As emissões não relacionadas com os escapes dos veículos, como as resultantes do desgaste dos travões, pneus e pavimento, são atualmente a principal fonte de poluição por partículas do transporte rodoviário, conclui um estudo.
As conclusões do estudo, com ênfase na ideia que a redução do uso do carro traria benefícios maiores do que a eletrificação da frota, foram apresentadas hoje na cimeira anual do Fórum Internacional dos Transportes, em Leipzig, Alemanha, por Yoann Le Petit, da “EIT Urban Mobility”, uma das entidades promotoras.
A poluição por partículas continua a ser uma das ameaças mais graves para a saúde ambiental na Europa. Em 2022, mais de 96% da população estava exposta a concentrações de PM2,5 (partículas com um diâmetro de 2,5 micrómetros ou menos) acima dos limites definidos pela Organização Mundial de Saúde.
Com as emissões de escape tradicionais a diminuir graças à eletrificação e à regulamentação, a atenção está agora a virar-se para este tipo de emissões de partículas, que em Londres, Milão e Barcelona, representam entre 68% e 88% das PM10 (diâmetro inferior a 10 micrómetros) provenientes dos transportes rodoviários e até 78% das PM2,5.
Além de prejudicarem a qualidade do ar, as partículas contaminam a água e o solo, suscitando preocupações quanto aos danos ecológicos a longo prazo e à acumulação de microplásticos.
O desgaste dos travões é atualmente a maior fonte de partículas nas zonas urbanas, com mais de 40% das partículas resultantes a serem transportadas pelo ar. O desgaste dos pneus também tem papel significativo e a maior parte dos resíduos acumula-se na poeira da estrada ou é arrastada para os ecossistemas circundantes.
As próximas normas europeias introduzirão, pela primeira vez, limites para as emissões de desgaste dos travões e dos pneus – com início em 2026 e 2028, respetivamente – mas aplicar-se-ão apenas a veículos novos
O estudo conclui que acelerar a adoção de componentes resistentes ao desgaste em todas as frotas permitiria obter benefícios significativos mais cedo. Mas adverte que qualquer transição deve ser acompanhada de uma avaliação sólida da toxicidade dos materiais.
O abandono da utilização do automóvel particular surge como a estratégia mais eficaz. Os modelos mostram que a substituição das viagens de automóvel por transportes públicos, deslocações a pé ou de bicicleta permite reduzir as emissões de partículas até cinco vezes mais do que a simples eletrificação da frota.
Os responsáveis pelo estudo apelam às autoridades locais para que considerem as partículas como uma importante fonte de poluição e respondam em conformidade. Tal significa expandir as zonas de baixas emissões, baixar os limites de velocidade para reduzir a travagem, ou penalizar os veículos de combustão mais pesados, como os SUV.
Os investimentos em transportes públicos e em infraestruturas para andar a pé e de bicicleta devem constituir a espinha dorsal dos esforços para reduzir a dependência do automóvel, concluem.
A “EIT Urban Mobility” foi fundada em 2019 por iniciativa do Instituto de Inovação e Tecnologia (EIT), um organismo da União Europeia. Tem como objetivo acelerar a transição para a mobilidade sustentável.
Além da “EIT Urban Mobility” o estudo foi patrocinado pelas organizações “Transport for London” e “Greater London Authority” e usou Londres como caso de estudo para investigar as intervenções técnicas e políticas para reduzir as emissões de partículas.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.