O Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com o Clube Celtas do Minho, vai promover uma caminhada pelo trilho do cervo, no dia 26 de março. No total, serão 10 quilómetros para apreciar as "mais belas" paisagens de Cerveira e aprofundar algumas histórias e factos relacionados com os monumentos do concelho. O Castelo Dão Dinis, o Forte de Lovelhe, a Atalaia, as Escadinhas, a Encarnação, as Gravuras e o Espírito Santo serão alguns dos pontos de passagem.
A iniciativa insere-se no Cerveira Saudável 2023 que arranca entre março e novembro, com um total de 12 iniciativas. A programação, lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende “consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico para todas as idades e fortalecer a vertente de conhecimento histórico de vários pontos de interesse do concelho e/ou degustação de produtos saudáveis”.
No caso da primeira atividade, pelo trilho do cervo, o ponto de encontro será a Praça do Município, pelas 9h00. A participação é gratuita, mas carece de inscrição online, aqui.
Da programação do Cerveira Saudável 2023 constam ainda mais dois trilhos pedestres que promovem a visita por algumas freguesias do concelho e a respetiva visita guiada aos monumentos, nomeadamente o Trilho do Fonte da Carranca, de Gondarém, que proporciona a visita a moinhos e a um itinerário do Caminho de Santiago. E, o Trilho das Levadas, de Sopo, com passagem pelas Levadas e pela Torre do Relógio.
A realização do caminho até Santiago de Compostela, em nove etapas, com transporte do ponto de partida e o respetivo regresso, é outra atividade desta edição 2023. Estão ainda agendadas duas iniciativas a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma caminhada e a venda de dorsais da corrida para a vida com o principal objetivo de angariação de verbas para a entidade. Dentro das atividades haverá ainda um passeio BTT ibérico, terminando, em novembro, com uma prova gastronómica.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo (BMVC) vai transformar as manhãs de dezembro num momento especial dedicado à imaginação, com a iniciativa “Advento de Histórias – Uma História por Dia”, dirigida a crianças até aos 12 anos.
O Santa Luzia Futebol Clube, emblema de Viana do Castelo e referência nacional no futsal feminino, vai marcar presença nas comemorações do Centenário do Sport Clube Maria da Fonte, associando-se ao programa oficial através da realização de um encontro de futsal feminino.