Ana Sofia David e Íris Lucena, estudantes do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, foram as autoras do projeto vencedor que dará origem ao troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas.
O trabalho, desenvolvido em contexto académico, mas com aplicação concreta, é um exemplo do compromisso da instituição com uma formação prática e uma ligação estreita ao território e às instituições da região.
O projeto chama-se “Raízes do Tempo” e foi selecionado como o troféu oficial da 20.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima e da 10.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, cuja edição deste ano está já em curso.
Desenvolvido por Ana Sofia David e Íris Lucena, alunas do curso de mestrado em Design Integrado da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC), o troféu foi distinguido entre onze propostas apresentadas pelos estudantes do curso, no âmbito de uma parceria com o Município de Ponte de Lima.
“Raízes do Tempo” é uma homenagem ao tempo, à natureza e à identidade do território. Inspirado na simbólica árvore de plátano, presente na icónica avenida junto ao rio Lima, a peça representa, segundo Íris Lucena, “a ligação entre a natureza e a memória do lugar”. O troféu evoca o ciclo da vida, utilizando materiais como o aço, a madeira de carvalho e metais como alumínio, prata e latão, numa composição que reflete sustentabilidade, simbolismo e expressão artística.
“A árvore é uma força invisível que sustenta o futuro. Representa aquilo que plantamos hoje e que perdura no tempo”, acrescenta a estudante formada em Arquitetura Urbanística, no Brasil, e que encontrou na ESTG-IPVC o curso para prosseguir os seus estudos e a ambição de uma formação especializada. Todo o processo foi realizado manualmente pelas estudantes, com uma abordagem artesanal e atenta ao detalhe. “Foi muito enriquecedor poder ver as nossas ideias ganharem forma. Ficámos muito felizes por este reconhecimento”, afirma Ana Sofia David, natural de Ourém-Fátima, licenciada em Design do Produto pela ESTG-IPVC e agora a frequentar o primeiro ano do mestrado em design Integrado, na mesma Escola.
Orientadas pelos docentes Ana Curralo e Pedro Faria, as estudantes destacam o papel diferenciador do curso que estão a frequentar, porque lhes possibilita uma forte articulação com entidades externas. Ana Sofia David reforça, por isso, a importância da colaboração com o território. “Foi muito gratificante sermos selecionadas. Este projeto validou o nosso trabalho e a nossa dedicação. Durante a formação, temos contacto com desafios reais e isso é uma das grandes mais-valias do mestrado em Design Integrado. Desenvolvemos competências com aplicação imediata e criamos ligações com entidades externas”, revela.
Ambas são trabalhadoras-estudantes e veem nesta experiência um marco pessoal e profissional. “Este desafio foi especial. Quando nos apresentaram o briefing, os nossos olhos brilharam. Trabalhar com simbolismos, com materiais com os quais nos identificamos e ver o nosso projeto escolhido foi, sem dúvida, um momento marcante”, remata Íris Lucena.
A docente Ana Curralo e o professor Pedro Faria destacam este género de projetos como elementos fulcrais na complementaridade formativa dos alunos. “O Politécnico de Viana do Castelo reforça desta forma o seu compromisso com uma formação ancorada na prática, na colaboração institucional e na valorização dos estudantes como agentes criativos e transformadores da comunidade.”
O projeto “Raízes do Tempo” será entregue em novembro aos vencedores dos festivais, após votação do público.

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.
A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.
O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.
O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.
O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.
A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.
A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.