Os Trovante vão juntar-se para dois concertos, "únicos e irrepetíveis", em março do próximo ano, em Lisboa e no Porto, anunciou a promotora Sons em Trânsito.
“O desafio é ambicioso e estimulante, como todos os que foram lançados ao longo do rico percurso dos Trovante: viver tudo numa noite, mote elevado a partir de um verso de ‘Memórias de Um Beijo’, uma das muitas canções do grupo que entraram sem demora nas antologias. Em boa verdade, serão duas as noites — a de 21 de Março de 2026, na MEO Arena lisboeta, e a de 28 de Março de 2026, no Super Bock portuense”, lê-se num comunicado divulgado.
A banda, fundada em 1976, terminou em 1990, ano de que data o último álbum de originais, “Um Destes Dias”, mas voltou a reunir-se algumas vezes depois. Uma das mais recentes foi no festival O Sol da Caparica, em 2017.
De acordo com a Sons em Trânsito, “para Luís Represas, João Gil, Manuel Faria, Artur Costa, Fernando Júdice, António José Martins, José Salgueiro e João Nuno Represas, todos eles donos de percursos sólidos e notórios, a solo ou noutros projetos, trata-se de um natural — e desejado — reativar de uma proposta conjunta e singular que deixou sempre saudades, nem que fossem do futuro”.
Os Trovante são responsáveis por temas como “Namoro II”, “125 azul”, “Perdidamente”, “Timor”, “Saudade”, “Balada das sete saias” e “Fizeram os dias assim”.
A história do grupo está contada no livro “Trovante – Por Detrás do Palco”, assinado por Manuel Faria e editado em 2003.
Os bilhetes para os espetáculos de março de 2026 já estão à venda e os preços variam entre os 25 e os 80 euros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.