O Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com o Clube Celtas do Minho, vai promover uma caminhada pelo trilho do cervo, no dia 26 de março. No total, serão 10 quilómetros para apreciar as "mais belas" paisagens de Cerveira e aprofundar algumas histórias e factos relacionados com os monumentos do concelho. O Castelo Dão Dinis, o Forte de Lovelhe, a Atalaia, as Escadinhas, a Encarnação, as Gravuras e o Espírito Santo serão alguns dos pontos de passagem.
A iniciativa insere-se no Cerveira Saudável 2023 que arranca entre março e novembro, com um total de 12 iniciativas. A programação, lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende “consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico para todas as idades e fortalecer a vertente de conhecimento histórico de vários pontos de interesse do concelho e/ou degustação de produtos saudáveis”.
No caso da primeira atividade, pelo trilho do cervo, o ponto de encontro será a Praça do Município, pelas 9h00. A participação é gratuita, mas carece de inscrição online, aqui.
Da programação do Cerveira Saudável 2023 constam ainda mais dois trilhos pedestres que promovem a visita por algumas freguesias do concelho e a respetiva visita guiada aos monumentos, nomeadamente o Trilho do Fonte da Carranca, de Gondarém, que proporciona a visita a moinhos e a um itinerário do Caminho de Santiago. E, o Trilho das Levadas, de Sopo, com passagem pelas Levadas e pela Torre do Relógio.
A realização do caminho até Santiago de Compostela, em nove etapas, com transporte do ponto de partida e o respetivo regresso, é outra atividade desta edição 2023. Estão ainda agendadas duas iniciativas a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma caminhada e a venda de dorsais da corrida para a vida com o principal objetivo de angariação de verbas para a entidade. Dentro das atividades haverá ainda um passeio BTT ibérico, terminando, em novembro, com uma prova gastronómica.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.