesse industrial, cultural e ambiental. Segundo a proposta de adesão da Rota de Alvarães ao Turismo Industrial “a indústria cerâmica esteve sempre presente no quotidiano da freguesia, tendo-se consolidado como um importante centro industrial”. O “caminho de ferro, existente desde 1875, teve uma função muito importante nesse sentido, assim como a rede de estradas, fatores que contribuíram para a fixação de fábricas como a Jerónimo Pereira Campos, em 1921, e a Cerâmica Rosas, em 1950”. A Cerâmica Rosas, que transformava o barro vermelho extraído das inúmeras jazidas argilosas de Alvarães em tijolos e telhas comercializados para todo o país, é um dos 13 pontos de interesse da Rota da Cerâmica.

O forno telheiro de Alvarães, ainda em funcionamento e que serviu de palco para a cerimónia de assinatura do documento, foi construído na primeira metade do século XX e está classificado pelo Instituto Português de Arqueologia. Na sessão, o autarca salientou a importância das parcerias e o seu “trabalho distintivo de colaboração no turismo”.

“A partir de agora, temos um grande desafio: continuar a diferenciar e a ser um elemento diferenciador para projetar o território e a nossa identidade e transformar as visitas turísticas num elemento de atração deste território, sendo, assim, geradores de microeconomia ao serviço do turismo”, evidenciou o autarca, destacando o trabalho efetuado pela Junta de Freguesia na pesquisa e preservação da sua identidade.

Aliás, no seu discurso, Fernando Martins, Presidente da Junta, sublinhou o trabalho dos alvaranenses e demonstrou o seu “orgulho” de ver as telhas dos antepassados a tornar-se “em riqueza” para o turismo. Já o vice-presidente da ETPN, Inácio Rodrigues, lembrou que cerca de metade das rotas do Turismo Industrial estão no Norte e que a assinatura de hoje vai “engrandecer este produto turístico”. Para Inácio Rodrigues, “Viana do Castelo tem grandes bandeiras e esta é uma delas” já que “o que o turista procura é, sobretudo, a autenticidade”.

Refira-se que o Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionem aos visitantes experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural.   Assim, o turismo industrial permite diferenciar a oferta turística de determinados territórios, incluindo aqueles de interior, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência. O Turismo Industrial é uma das apostas da Estratégia Turismo 2027, com o intuito de «reforçar a coesão territorial, a diversificação da oferta, o reforço da sua atratividade ao longo do ano e a valorização das atividades económicas e do património industrial do país».

A Rede Portuguesa do Turismo Industrial integra atualmente mais de 200 recursos, distribuídos por todo o território nacional e por setores que vão do agroalimentar à moda e têxtil, cerâmica e vidro, ourivesaria, extrativa, transportes. No Norte, são mais de 80 propostas para descobrir o turismo industrial, integrando o navio Gil Eannes e, a partir de agora, o Fabrico secular de telha, na freguesia de Alvarães, que remonta ao século XVI, e que dá origem à Rota da Cerâmica que, a partir de sábado, passa a integrar esta rede nacional do Turismo Industrial.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 25 Dezembro, 2025

Jovem de Viana do Castelo que lançou apelo nas redes sociais morre no Dia de Natal

Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.

Regional 25 Dezembro, 2025

Luís Nobre participa no “Bananeiro” e serve moscatel a vianenses na véspera de Natal

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Presépio

Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.

Regional 25 Dezembro, 2025

Viana do Castelo assinala 25 anos do encalhe do navio Coral Bulker

Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.

Internacional 25 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Meias na chaminé

Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.

Internacional 24 Dezembro, 2025

Feliz Natal

A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".

Internacional 24 Dezembro, 2025

Tradições de Natal: Missa do Galo

Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.