Ana Sofia David e Íris Lucena, estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, foram as autoras do projeto vencedor que dará origem ao troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas.
O trabalho, desenvolvido em contexto académico, mas com aplicação concreta, é um exemplo do compromisso da instituição com uma formação prática e uma ligação estreita ao território e às instituições da região.
O projeto chama-se “Raízes do Tempo” e foi selecionado como o troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, cuja edição deste ano está já em curso.
Desenvolvido por Ana Sofia David e Íris Lucena, alunas do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o troféu foi distinguido entre onze propostas apresentadas pelos estudantes do curso, no âmbito de uma parceria com o Município de Ponte de Lima.
“Raízes do Tempo” é uma homenagem ao tempo, à natureza e à identidade do território. Inspirado na simbólica árvore de plátano, presente na icónica avenida junto ao rio Lima, a peça representa, segundo Íris Lucena, “a ligação entre a natureza e a memória do lugar”. O troféu evoca o ciclo da vida, utilizando materiais como o aço, a madeira de carvalho e metais como alumínio, prata e latão, numa composição que reflete sustentabilidade, simbolismo e expressão artística.
“A árvore é uma força invisível que sustenta o futuro. Representa aquilo que plantamos hoje e que perdura no tempo”, acrescenta a estudante formada em Arquitetura Urbanística, no Brasil, e que encontrou na ESTG-IPVC o curso para prosseguir os seus estudos e a ambição de uma formação especializada. Todo o processo foi realizado manualmente pelas estudantes, com uma abordagem artesanal e atenta ao detalhe. “Foi muito enriquecedor poder ver as nossas ideias ganharem forma. Ficámos muito felizes por este reconhecimento”, afirma Ana Sofia David, natural de Ourém-Fátima, licenciada em Design do Produto pela ESTG-IPVC e agora a frequentar o primeiro ano do mestrado em design Integrado, na mesma Escola.
Orientadas pelos docentes Ana Curralo e Pedro Faria, as estudantes destacam o papel diferenciador do curso que estão a frequentar, porque lhes possibilita uma forte articulação com entidades externas. Ana Sofia David reforça, por isso, a importância da colaboração com o território. “Foi muito gratificante sermos selecionadas. Este projeto validou o nosso trabalho e a nossa dedicação. Durante a formação, temos contacto com desafios reais e isso é uma das grandes mais-valias do mestrado em Design Integrado. Desenvolvemos competências com aplicação imediata e criamos ligações com entidades externas”, revela.
Ambas são trabalhadoras-estudantes e veem nesta experiência um marco pessoal e profissional. “Este desafio foi especial. Quando nos apresentaram o briefing, os nossos olhos brilharam. Trabalhar com simbolismos, com materiais com os quais nos identificamos e ver o nosso projeto escolhido foi, sem dúvida, um momento marcante”, remata Íris Lucena.
A docente Ana Curralo e o professor Pedro Faria destacam este género de projetos como elementos fulcrais na complementaridade formativa dos alunos. “O Politécnico de Viana do Castelo reforça desta forma o seu compromisso com uma formação ancorada na prática, na colaboração institucional e na valorização dos estudantes como agentes criativos e transformadores da comunidade.”
O projeto “Raízes do Tempo” será entregue em novembro aos vencedores dos festivais, após votação do público.
O grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, celebra em 2025 os seus 15 anos de carreira com uma digressão nacional que percorre várias regiões do país. A Tour “15 Anos” marca um momento simbólico na história da banda e reúne os maiores êxitos do seu percurso, num espetáculo que alia tradição, irreverência e uma forte ligação ao público.
No próximo dia 27 de setembro, Viana do Castelo acolhe um workshop de cerâmica dedicado ao tema do oceano, onde os participantes poderão criar criaturas marinhas em barro, inspiradas na biodiversidade dos mares.
A construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo deverá começar dentro de duas semanas, após o Tribunal de Contas ter dado parecer favorável à empreitada. A confirmação foi anunciada pela Câmara Municipal, que recebeu o visto positivo para o projeto.
O Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) vai reforçar a sua presença em Portugal com a abertura de um novo polo em Vila Nova de Cerveira. Esta iniciativa visa apoiar as empresas da região com serviços especializados nas áreas de Testing, Inspection and Certification (TIC), contribuindo para a modernização tecnológica e competitividade do setor produtivo local.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de inovação ao participar numa visita de estudo a Linz, na Áustria, cidade reconhecida pela UNESCO como Cidade das Artes dos Media. A deslocação foi promovida no âmbito do projeto Viana STARTS, que aposta na interligação entre arte, ciência e tecnologia como motor de desenvolvimento local.
O Centro de Estudos Regionais (CER) de Viana do Castelo acaba de abrir as inscrições para o ano letivo 2025-2026 da sua Academia Sénior, um projeto destinado a maiores de 50 anos que promove a formação ao longo da vida, bem como atividades culturais e de convívio.
A voz inconfundível de Rita Guerra vai ecoar no coração de Viana do Castelo esta sexta-feira, 12 de setembro, pelas 22h30, no emblemático Palco da República (Praça da República). O espetáculo integra a programação do Festival Viana Bate Forte, uma iniciativa cultural de entrada livre que promete voltar a encher as ruas da cidade com música, animação e talento nacional.