Os Trovante vão juntar-se para dois concertos, "únicos e irrepetíveis", em março do próximo ano, em Lisboa e no Porto, anunciou a promotora Sons em Trânsito.
“O desafio é ambicioso e estimulante, como todos os que foram lançados ao longo do rico percurso dos Trovante: viver tudo numa noite, mote elevado a partir de um verso de ‘Memórias de Um Beijo’, uma das muitas canções do grupo que entraram sem demora nas antologias. Em boa verdade, serão duas as noites — a de 21 de Março de 2026, na MEO Arena lisboeta, e a de 28 de Março de 2026, no Super Bock portuense”, lê-se num comunicado divulgado.
A banda, fundada em 1976, terminou em 1990, ano de que data o último álbum de originais, “Um Destes Dias”, mas voltou a reunir-se algumas vezes depois. Uma das mais recentes foi no festival O Sol da Caparica, em 2017.
De acordo com a Sons em Trânsito, “para Luís Represas, João Gil, Manuel Faria, Artur Costa, Fernando Júdice, António José Martins, José Salgueiro e João Nuno Represas, todos eles donos de percursos sólidos e notórios, a solo ou noutros projetos, trata-se de um natural — e desejado — reativar de uma proposta conjunta e singular que deixou sempre saudades, nem que fossem do futuro”.
Os Trovante são responsáveis por temas como “Namoro II”, “125 azul”, “Perdidamente”, “Timor”, “Saudade”, “Balada das sete saias” e “Fizeram os dias assim”.
A história do grupo está contada no livro “Trovante – Por Detrás do Palco”, assinado por Manuel Faria e editado em 2003.
Os bilhetes para os espetáculos de março de 2026 já estão à venda e os preços variam entre os 25 e os 80 euros.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.
O espetáculo Circo Mágico de Natal, previsto para o próximo dia 20 de dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, foi cancelado por motivos de força maior, anunciou a organização, Cardinali Live Entertainment.
A Câmara Municipal de Caminha aprovou por unanimidade uma recomendação ao Governo para a instalação de uma estação salva-vidas no concelho, na sequência dos recentes naufrágios em Moledo e ao largo de Aveiro que afetaram a comunidade piscatória local.