Logo
Nacional

Três em cada 4 famílias portuguesas têm dificuldade em pagar as contas

20 Março, 2024 | 18:25
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Três em cada quatro famílias tiveram dificuldade em pagar as contas em 2023, segundo o barómetro anual Deco Proteste, que destaca a habitação como “fator-chave no aperto financeiro” e o Alentejo e Centro como as regiões com mais dificuldades.

Destinado a medir a capacidade de as famílias portuguesas pagarem as despesas do dia-a-dia em seis áreas – alimentação, educação, habitação, lazer, mobilidade e saúde – o barómetro inquiriu perto de 7.000 pessoas, tendo 75% admitido ter dificuldades para saldar as suas contas e encontrando-se 7% em “situação crítica”.

“A crise habitacional emerge como um dos principais fatores no aperto financeiro das famílias portuguesas, suprimindo qualquer alívio proporcionado pela descida da inflação”, destaca a Deco Proteste.

Apontando o aumento das taxas de juro como “uma das razões pelas quais quase 28% das famílias enfrentam dificuldades para pagar os seus empréstimos bancários”, a associação de defesa dos consumidores nota que “também o valor das rendas contribuiu para as dificuldades sentidas”, com 23% dos inquilinos a “lutar para cumprir o pagamento das rendas das suas habitações”.

Embora as despesas com mobilidade, saúde e alimentação tenham melhorado, o barómetro indica que a inflação “continua a afetar negativamente um número considerável de portugueses”: Cerca de um terço (31%) das famílias revela sentir “muito mais” dificuldades em pagar despesas essenciais, enquanto 4% afirmam que é uma “missão impossível” e apenas uma minoria (6%) não sentiu o impacto da subida dos preços dos bens.

As famílias monoparentais e numerosas, assim como aquelas em que um dos membros está desempregado destacam-se como as que apresentam mais dificuldades, sendo que, no caso das famílias monoparentais, os dados disponíveis referem que “são cerca de 75.000 as que em Portugal enfrentam uma situação de pobreza extrema”.

Numa análise por regiões, o Alentejo e Centro são apontadas como aquelas onde se vive com mais dificuldade, sendo Castelo Branco o distrito em pior situação e Bragança onde se vive “com maior desafogo”.

Tendo por base os resultados do inquérito, a associação conclui que “as perspetivas dos portugueses para os demais meses de 2024 não são otimistas” e prevê “um aumento das dificuldades financeiras no atual contexto de inflação e de incerteza sobre a evolução das taxas de juro do crédito à habitação”.

A alimentação (carne, peixe, vegetais e fruta, etc.), as contas da casa (gás, eletricidade e água, etc.) e a saúde são as despesas onde segundo a Deco Proteste, se esperam maiores aumentos.

Em 2023, no ‘ranking’ das 10 despesas que mais aumentaram surgiram a renda da casa (mais 11% face a 2022), restaurantes (+7%), empréstimo (+6%), férias grandes (+6%), livros e ‘streaming’ (+4%), educação superior (+4%), concertos, teatro, cinema, museus (+4%), atividades desportivas (+4%), saúde (+4%) e vegetais e fruta (+4%).

O inquérito da Deco Proteste foi realizado entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, tendo sido recolhidas 6.734 respostas válidas. De forma a refletirem a realidade do universo das famílias portuguesas, os dados foram ponderados por idade, género, região e habilitações literárias.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 26 Outubro, 2025

Vianense Rui Neto conduz Óquei de Barcelos à conquista da Taça Continental

O Óquei Clube de Barcelos conquistou este domingo, no seu pavilhão, a Taça Continental de hóquei em patins, ao derrotar o FC Porto por 4-3, numa final emocionante marcada pela reviravolta minhota e pela inspiração de uma equipa comandada por Rui Neto, treinador natural de Viana do Castelo.

Desporto 26 Outubro, 2025

Nevoeiro suspende jogo entre AD Camacha e SC Vianense

O encontro entre a AD Camacha e o SC Vianense, a contar para a 7.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, foi suspenso este domingo devido ao intenso nevoeiro que se abateu sobre o Complexo Desportivo da Camacha.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Courense isola-se na liderança da 1ª divisão distrital após triunfo em Valença

A sexta jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe emoção e muitos golos. O SC Courense saiu vencedor de um jogo eletrizante em Valença (3-4) e isolou-se na liderança do campeonato, somando agora 16 pontos.

Desporto 26 Outubro, 2025

AFVC: Lanhelas e Távora lideram 2ª divisão distrital

A 6ª jornada da 2ª Divisão da AF Viana do Castelo trouxe um domingo cheio de golos, confirmando o domínio de Lanhelas e Távora, que seguem na liderança da prova com 18 pontos cada, ainda invictos.

Desporto 26 Outubro, 2025

Despertador tocou ao intervalo e Santa Luzia consegue empata em Vila do Conde

O Santa Luzia FC empatou este domingo (2-2) frente ao GD Árvore, em jogo da 8.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão dos Desportos, em Vila do Conde. A equipa vianense esteve a perder por 2-0 ao intervalo, mas conseguiu reagir na segunda parte, com golos de Mariana Marques e Vivi.

Desporto 26 Outubro, 2025

Rui Costa e Noronha Lopes disputam presidência do Benfica em segunda volta

O Benfica vai a votos novamente. Rui Costa e João Noronha Lopes vão disputar a presidência do clube encarnado numa segunda volta, marcada para 8 de novembro, depois de nenhum dos candidatos ter alcançado a maioria absoluta nas eleições realizadas no sábado.

Regional 26 Outubro, 2025

Viana do Castelo acende as luzes de Natal a 8 de novembro

Viana do Castelo será uma das primeiras cidades portuguesas a dar início à época natalícia de 2025. A capital do Alto Minho acende as luzes de Natal no sábado, 8 de novembro, antecipando-se, mais uma vez, a Vigo, cidade galega conhecida pela grandiosidade da sua iluminação e que deverá inaugurar o seu espetáculo luminoso apenas no fim de semana de 15 e 16 de novembro.