Logo
Regional

Tribunal declara ineficaz licença de instalação de linha alta tensão no Alto Minho

7 Setembro, 2024 | 10:25
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Braga declarou ineficaz a licença emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia à Rede Elétrica Nacional (REN) para a instalação da linha de Alta Tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

Em causa está a “linha Dupla Ponte de Lima – Fontefría, Troço Português, a 400 kV”, que em julho de 2023 recebeu parecer favorável condicionado no RECAPE – Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução, de acordo com os documentos disponíveis no ‘site’ da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A linha abrange os concelhos de Vila Verde, no distrito de Braga, e Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

No despacho, datado de 03 de setembro, o juiz do TAF de Braga declara “ineficaz o ato correspondente à Licença de Estabelecimento emitida a favor da REN referente à instalação da Linha Área Dupla, a 400kv, entre a subestação de Ponte de Lima e Fontefria, Troço Português, a 400kv com uma extensão total de 65.800 metros e 168 apoios”.

Esta decisão diz respeito à segunda providência cautelar interposta pelas câmaras de Monção (PSD), Ponte de Lima (CDS), Ponte da Barca (PSD), Arcos de Valdevez (PSD) e Melgaço (PS), no distrito de Viana do Castelo, na qual solicitaram a declaração de ineficácia da licença de estabelecimento emitida a favor da REN para aquela linha,

Na contestação, a REN tinha defendido a “especial urgência” da linha, nomeadamente para uma “redução e convergência de preços” no mercado ibérico.

“Qualquer diferimento da execução do projeto de construção e implementação da Linha, ou de qualquer um dos seus troços, será gravemente prejudicial para o interesse público, por razões que se prendem, nomeadamente, com […] o aumento do preço da energia: a construção desta Linha permite aumentar a importação e exportação de eletricidade de e para Espanha, contribuindo para uma redução e convergência de preços no mercado do MIBEL [Mercado Ibérico de Eletricidade]”, argumentou a elétrica nacional.

O juiz considerou que, “apesar de demonstrado o relevo da infraestrutura do ponto de vista do interesse público”, na contestação da REN “não são invocadas razões concretas e sólidas para demonstrar a necessidade de prosseguir com a execução do ato, nomeadamente pelo início de construção da linha, já que todos os objetivos visados pela mesma continuam a ser possíveis, não existindo referência a datas concretas como limite para a conclusão dos trabalhos, à perda de financiamentos, etc…”.

“Não duvida o Tribunal, portanto, do relevo da infraestrutura. Mas demonstrando o relevo da infraestrutura em causa, nenhuma destas razões serve para explicar em que medida o diferimento da sua execução é, por si só, gravemente prejudicial para o interesse público. Em que medida, por exemplo, o atraso na execução em três ou seis meses seria gravemente prejudicial ao interesse público — na verdade, sempre existiria a possibilidade de executar a obra e obter os benefícios esperados com a mesma”, lê-se no despacho.

No documento, o tribunal refere que, “bem vistos os termos da resolução, nela se assume (ponto 6) que o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) demorou, por si, cerca de três anos, desenvolvendo-se entre julho de 2019 e junho de 2022, culminando com a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada”.

E acrescenta que “somente em 20/04/2023 teve início o procedimento de verificação da conformidade ambiental, e que culminou com a emissão da Decisão sobre a Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) em 04/07/2023”.

“Ao todo, até à DCAPE, decorreram cerca de quatro anos. Cumpriria, por isso, não apenas justificar o relevo e a importância da infraestrutura, mas sobretudo porque é indispensável o início imediato da sua execução, sem ser possível aguardar alguns meses pela decisão do Tribunal — quando se aguardou quatro anos pela decisão administrativa”, lê-se no despacho.

O tribunal adianta que, “em bom rigor, a resolução fundamentada nem esclarece de forma cabal se em Espanha já existem as condições para realizar a ligação logo que a infraestrutura se encontre executada”.

O tribunal lembra que a licença para a instalação da linha de “teve a duração de quase quatro anos, pelo que mal se compreende que, face à demora da fase administrativa, seja agora a espera pela decisão cautelar a causar prejuízo grave ao interesse público”.

O juiz refere-se à primeira providência cautelar interposta pelos municípios e que se encontra atualmente no Supremo Tribunal Administrativo, na qual é requerida a suspensão da eficácia da DCAPE.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 16 Setembro, 2024

IPMA prevê agravamento do perigo de fogos rurais até quarta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê até quarta-feira um agravamento significativo do perigo de incêndio rural no continente, devido a condições meteorológicas adversas, como vento forte e temperaturas elevadas.

Regional 16 Setembro, 2024

Prazo para propostas do mercado de Viana do Castelo prorrogado para outubro

O prazo para apresentação de propostas no concurso público internacional para a construção do novo mercado de Viana do Castelo foi adiado pela segunda vez, para 23 de outubro, segundo o anúncio de hoje no Diário da República.

Política 16 Setembro, 2024

Acácio Pires é o novo líder da Iniciativa Liberal de Ponte de Lima

Acácio Pires é o novo Coordenador do Núcleo Territorial de Ponte de Lima da Iniciativa Liberal, eleito no plenário eletivo realizado no sábado, 14 de setembro de 2024, na Sede da Junta de Freguesia da Correlhã.

Desporto 16 Setembro, 2024

Portugal é Campeão Europeu de Futebol de Praia

A Seleção Nacional de Futebol de Praia sagrou-se, este domingo, campeã europeia, ao bater a Itália, por 5-1, no jogo decisivo da Superfinal da Liga Europeia. Bê Martins (2), André Lourenço, Jordan Santos e Rúben Brilhante apontaram os golos com que a Equipa das Quinas bateu a congénere transalpina.

Desporto 16 Setembro, 2024

Portugal começa defesa do título Mundial de futsal frente ao Panamá

A seleção portuguesa começa hoje a defender o título no Mundial de futsal frente ao Panamá, numa primeira jornada do Grupo E que inicia a caminhada rumo à tentativa de obter uma quarta fase final de sucesso consecutiva.

Regional 16 Setembro, 2024

Associação de Futebol de Viana do Castelo repudia atos ocorridos no final do jogo entre Monção e Piães.

A Direção da Associação de Futebol de Viana do Castelo lamenta os acontecimentos ocorridos no jogo realizado no domingo, entre o Desportivo de Monção e o Vitorino de Piães da 2ª jornada do Campeonato Distrital da 1ª Divisão. "O Futebol deve ser um espetáculo, onde impere sempre o fair play, a ética e a integridade", esclarece a AFVC em comunicado.

Regional 16 Setembro, 2024

Câmara de Viana do Castelo entrega carrinha ao Centro Social Paroquial de Afife

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pela Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, entregou no domingo uma viatura seminova para reforçar o Serviço de Apoio Domiciliário (S.A.D.) do Centro Social Paroquial de Afife.