Logo
Regional

Troféu do Festival Internacional de Jardins é assinado por estudantes do Politécnico de Viana do Castelo

9 Junho, 2025 | 14:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Ana Sofia David e Íris Lucena, estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, foram as autoras do projeto vencedor que dará origem ao troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas.

O trabalho, desenvolvido em contexto académico, mas com aplicação concreta, é um exemplo do compromisso da instituição com uma formação prática e uma ligação estreita ao território e às instituições da região.

O projeto chama-se “Raízes do Tempo” e foi selecionado como o troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, cuja edição deste ano está já em curso.

Desenvolvido por Ana Sofia David e Íris Lucena, alunas do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o troféu foi distinguido entre onze propostas apresentadas pelos estudantes do curso, no âmbito de uma parceria com o Município de Ponte de Lima.

“Raízes do Tempo” é uma homenagem ao tempo, à natureza e à identidade do território. Inspirado na simbólica árvore de plátano, presente na icónica avenida junto ao rio Lima, a peça representa, segundo Íris Lucena, “a ligação entre a natureza e a memória do lugar”. O troféu evoca o ciclo da vida, utilizando materiais como o aço, a madeira de carvalho e metais como alumínio, prata e latão, numa composição que reflete sustentabilidade, simbolismo e expressão artística.

“A árvore é uma força invisível que sustenta o futuro. Representa aquilo que plantamos hoje e que perdura no tempo”, acrescenta a estudante formada em Arquitetura Urbanística, no Brasil, e que encontrou na ESTG-IPVC o curso para prosseguir os seus estudos e a ambição de uma formação especializada. Todo o processo foi realizado manualmente pelas estudantes, com uma abordagem artesanal e atenta ao detalhe. “Foi muito enriquecedor poder ver as nossas ideias ganharem forma. Ficámos muito felizes por este reconhecimento”, afirma Ana Sofia David, natural de Ourém-Fátima, licenciada em Design do Produto pela ESTG-IPVC e agora a frequentar o primeiro ano do mestrado em design Integrado, na mesma Escola.

Orientadas pelos docentes Ana Curralo e Pedro Faria, as estudantes destacam o papel diferenciador do curso que estão a frequentar, porque lhes possibilita uma forte articulação com entidades externas. Ana Sofia David reforça, por isso, a importância da colaboração com o território. “Foi muito gratificante sermos selecionadas. Este projeto validou o nosso trabalho e a nossa dedicação. Durante a formação, temos contacto com desafios reais e isso é uma das grandes mais-valias do mestrado em Design Integrado. Desenvolvemos competências com aplicação imediata e criamos ligações com entidades externas”, revela.

Ambas são trabalhadoras-estudantes e veem nesta experiência um marco pessoal e profissional. “Este desafio foi especial. Quando nos apresentaram o briefing, os nossos olhos brilharam. Trabalhar com simbolismos, com materiais com os quais nos identificamos e ver o nosso projeto escolhido foi, sem dúvida, um momento marcante”, remata Íris Lucena.

A docente Ana Curralo e o professor Pedro Faria destacam este género de projetos como elementos fulcrais na complementaridade formativa dos alunos. “O Politécnico de Viana do Castelo reforça desta forma o seu compromisso com uma formação ancorada na prática, na colaboração institucional e na valorização dos estudantes como agentes criativos e transformadores da comunidade.”

O projeto “Raízes do Tempo” será entregue em novembro aos vencedores dos festivais, após votação do público.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 15 Junho, 2025

Operação “Verão Seguro 2025” da GNR na estrada até 15 de setembro

AGNR tem em curso, até dia 15 de setembro, a Operação Verão Seguro 2025 através de patrulhamento geral, de apoio e fiscalização nos locais de veraneio, nos principais eixos rodoviários e fronteiras.

Nacional 15 Junho, 2025

Época balnear arrancou em 127 praias do Norte

A época balnear arrancou, no sábado, em 127 praias do Norte, com a bandeira azul presente em 84 praias: 75 em zonas costeiras e nove praias fluviais, com seis saídas do galardão a assinalar relativamente a 2024.

Nacional 14 Junho, 2025

Festa dos 30 anos do Lidl que vai percorrer Portugal arranca em Viana do Castelo

Este verão, o Lidl Village percorre Portugal de norte a sul, oferecendo uma experiência inovadora e muito divertida para clientes, famílias, colaboradores e comunidades locais.

Regional 14 Junho, 2025

Exército começa a patrulhar monte de Santa Luzia em Viana do Castelo

Os militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim começam este domingo a patrulhar e vigiar a Serra de Santa Luzia, numa ação de prevenção de incêndios florestais que se prolonga até 30 de setembro.

Regional 14 Junho, 2025

Ponte de Lima inaugura Estátua de D. Afonso Henriques

O Município de Ponte de Lima, no âmbito das Comemorações dos 900 Anos da Carta de Foral a Ponte de Lima, inaugurou a Estátua de D. Afonso Henriques, na Expolima.

Regional 14 Junho, 2025

Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens a descobrir e documentar o Caminho de Santiago

O Politécnico de Viana do Castelo desafia jovens dos 18 aos 29 anos a integrarem o PEGADAS, um programa inovador que junta formação e experiência no terreno, com expedições reais ao longo do Caminho de Santiago. Trata-se de uma iniciativa que aposta neste percurso milenar como espaço de capacitação profissional e desenvolvimento de competências.

Regional 14 Junho, 2025

Polícia Marítima realiza ação de fiscalização em Caminha

Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima de Caminha, em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e com a Guarda Nacional Republicana (GNR), realizaram uma ação de fiscalização conjunta dirigida à atividade marítimo-turística em Caminha, da qual resultaram mais de 50 infrações, três das quais levaram à cessação temporária da atividade de três operadores.