Logo
Regional

Tribunal dá razão a municípios do Alto Minho contra linha de alta tensão

18 Outubro, 2024 | 9:55
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Supremo Tribunal Administrativo aceitou o recurso de municípios do Alto Minho e remeteu para a primeira instância a avaliação da providência cautelar por eles apresentada contra a linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

“Acordam […] em conceder provimento ao recurso, em revogar o acórdão recorrido e em determinar a baixa dos autos ao tribunal de primeira instância para o seu normal prosseguimento, se nada mais obstar”, refere o documento.

Nesta ação, que começou no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga (TAFB), os municípios de Monção, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Melgaço interpuseram um “processo cautelar para a suspensão de eficácia” da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável ao projeto de construção da linha de alta tensão.

As autarquias pretendiam ainda “a intimação do Ministério do Ambiente para se abster de autorizar ou licenciar tal projeto”.

Para o STA, o recurso dos municípios justifica-se por “estarem em causa potenciais prejuízos para valores fundamentais da sociedade, sejam eles a saúde, o ambiente ou o património arquitetónico”.

O STA considera ainda que o “ato que possibilita a construção de uma linha de muita alta tensão é suscetível de criar uma situação de facto consumado e de causar prejuízos irreparáveis ou de difícil reparação”.

No acórdão datado de 26 de setembro, o STA lembra que, em junho de 2023, o TAFB proferiu despacho em que “dispensou a produção de prova testemunhal” e proferiu sentença em que “julgou improcedente a providência cautelar” apresentada pelas câmaras municipais.

O Tribunal Central Administrativo do Norte manteve a sentença da primeira instância.

Neste processo está em causa está a “linha Dupla Ponte de Lima – Fontefría, Troço Português, a 400 kV”, que em julho de 2023 recebeu parecer favorável condicionado no RECAPE – Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução e, em fevereiro de 2024, obteve a Decisão de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (DCAPE) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Os autarcas interpuseram entretanto uma outra providência cautelar no TAFB para suspender a eficácia do RECAPE.

Num despacho de 03 de setembro, o TAFB de Braga declarou ineficaz a licença emitida pela Direção-Geral de Energia e Geologia à Rede Elétrica Nacional (REN) para a instalação da linha de Alta Tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

A 06 de setembro, a Rede Elétrica Nacional (REN) disse à Lusa que vai respeitar a decisão do TAFB.

O juiz considerou que, “apesar de demonstrado o relevo da infraestrutura do ponto de vista do interesse público”, na contestação da REN “não são invocadas razões concretas e sólidas para demonstrar a necessidade de prosseguir com a execução do ato, nomeadamente pelo início de construção da linha, já que todos os objetivos visados pela mesma continuam a ser possíveis […]”.

De acordo com o projeto apresentado, a linha abrange os concelhos de Vila Verde, no distrito de Braga, e Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monção e Melgaço, no distrito de Viana do Castelo.

 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 18 Outubro, 2024

História genealógica de mais de 100 mil pessoas de Caminha disponível ‘online’

A Câmara de Caminha disponibiliza, a partir de hoje, uma plataforma digital com o repositório genealógico do concelho, resultado de uma investigação de quase 10 anos com dados sobre as origens familiares de “mais de 100 mil pessoas”.

Regional 18 Outubro, 2024

Tribunal dá razão a municípios do Alto Minho contra linha de alta tensão

O Supremo Tribunal Administrativo aceitou o recurso de municípios do Alto Minho e remeteu para a primeira instância a avaliação da providência cautelar por eles apresentada contra a linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza).

Nacional 18 Outubro, 2024

PSP detém 3 suspeitos de furto, viciação e desmantelamento de carros em 6 distritos

Três homens foram detidos no âmbito de uma operação policial por suspeitas da prática de crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis, revelou a PSP em comunicado.

Nacional 17 Outubro, 2024

Está grávida? Descubra como incluir a atividade física na sua rotina diária

A "Mamãs Sem Dúvidas" organiza no próximo sábado, dia 19 de outubro, entre as 10h30 e as 11h15, mais uma edição do evento online "Barrigas Ativas".

Regional 17 Outubro, 2024

Politécnico de Viana do Castelo promove turismo associado à pesca e património marítimo

O Politécnico de Viana do Castelo destacou-se como a instituição com mais candidaturas no âmbito do FISATUR, um projeto europeu focado no turismo sustentável ligado à pesca e ao património marítimo da região atlântica.

Música 17 Outubro, 2024

GNR voltam a Paredes de Coura

A 'Pronúncia do Norte', traduzida em inúmeras canções emblemáticas da moderna música portuguesa das últimas décadas, sobe ao palco do Centro Cultural de Paredes de Coura esta sexta-feira, 18 de outubro, pelas 21h30, com a banda de Rui Reininho, Jorge Romão e Toli Machado.

Nacional 17 Outubro, 2024

Polícia Marítima já pode utililizar bodycams

Os elementos da Polícia Marítima podem utilizar, a partir desta quinta-feira, 'bodycams', tornando-se o primeiro órgão de polícia criminal em Portugal a usar este instrumento, foi publicado em Diário da República.