A operação Páscoa 2023 da GNR registou entre quinta-feira e sábado um total de 3.650 contraordenações rodoviárias, mais de metade por excesso de velocidade, e 668 acidentes, dos quais resultaram 13 mortos e 23 feridos graves.
Segundo os dados provisórios relativos à fiscalização e patrulhamento intensivo dos últimos três dias, de 6 a 8 de abril, divulgados pela Guarda Nacional Republicana (GNR), morreram em média mais de quatro pessoas por dia em acidentes de viação.
No primeiro dia de fiscalização, a GNR registou duas vitimas mortais resultantes de colisões, um homem de 37 anos e outro de 71 anos, respetivamente em Vila Nova de Gaia e Portel.
Na sexta-feira, um despiste em Lousada causou três mortes, dois homens de 62 e 42 anos e uma mulher de 52 anos.
Sábado foi o dia mais negro da operação, com um total de oito mortos: duas colisões, em Murtosa e Moimenta da Beira, que foram fatais para mulher de 55 anos e um homem de 52, e quatro despistes, um em Paredes, que vitimou uma criança de 10 anos, um em Penafiel, que matou um homem de 53 anos, um em Ourém, que causou a morte a um homem de 37 anos, e um em Trofa que que resultou em três vítimas mortais, três homens entre os 40 e 50 anos.
Além dos acidentes, os Comandos Territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito da GNR fiscalizaram 18.584 condutores, dos quais 237 conduziam com excesso de álcool e, destes, 135 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
Foram ainda detidas 65 pessoas por conduzirem sem carta de condução.
Das 3.650 contraordenações rodoviárias registadas, 2.148 foram por excesso de velocidade, 300 por falta de inspeção periódica obrigatória, 104 por anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização, 117 por uso de telemóvel durante a condução, 205 por falta ou incorreta utilização de cintos de segurança ou sistemas de retenção e 112 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A GNR apela à condução “atenta, cautelosa e defensiva” e alerta que terá especial preocupação com os comportamentos de risco dos condutores, como manobras perigosas, condução sob efeito de álcool e substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, correta sinalização e execução de ultrapassagens, mudanças de direção e cedência de passagem, utilização indevida do telemóvel, bem como não utilização correta do cinto de segurança.
A Operação “Páscoa 2023” da GNR vai estender-se até dia 11 de abril.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.