O Município de Vila Nova de Cerveira, em parceria com o Clube Celtas do Minho, vai promover uma caminhada pelo trilho do cervo, no dia 26 de março. No total, serão 10 quilómetros para apreciar as "mais belas" paisagens de Cerveira e aprofundar algumas histórias e factos relacionados com os monumentos do concelho. O Castelo Dão Dinis, o Forte de Lovelhe, a Atalaia, as Escadinhas, a Encarnação, as Gravuras e o Espírito Santo serão alguns dos pontos de passagem.
A iniciativa insere-se no Cerveira Saudável 2023 que arranca entre março e novembro, com um total de 12 iniciativas. A programação, lançada pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira pretende “consolidar a promoção de sessões monitorizadas de exercício físico para todas as idades e fortalecer a vertente de conhecimento histórico de vários pontos de interesse do concelho e/ou degustação de produtos saudáveis”.
No caso da primeira atividade, pelo trilho do cervo, o ponto de encontro será a Praça do Município, pelas 9h00. A participação é gratuita, mas carece de inscrição online, aqui.
Da programação do Cerveira Saudável 2023 constam ainda mais dois trilhos pedestres que promovem a visita por algumas freguesias do concelho e a respetiva visita guiada aos monumentos, nomeadamente o Trilho do Fonte da Carranca, de Gondarém, que proporciona a visita a moinhos e a um itinerário do Caminho de Santiago. E, o Trilho das Levadas, de Sopo, com passagem pelas Levadas e pela Torre do Relógio.
A realização do caminho até Santiago de Compostela, em nove etapas, com transporte do ponto de partida e o respetivo regresso, é outra atividade desta edição 2023. Estão ainda agendadas duas iniciativas a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma caminhada e a venda de dorsais da corrida para a vida com o principal objetivo de angariação de verbas para a entidade. Dentro das atividades haverá ainda um passeio BTT ibérico, terminando, em novembro, com uma prova gastronómica.
O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a destacar-se no panorama internacional ao conquistar a vitória na prova de Madison dos 6 Dias de Roterdão, uma das competições mais emblemáticas e exigentes do ciclismo de pista. O atleta de Santa Marta de Portuzelo, Viana do Castelo, fez dupla com o neerlandês Yoeri Havik, atleta da casa, numa parceria que se revelou dominante ao longo de toda a prova.
A Câmara Municipal de Valença vai realizar no próximo sábado, 13 de dezembro, a partir das 9h30, o retiro micológico “Entre Fungos e Monges”, na Quinta do Mosteiro de Sanfins.
A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público, no valor de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa. O projeto, financiado pelo PRR, terá um prazo de execução de 180 dias.
O Politécnico de Viana do Castelo marcou presença esta semana em Veneza, Itália, no primeiro workshop europeu dedicado à criação de orientações para novos graus conjuntos transnacionais. O encontro reuniu mais de 500 participantes, entre presenciais e online, e deu início a um ciclo de trabalho que se prolongará até 2028, envolvendo 73 alianças universitárias em toda a Europa.
A Câmara de Viana do Castelo lançou um concurso público de 324.740 euros para serviços de arqueologia durante a construção do novo mercado municipal e a requalificação da sua envolvente. O prazo de execução do contrato é de 150 dias, e a entrega de propostas termina a 2 de janeiro de 2016.
Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.